1 / 21

Projeto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas. Setor de Frutas Processadas

Projeto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas. Setor de Frutas Processadas. Encerramento PAIIPME. Setor de Frutas Processadas Construção de Ambiente para Diálogo Público Privado. Moacyr Saraiva Fernandes Brasília, 14 de julho de 2011. Ações Previstas e Realizadas. A) Objetivos do Projeto

Download Presentation

Projeto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas. Setor de Frutas Processadas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas. Setor de Frutas Processadas Encerramento PAIIPME Setor de Frutas Processadas Construção de Ambiente para Diálogo Público Privado Moacyr Saraiva Fernandes Brasília, 14 de julho de 2011

  2. Ações Previstas e Realizadas A) Objetivos do Projeto • Conhecer as diferenças entre o Brasil e União Européia para adequarmos os processos e produtos às exigências do mercado europeu. • Conhecer novas aplicações de tecnologias no setor de processamento de frutas e estado da arte das tecnologias emergentes. • Conhecer o trabalho desenvolvido por programas, instituições européias e centros de excelência adotados como referência para o Setor de FrutasProcessadas, em especial França e Espanha,. Isto possibilitará pela empresas brasileiras do setor, aumentar o aproveitamento de ofertas de novas tecnologias, novos sistemas de gestão pela qualidade e novos serviços. • Promover e apoiar a capacitação profissional de empresários, gerentes, especialistas, agentes de comércio exterior e técnicos de órgãos públicos.

  3. Ações Previstas e Realizadas B) Ações 1. ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DAS DIFERENÇAS ENTRE A LEGISLAÇÃO AGROINDUSTRIAL DAS FRUTAS DO BRASIL E A LEGISLAÇÃO EQUIVALENTE DA UNIÃO EUROPÉIA 1.1 METODOLOGIA E PERÍODO DE EXECUÇÃO: • Contratação de Perito no assunto (espanhol) para realização dos estudos com peritos do IBRAF. • Período de Execução: junho-julho de 2009.

  4. Ações Previstas e Realizadas 1.2 PRODUTOS FINAIS: • Relatórios das Assimetrias entre Legislação Brasileira e a Legislação da União Européia. • Realização de 3 Workshops para divulgação para empresas e órgãos reguladores no Brasil. - Belém (PA). - Campinas (SP). - Bento Gonçalves (RS). • Realização de uma Palestra na Fruit&Log em São Paulo (SP). • Estabelecer Parâmetros Técnico Legais para as PAIIPMEs ajustarem produtos e processos para comercializarem seus produtos na União Européia .

  5. Ações Previstas e Realizadas 2. DIAGNÓSTICO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS (EMERGENTES) DE PROCESSO, CONTROLE DE PROCESSOS, EMBALAGENS DO SETOR DE FRUTAS PROCESSADAS NA UE APLICÁVEIS À PME 2.1 METODOLOGIA E PERÍODO DE EXECUÇÃO: • Contratação de perito europeu (espanhol) para realização dos estudos com peritos do IBRAF e de Centros de Excelência (Embrapa Tecnologia de Alimentos e ITAL). • Período de Execução junho-julho de 2009.

  6. Ações Previstas e Realizadas 1.2 PRODUTOS FINAIS: • Relatório do estado de arte da tecnologia de processo e embalagens no Brasil e recomendação de processos inovadores. • Realização de Workshop para divulgação em São Paulo (SP). • Transferências dos processos tecnológicos recomendados para os centros de Excelências do Brasil e Empresas Interessadas. • Bases Tecnológicas e Centros de Pesquisa do Brasil capacitados para dar suporte as pequenas e médias empresas (PAIIPMEs). .

  7. Ações Previstas e Realizadas 3. VISITAS TÉCNICAS PARA TREINAMENTO, CAPACITAÇÃO E ABSORÇÃO DE CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES EUROPÉIAS, REFERENCIAS PARA O SETOR DE FRUTAS PROCESSADAS, NAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES 3.1 METODOLOGIA E PERÍODO DE EXECUÇÃO: • Visitas Técnicas à empresa e instituições de pesquisas e inovação na França e Espanha. • Período de execução: março -abril de 2010. .

