221 likes | 629 Views
Invertebrados. Biologia . Aula 03. O Reino Animal (Metazoa) por ser muito extenso, é subdividido em dois grandes grupos: os Vertebrados , que possuem vértebras, e os Invertebrados , que não as possuem.
E N D
Invertebrados Biologia . Aula 03 O Reino Animal (Metazoa) por ser muito extenso, é subdividido em dois grandes grupos: os Vertebrados, que possuem vértebras, e os Invertebrados, que não as possuem. Os invertebrados simbolizam o início da vida animal na terra; são os seres mais simples dentro do reino estudado. Os invertebrados englobam uma grande diversidade de animais que surgiram no mar há muitos milhões de anos, e evoluíram lentamente, dando origem a seres com características morfológicas progressivamente mais complexas, muito antes do aparecimento dos vertebrados. Invertebrados 1.1 Introdução
Os invertebrados, devido a sua grande diversidade, são subdivididos em oito filos distintos: Esponjas ou Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Moluscos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermas. • Os invertebrados são extremamente importantes para a harmonia da vida terrestre, portanto, são indispensáveis a todos os ecossistemas. • Estudaremos sua evolução; suas principais características morfológicas, fisiológicas; sua reprodução; sua respiração.
Características principais O grupo dos invertebrados inclui 97% de toda a espécie animal, exceto o dos vertebrados.- Formação multicelular (grupos diferentes de células compõem este organismo) • Ausência de parede celular (pois são formados por célula animal) • Com exceção das esponjas, possuem tecidos como resultado de sua organização celular - São Heterótrofos: necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).
Durante a era Paleozóica, a vida evoluiu dos invertebrados primitivos e das plantas. (Fonte: www.drm.rj.gov.br/admin_fotos/figura103.jpg)
Procariontes – Moneras Evolução a partir dos Protistas Reinos multicelulares Eucariontes Fungi Metphyta Animalia
Três das mais importantes hipóteses para origem dos metazoários a partir de ancestrais unicelulares: 1-Que os metazoários surgiram a partir de uma forma sincicial (com vários núcleos), ciliada na qual os limites celulares desenvolveram-se posteriormente. (www.objetivo.br)
2- Que surgiram de uma forma flagelada colonial na qual as células se tornaram gradualmente mais especializadas e independentes: (www.objetivo.br)
3- que os metazoários teriam sido derivados independentes de mais de um grupo de organismos unicelulares. (www.objetivo.br)
Árvore filogenética dos metazoários A árvore filogenética é uma forma bem visual de representar as relações evolutivas entre os reinos e filos metazoários. Nela, os números indicam o ponto de origem de novas estrutura orgânicas que direcionaram o processo evolutivo.
0 - DNA e RNA. 1 - Complexo de Golgi, vacúolos contráteis e movimento amebóide. 2 - Flagelos e cílios. 3 - Colagens, espongina, diferenciação celular de organismos multicelulares. 4 - neurônios e células musculares. 5 - simetria biradial. 6 - bilateralidade, sistema excretor e mesoderme. 7 - sistema sangüíneo vascular. 8 - celoma e metamerismo. 9 - clivagem radial. (paginas.terra.com.br/educacao/sariego/organi5.jpg)
PORÍFEROS (www.bioloja.com/info)
CELENTERADOS (www.bioloja.com/info)
PLATELMINTOS (www.bioloja.com/info)
NEMATELMINTOS (www.bioloja.com/info)
ANELÍDEOS (www.bioloja.com/info)
MOLUSCOS (www.bioloja.com/info)
ARTRÓPODES (www.bioloja.com/info)
EQUINODERMAS (www.bioloja.com/info)