1 / 25

A Lua e suas principais características

A Lua e suas principais características. Universidade Luterana do Brasil Curso de Física Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva. A Lua.

wood
Download Presentation

A Lua e suas principais características

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Lua e suas principais características Universidade Luterana do Brasil Curso de Física Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva

  2. A Lua • A Lua é o único satélite natural da Terra. Foi denominada, na antiguidade, de Luna, antiga cidade de Tucana (Itália) pelos romanos e Selene, irmã de Hélio e filha de Hipérione Téia pelos gregos. • É o astro mais brilhante do céu noturno. As fases da Lua correspondem aos diferentes aspectos com que esta se apresenta no céu ao longo das noites e dos “dias claros” de um mês. Isso não é devido à projeção da sombra da Terra na Lua, como alguns podem pensar. Mas sim, devido à visualização que temos da Lua conforme ela orbita em torno da Terra (posição relativa entre a Lua, Terra e Sol). • A fase da Lua é um fenômeno astronômico de observação simultânea para todo o globo terrestre (quando a Lua cheia é vista do Brasil, ela é também vista como tal em Portugal). Com certa regularidade, a Lua ora atravessa a sombra da Terra (eclipse da Lua), ora projeta sua sombra na superfície terrestre (eclipse do Sol).

  3. A Lua • Sua superfície é coberta por crateras de impacto, principalmente na face oposta à Terra. Observa-se, também, os mares (regiões escuras) e montanhas (regiões claras). Os mares são grandes regiões preenchidas por lava solidificada. Porém, não há indícios de atividade vulcânica atual. Como não possui atmosfera significativa, sua temperatura é basicamente regida pela radiação solar, com grandes diferenças entre o dia e a noite. • A Lua é um satélite relativamente particular dentro do sistema solar, pois possui um tamanho comparável ao da Terra. Sua massa é apenas 80 vezes menor que a da Terra. Como exemplo podemos citar, Ganímedes, um dos satélites de Júpiter: sua massa é 10.000 vezes menor que a do planeta. O tamanho da Lua é apenas 1/4 do da Terra. Assim, do ponto de vista físico, o conjunto Terra-Lua poderia ser definido como um sistema binário.

  4. A Lua Alguns dados da Terra e da Lua

  5. A Lua • Entre as possíveis teorias para explicar a formação lunar, existe a de formação conjunta com a Terra e posterior separação, captura, ou mesmo formação inicial em separado. • A teoria mais aceita atualmente diz que a Terra sofreu o impacto de um objeto de massa muito alta (como Marte, por exemplo) e nesse processo uma parte da Terra foi ejetada e formou a Lua.

  6. A Lua • Rotação da Lua:

  7. A Lua • À medida que a Lua orbita em torno da Terra, completando seu ciclo de fases, ela mantém sempre a mesma face voltada para a Terra. Isso indica que o seu período de translação é igual ao período de rotação em torno de seu próprio eixo. • Portanto, a Lua tem rotação sincronizada com a translação. É muito improvável que essa sincronização seja casual. Acredita-se que ela tenha acontecido como resultado das grandes forças de maré exercidas pela Terra na Lua no tempo em que a Lua era jovem e mais elástica. As deformações causadas na superfície da Lua pelas marés teriam freado a sua rotação até ela ficar com uma de suas faces sempre voltada para a Terra e, portanto, com período de rotação igual ao de translação. Essa perda de rotação teria em consequência provocado o afastamento maior entre Lua e Terra (para conservar o momentum angular). Atualmente a Lua continua afastando-se da Terra, a uma taxa de 4 cm/ano. • =>Note que como a Lua mantém a mesma face voltada para a Terra, um astronauta na Lua não vê a Terra nascer ou se pôr. Se ele está na face voltada para a Terra, a Terra estará sempre visível. Se ele estiver na face oculta da Lua, nunca verá a Terra.<=

  8. A Lua =>Vídeos 1 e 2<=

  9. Fases da Lua As quatro fases principais do ciclo são: Lua Nova: Lua e Sol, vistos da Terra, estão na mesma direção. A Lua nasce às 6h e se põe às 18h. A Lua Nova acontece quando a face visível da Lua não recebe luz do Sol, pois os dois astros estão na mesma direção. Nessa fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo e se pondo aproximadamente junto com o Sol. Durante os dias subsequentes, a Lua vai ficando cada vez mais a leste do Sol e, portanto, a face visível vai ficando crescentemente mais iluminada a partir da borda que aponta para o oeste, até que aproximadamente 1 semana depois temos o Quarto-Crescente, com 50% da face iluminada.

  10. Fases da Lua

  11. Fases da Lua As quatro fases principais do ciclo são: Lua Quarto-Crescente: Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90°. A Lua está a leste do Sol e, portanto, sua parte iluminada tem a convexidade para o oeste. A Lua nasceaproximadamente ao meio-dia e se põeà meia-noite. A Lua tem a forma de um semicírculo com a parte convexa voltada para o oeste. Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de aproximadamente 90°. Após esse dia, a fração iluminada da face visível continua a crescer pelo lado voltado para o oeste, até que atinge a fase Cheia.

  12. Fases da Lua

  13. Fases da Lua As quatro fases principais do ciclo são: Lua Cheia Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de 180°, ou 12h. A Lua nasce às 18h e se põe às 6h do dia seguinte. Na fase cheia 100% da face visível está iluminada. A Lua está no céu durante toda a noite, nasce quando o Sol se põe e se põe no nascer do Sol. Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de aproximadamente 180°, ou 12h. Nos dias subsequentes a porção da face iluminada passa a ficar cada vez menor à medida que a Lua fica cada vez mais a oeste do Sol; o disco lunar vai dia a dia perdendo um pedaço maior da sua borda voltada para o oeste. Aproximadamente 7 dias depois, a fração iluminada já se reduziu a 50%, e temos o Quarto-Minguante.

  14. Fases da Lua

  15. Fases da Lua As quatro fases principais do ciclo são: Lua Quarto-Minguante A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado voltado para o leste; a Lua nasce meia-noite e se põepor volta do meio-dia; A Lua está aproximadamente 90° a oeste do Sol, e tem a forma de um semicírculo com a convexidade apontando para o leste; A Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia. Nos dias subsequentes a Lua continua a minguar, até atingir o dia 0 do novo ciclo. =>O intervalo de tempo médio entre duas fases iguais consecutivas é de 29d 12h 44m 2.9 (aproximadamente 29,5 dias). Esse período é chamado mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.<=

  16. Fases da Lua

  17. Fases da Lua

  18. Fases da Lua => O intervalo de tempo médio entre duas fases iguais consecutivas é de 29d12h44m2.9s (aproximadamente 29,5 dias). Esse período é chamado mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.<= => Operíodo sideral da Lua, ou mês sideral é o tempo necessário para a Lua completar uma volta em torno da Terra, em relação a uma estrela. Sua duração média é de 27d7h43m11s, sendo portantoaproximadamente 2,25 dias mais curto do que o mês sinódico.

  19. Fases da Lua

  20. Fases da Lua

  21. Fases da Lua

  22. Eclipses • Linha dos nodos – linha de intersecção do plano da órbita da Terra em torno do Sol com o plano da órbita da Lua em torno da Terra.

  23. Eclipses

  24. Fases da Lua

  25. Eclipses

More Related