1 / 11

Motivação

Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair Joventino de Freitas Orientador: Prof. Antonio Eduardo Martinelli Co-orientador: Prof. Rubens Maribondo do Nascimento. Motivação.

valin
Download Presentation

Motivação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair Joventino de Freitas Orientador: Prof. Antonio Eduardo Martinelli Co-orientador: Prof. Rubens Maribondo do Nascimento

  2. Motivação ¤ Estima-se que no nordeste brasileiro, a reserva petrolífera existente possua cerca de 1,5 bilhões de barris de óleo viscoso cujo fator de recuperação pode ser aumentado por injeção de vapor. ¤ O método de injeção de vapor coloca a interface cimento/revestimento sob ciclagem térmica ¤ A perda de aderência associada à ciclagem térmica contribui com sérios riscos sócio-econômicos e ambientais.

  3. Motivação ¤ Formulação de novos materiais cimentantes que aumentem a aderência entre a bainha de cimento e o revestimento metálico e suportem ciclagens térmicas. ¤ Realização de um estudo de aderência e ciclagens térmicas que torne o desenvolvimento de novos materiais mais completo.

  4. Objetivos A meta principal deste trabalho é o estudo detalhado da aderência de compósitos cimentantes para poços de petróleo sobre revestimentos metálicos com aplicação de ciclagens térmicas simulando, assim, de forma adequada as diferentes condições de poço e recuperação de óleos pesados com injeção de vapor.

  5. Simulação do poço ¤A simulação do trecho do poço servirá para obtermos uma idéia mais próxima possível do real, onde seja possível observar as falhas e conseqüentemente tentar resolve-las através desse estudo.

  6. Principais Desafios ¤ Simular o trecho de um poço de petróleo de forma que se aproxime o máximo possível do real; ¤ Contribuir com os resultados para o desenvolvimento de novos materiais cimentantes; ¤ Aplicação dos novos materiais em condições de ciclagem térmica e análise de aderência.

  7. Metodologia A metodologia consiste em simular um poço cimentado, utilizando-se um tubo de PVC ou PRFV e como revestimento um tubo de aço. O tubo de PVC ou PRFV possui 150,00 mm e altura e 75,00 mm de diâmetro e o tubo de aço 170,00 mm de altura e 42,50 mm de diâmetro. 170 mm 150 mm

  8. Metodologia

  9. Resultados Esperados ¤Confirmar a relação entre os diferentes compósitos cimentantes utilizados e suas respectivas aderências com os tubos de aço submetidos a ciclagens térmicas.

  10. Benefícios Sociais e Econômicos ¤ Redução do custo direto e de queda de produção associado a cada operação de corretiva, que constitui sério impacto econômico para a empresa exploradora. Uma boa aderência mecânica entre cimento e revestimento pode diminuir a freqüência de operações de cimentação corretiva hoje verificadas, principalmente na região Nordeste, em poços sujeitos à injeção de vapor ¤ A boa aderência entre metal e cimento mantém a capacidade de isolamento das diferentes zonas atingidas pelo poço, diminui a produção de vapor, água e óleo pelo anular, contribuindo significativamente com a segurança do poço e reduzindo o risco de impactos ambientais.

  11. Agradecimentos

More Related