  8. Ações Previstas e Realizadas 3.2 ORGANIZAÇÕES VISITADAS: • Centro Nacional de Tecnologia y Seguridad Alimentaria (San Adrian-Espanha). • Instituto de Agroquímica y Tecnologia de Alimentos - ATA (Valência-Espanha). • CIRAD - Organismo Público com Estatuto de Estabelecimento Público Industrial e Comercial (Montpellier-França). • Agrosup Dijon - Institut National Supérieur des Sciences Agronomiques de l’alimentation et de l’ environnement (Dijon-França). .

  9. Ações Previstas e Realizadas 3.3 COMPOSIÇÃO DA MISSÃO BRASILEIRA: • Trop Brasil - Alexandre Guimarães – CEO e membro do Conselho do IBRAF. • DEMARCHI - Sr. Hilário De Marchi - Diretor. • ITAL -Dra. Gisele Camargo – Diretora Técnica Adjunta e Pesquisadora. • EMBRAPA - Dr. Amauri Rosenthal – Pesquisador da Labex Europa. • Camila Barreto - Coordenadora de negócios internacionais, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco-Fiepe. .

  10. Ações Previstas e Realizadas 3.4 PRODUTOS FINAIS: • CNTA Linhas de pesquisa e inovação identificadas que poderão ser interessantes para o desenvolvimento de futuros projetos e parcerias: - Novos ingredientes e aditivos; - Novos processos; - Probóticos e frutas; - Moléculas bioativas de frutas brasileiras (funcionalidade, efeito antioxidante). .

  11. Ações Previstas e Realizadas • IATA Os seguintes interesses para parcerias foram identificados: - Bebidas Funcionais, componentes bioativos de frutas (estudo de funcionalidade e biodisponibilidade), inovação em processos de processamento de produtos de frutas. - Possibilidades de projetos junto ao Iberoeka, com apoio do IBRAF em assuntos como : polpas congeladas, aproveitamento de resíduos daindústria de frutas. - A visita permitiu a elaboração de uma Ata de reunião como registro inicial de intenções de futuros trabalhos entre o IATA e as instituições brasileiras representadas : EMBRAPA, ITAL, FIEPE, IBRAF, TROP FRUIT e De Marchi.

  12. Ações Previstas e Realizadas • CIRAD Trabalhar em cooperação com outros países com frutas e outros produtos da agricultura tropical não produzidos na França nas áreas de atuação: Ciência de Alimentos: - Estudos com: aroma de arroz, aroma de caju, metabólitos da banana – efeitos antifúngicos, polifenóis, carotenóides e folatos, amidos funcionais, sinergia de antioxidantes, carotenóides e polifenóis. - Desenvolveu nova metodologia de medir atividade antioxidante (que gerou uma nova patente), pois com o método comumente utilizado (ORAC) apresenta dificuldade e limitação. - Outros atividades: analise de ocratoxina (participação na união européia em rede para acreditação de laboratório);

  13. Ações Previstas e Realizadas Processamento de Alimentos: - Processamento de alimentos: novas tecnologias: alta freqüência, alta pressão, microondas, rastreabilidade por infra vermelho para café, metabólitos naturais para controle de micotoxinas (tomate e melão), marcadores moleculares. - Tecnologia de membranas: apresenta equipamentos pilotos para desenvolvimento de tecnologias para produtos específicos.Conservação de produtos frescos: fisiologia; sensorial e métodos não destrutivos de avaliação. .

