150 likes | 287 Views
IMPORTÂNCIA DA BOVINOCULTURA DE CORTE NA REGIÃO SUL DO RS Cássio C. Brauner Médico Veterinário PPGZ - FAEM - UFPel. Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2002. Fonte: Confederação da agricultura e pecuária do Brasil (CNA Brasil).
E N D
IMPORTÂNCIA DA BOVINOCULTURA DE CORTE NA REGIÃO SUL DO RS Cássio C. Brauner Médico Veterinário PPGZ - FAEM - UFPel
Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2002 Fonte: Confederação da agricultura e pecuária do Brasil (CNA Brasil)
O Brasil é hoje o terceiro maior exportador de carne bovina do mundo. • O faturamento com exportação é de 1.500 milhões de dólares por ano, ficando atrás dos Estados Unidos (3.000 milhões dólares/ano) e da Austrália (2.800 milhões de dólares/ano). • Em 2003 foram exportadas 160.762 toneladas de carne industrializada. • Os principais compradores de carne industrializada são o Reino Unido (34%), Estados Unidos (31%), Itália (3%), Canadá (3%) e Caribe (4%) entre outros. • Os principais compradores de carne “in natura” são a Europa (21%) , Chile (15%), Rússia (13%) e Oriente Médio(Arábia Saudita, Israel e Irã – total de 16%). MAPA (2004)
RIO GRANDE DO SUL 16.000.000 ha
SITUAÇÃO GAÚCHA Ganho bruto = R$ 40/ha/ano R$ 130,00/ha/ano Fonte: EMATER/RS; EMBRAPA; SENAR (2003)
CADEIA PRODUTIVA CRIA TERMINAÇÃO RECRIA Para o desenvolvimento da pecuária de corte é mais vantajoso elevar a taxa de natalidade anual, do que reduzir a idade de abate ou de primeiro acasalamento (GRAWUNDER e MIELITZ NETTO, 1979)
EXPLORAÇÃO CRIA
EXPLORAÇÃO RECRIA
EXPLORAÇÃO TERMINAÇÃO
GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO Gerenciamento é determinar e dirigir o rumo do negócio na direção dos objetivos propostos Makeham & Malcolm “The Farming Game” Gestão não é saber, é FAZER ACONTECER Revista EXAME
OBRIGADO cassiocb@brturbo.com.br
SEGURANÇA LIQUIDEZ RENTABILIDADE
- O Brasil apresenta perspectivas favoráveis para o incremento das exportações nos próximos anos. • - Uma das grandes vantagens do produtor brasileiro é a oportunidade de criar bovinos à pasto. O custo de produção é muito baixo, possivelmente o menor do mundo, conferindo alta competitividade a carne brasileira. • - A criação de ações de marketing e promoções, tais como: “Brazilian Beef”; Carne Angus; Marca Pampa entre outras, junto aos mercados consumidores contribui para o acréscimo das exportações. • - Criação em 2002 do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV), para rastrear bovinos e bubalinos destinados a exportação pelo Ministério da Agricultura também favorece as relações econômicas internacionais.
RAÇAS Predomínio de raças européias e suas cruzas no estado do RS Diferencial de mercado
MANEJO Nutricional Pastagem nativa como base da alimentação Sanitário Controle das principais doenças - Aftosa - Brucelose Reprodutivo