160 likes | 246 Views
«Oportunidades para PMEs no âmbito do 7º Programa-Quadro - Investigar hoje para o mercado de amanhã» PROJECTO INNOTEX. AIMinho – Braga, 6 Dezembro 2007.
E N D
«Oportunidades para PMEs no âmbito do 7º Programa-Quadro - Investigar hoje para o mercado de amanhã» PROJECTO INNOTEX AIMinho – Braga, 6 Dezembro 2007
A ATP é uma associação sectorial, de âmbito nacional.→ Cerca de 700 empresas de toda a fileira têxtil e vestuário:Fiação (+/- 40); Tecelagem (+/- 150); Agentes Comerciais (+/-20); Têxteis-lar (+/- 50); Vestuário (+/- 300); Meias (+/- 50); Acabamentos (+/-30); Grossistas (+/- 80)
MISSÃO: Dar força às reivindicações e visibilidade aos interesses das empresas associadas. Defender as expectativas dos empresários, criando condições para um ambiente que valorize a competitividade e o desenvolvimento. Pressionar os órgãos de poder político e administrativo, libertando os estrangulamentos e constrangimentos à actividade e ao desenvolvimento das empresas. Prestar serviços úteis e personalizados, informando, aconselhando e orientando decisões. Garantir o futuro, acompanhando e estimulando a dinâmica de uma actividade, simultaneamente tradicional e moderna.
SERVIÇOS:DEPARTAMENTO JURÍDICOInformação, consultoria e investigação nas seguintes áreas:Contratação Colectiva; Direito Trabalho; Direito Fiscal; Direito Comercial; Direito Civil…DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAISRepresentação InternacionalDEPARTAMENTO DE APOIO TÉCNICOEstudos e informações sobre mercados; Estatísticas nacionais e internacionais; Informações comerciais; Sistemas de Incentivos; Feiras Têxteis e Moda; Ambiente; Qualidade; I&D; Energia; Formação Profissional; Licenciamento Industrial…DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVODEPARTAMENTO FINANCEIRODEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM
INNOTEX OBJECTIVO: Desenvolver um instrumento (tool box) com o objectivo de impulsionar a produtividade da indústria têxtil. Este projecto, inicialmente orientado para PME´s têxteis, europeias, com certificação ISO, visa estimular o processo de inovação contínua conduzindo a ganhos de produtividade e ao aumento da qualidade dos produtos têxteis. O INNOTEX é um projecto de pesquisa conjunta apoiado pelo Sexto Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Actividades de Pesquisa Horizontal envolvendo PME´s).
4 SUB-OBJECTIVOS:• Desenvolver e consolidar um instrumento genérico capaz de transformar informação técnica e complexa, em informação com qualidade e facilmente interpretável. • Desenvolver e testar software de auto-formação que permita aos quadros médios de PME´s prevenir (ou explicar) os defeitos de fabrico. • Desenvolver e testar um pacote de formação que permita aos quadros médios implementar projectos de melhoria contínua em PME´s utilizadoras das ferramentas IT. • Implementar uma organização ad-hoc – o Grupo Europeu de Competência – coordenado pela Euratex, como suporte para a implementação das ferramentas IT, bem como uma ligação à Plataforma Têxtil Europeia para posteriores pesquisas noutros processos têxteis.
4 PROCESSOS TÊXTEIS:Extrusão de fibras sintéticas e fiação;TinturariaAcabamentosProdução de tecidos técnicos (malhas)3 ANOS:1/9/2006 – 31/8/2009
ROTEIRO DOS TRABALHOS:WP0 – recolha de informação / conhecimento sobre os 4 processos têxteisWP1 – identificar caminhos para a melhoria da produtividade no sectorWP2 – desenvolver e validar internamente o software WP3 – desenvolver e validar internamente os módulos do software para o self-learningWP4 – actividades de formação para a melhoria contínua do processoWP5 – validação da formação + softwareWP6 – actividades de disseminaçãoWP7 – actividades de gestão do projecto
WP1 – Identificar Caminhos para a Melhoria da Produtividade no Sector Identificar rotas para a melhoria da produtividade com a ajuda dos centros de investigação – as rotas deverão ser actualizadas progressivamente pelas associações
WP4 – Actividades de Formação para a Melhoria Contínua do Processo Revisão das ferramentas existentes para melhoria de processos; Revisão e aprovação dos módulos do curso de formação.
WP6 – Actividades de Disseminação Definir a estrutura do Grupo Europeu de Competência (proposta: EURATEX detentora do software e do programa de formação – contratos com as associações para a distribuição dos ganhos futuros, nomeadamente com o licenciamento); Actividades definidas no plano de disseminação; Realização de seminários em PT.
PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES Desenvolver os trabalhos planeados; Acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos restantes parceiros; Participar activamente nas reuniões periódicas; Elaborar os relatórios de actividades e financeiros, periodicamente. ….
OBRIGADA ana.paula.dinis@atp.pt www.atp.pt