  14. Ações Previstas e Realizadas • CENTRE EUROPÉEN DES SCIENCES DU GOÛT - INSTITUTO DE FORMAÇÃO E PESQUISA SOBRE PERCEPÇÕES SENSORIAIS E COMPORTAMENTOS ALIMENTARES • Poderemos quando for necessário fazermos articulações para os estudos de alto nível no campo da análise sensorial dos derivados defrutas. • INRA - INSTITUT NATIONAL DE LA RECHERCHE AGRONOMIQUE - Identificarmos oportunidades e possibilidades da utilização desta excelente estrutura do instituto para treinamento em técnicas/metodológicas sensoriais. - Testes sensoriais para novos produtos e sua aceitação na Europa, desde que o estudo traga alguma contribuição científica para a área. - Parcerias pela presença da Embrapa Labex Europa, junto a esta instituição deverá certamente facilitar parcerias futuras.

  15. Ações Previstas e Realizadas • UNIVERSIDADE DE BOURGOGNE E AGROSUP DI-JON Em particular dois grandes grupos de pesquisa atuam em áreas de interesse, o GPMA (Laboratório de Engenharia de Alimentos e de Processos Microbianos), que trabalha com pesquisas sobre efeito de diferentes tipos de tecnologias e processos sobre microrganismos e, portanto, na conservação de alimentos. O GPMA trabalha de forma bastante integrada com o Welience, considerando ser o Dr Gervais Diretor de ambos. O outro grupo que atua em alimentos é o grupo de moléculas ativas (EMMA), que atua em áreas de interesse como filmes biodegradáveis, embalagens ativas e encapsula-mento de moléculas bioativas, incluindo funcionais. Vários são os projetos de pesquisa em desenvolvimentos e potenciais, voltados para inovação, de interesse e relacionados ao setor de frutas, desenvolvidos por ambos os grupos. .... (continua)

  16. Ações Previstas e Realizadas Tais ações e perspectivas incluem encapsulamento de compostos bioativos, microbiologia preditiva associada à conservação e segurança microbiológica de produtos de frutas, migração de compostos tóxicos de embalagens, novas tecnologias de conservação de produtos defrutas, entre outras. • WELIENCE AGROALIMENTAR E BIOINDUSTRIAL (UNIDADE DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E CONHECIMENTO) A presença da Embrapa Labex Europa poderá viabilizar parcerias futuras junto a esta instituição

  17. Ações Previstas e Realizadas 4. DETALHAMENTO DA LEGISLAÇÃO EUROPÉIA E NORMAS VOLUNTÁRIAS NO ÂMBITO: TECNOLOGIA E SEGURANÇA ALIMENTAR 4.1 METODOLOGIA E PERÍODO DE EXECUÇÃO: • Contratação de perito da União Européia (Espanha). • Período de Execução: outubro de 2010.

  18. Ações Previstas e Realizadas 4.2 PRODUTOS FINAIS: • Workshops para Divulgação, realizado no ITAL (Campinas-Brasil). • Legislacion europea en el ambito de la Tecnolgia y Seguridad Alimentaria. • Legislação Européia: Propriedades nutriciolanes y saludables en alimentos. • “Legislacion Europea para novel food”.

  19. Ações Previstas e Realizadas C) Conclusões • O Projeto PAIIPME - ATI - POA2-040, atingiu todas as metas inicialmente propostas. • Contribuiu para o aumento do conhecimento da legislação agroalimentar européia no âmbito do Sistema Agroindustrial das Frutas. • Permitiu identificação de Possíveis Parcerias na França e Espanha para apoiar o desenvolvimento do Estado da Arte da agroindustrialização dasfrutas no Brasil. • Possibilitou a Centros de Pesquisa representativos do Brasil (Embrapa e ITAL) conhecer as demandas das PMEs para seu desenvolvimento e internacionalização dos produtos gerados. • Possibilitou o conhecimento de tecnologias emergentes para serem aperfeiçoadas pelos Centros de Pesquisa do Brasil e sua transferência ao setor de agroindustrialização das frutas.

  20. CONTATO Instituto Brasileiro de Frutas Av. Ipiranga, 952 – São Paulo -SP Fone/Fax: 11 3223-8766 ibraf@ibraf.org.br www.ibraf.org.br www.brazilianfruit.org.br

More Related