1 / 25

Profª. Fabiana Aparecida Gomes CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS

AVALIAR, REGISTRAR E REFLETIR AS PRÁTICAS DOCENTES E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Profª. Fabiana Aparecida Gomes CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS. DINÂMICA DO BARBANTE. QUEM É A CRIANÇA?.

wilson
Download Presentation

Profª. Fabiana Aparecida Gomes CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AVALIAR, REGISTRAR E REFLETIR AS PRÁTICAS DOCENTES E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Profª. Fabiana Aparecida Gomes CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS

  2. DINÂMICA DO BARBANTE

  3. QUEM É A CRIANÇA? Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

  4. E para quem trabalhamos?

  5. Para Crianças: Que passam por um complexo processo de desenvolvimento o qual temos que compreender para conseguirmos atingir nossos objetivos de adultos. E os objetivos são, na maioria das vezes, nossos e não das crianças.

  6. Então temos um grande desafio Que é o de compreender, conhecer e reconhecer a criança como um ser no mundo. Com natureza singular, que possui características como ser que sente e pensa o mundo de um jeito próprio.

  7. Para nos ajudar a teoria de Wallon Enfatiza a plasticidade do cérebro, propondo, assim, o estudo integrado do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos afetivos, motor e cognitivo. Para ele, o desenvolvimento da inteligência depende das experiências, ou seja, das interações oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz delas.

  8. Isso quer dizer que os aspectos físicos, as pessoas próximas, a linguagem, bem como os conhecimentos presentes na cultura contribuem efetivamente para formar o contexto do desenvolvimento infantil. Todas as crianças podem aprender, mas não sob qualquer condição. É preciso apoiá-las em suas práticas, na organização de pequenos grupos, na interação com os diferentes grupos por faixa etária e no manuseio de diferentes materiais, dentre outras coisas.

  9. Daí a importância do planejamento E este deve garantir experiências de interações e brincadeiras. O planejamento pedagógico na Educação Infantil precisa ser discutido e articulado aos sujeitos que estão inseridos nestes ambientes coletivos de educação, assim é imprescindível trazer para a sala de aula, através dos planejamentos, as manifestações que as crianças expressam no seu dia-a-dia, a partir de seus balbucios, choros, falas, gestos, desejos, hipóteses e conhecimentos prévios, estes são de suma relevância para um trabalho que respeite as culturas infantis. AHMAD, LailaAzizeSouto - UFSM

  10. Então chegamos ao ponto crucial Se o professor é compromissado com sua prática e planeja suas atividades pensando as especificidades de sua turma, pensando todos os alunos, e ao mesmo tempo cada um. Se ele é estudioso, demonstrando sua competência e interesse para resolver os problemas da rotina. Ele deve utilizar como instrumento diagnóstico a avaliação.

  11. Que tipo de avaliação o desenho representa?

  12. E este, representa que tipo de escola?

  13. E o que representa a avaliação na Educação Infantil? Ela representa a escuta sensível a observação atenta, ou seja, o acompanhamento do desenvolvimento da criança.

  14. A avaliação nesta perspectiva é formativa Visto que busca avaliar as competências adquiridas, sendo integradas, permitindo que diversos conteúdos sejam envolvidos em uma única avaliação. Tem característica mediadora e dialógica, onde o educador pode diagnosticar o raciocínio da criança e, dessa forma, acompanhar o processo cognitivo, organizando o conteúdo. Atuando como mediador, encorajador e reorganizador do saber. Referencial pedagógico de Palmas,p. 15

  15. E o que dizem as Diretrizes Nacionais sobre a avaliação? As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

  16. A observação crítica e criativa das atividades, • das brincadeiras e interações das crianças no • cotidiano; • Utilização de múltiplos registros realizados • por adultos e crianças (relatórios, fotografias, • desenhos, álbuns etc.); • A continuidade dos processos de aprendizagens • por meio da criação de estratégias adequadas • aos diferentes momentos de transição vividos • pela criança (transição casa/instituição de • Educação Infantil, transições no interior da • instituição, transição creche/pré-escola e • transição pré-escola/Ensino Fundamental);

  17. Documentação específica que permita às • famílias conhecer o trabalho da instituição • junto às crianças e os processos de • desenvolvimento e aprendizagem da criança • na Educação Infantil; • A não retenção das crianças na Educação • Infantil.

  18. Vamos visualizar alguns recursos para registro.

  19. DOCUMENTAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS. P O T I F Ó L I O

  20. FICHA DE AVALIAÇÃO DOCUMENTAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS.

  21. DOCUMENTAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS. RELATÓRIO DESCRITIVO SEMESTRAL

  22. Fotografia

  23. Desenho

  24. OBRIGADA! fabiana.supervisorapedagogica@gmail.com

More Related