320 likes | 412 Views
ARTAME Gallery : ARTE SOLIDARIEDADE. ARTAME GALLERY: ART SOLIDARITE. Ano da França no Brasil 2009 Projeto chancelado AFB603. Realização:. Projeto ARTAME Gallery : ARTE SOLIDARIEDADE projeto chancelado no Ano da França no Brasil 2009.
E N D
ARTAME Gallery : ARTE SOLIDARIEDADE ARTAME GALLERY: ART SOLIDARITE Ano da França no Brasil 2009 Projeto chancelado AFB603 Realização:
Projeto ARTAME Gallery : ARTE SOLIDARIEDADEprojeto chancelado no Ano da França no Brasil 2009 « França.Br 2009 » Ano da França no Brasil (21 de abril a 15 de novembro) é organizada : na França :pelo Comissariado Geral Francês, Ministério das Relações Exteriores e Européias, Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturesfrance. no Brasil :pelo Comissariado Geral Brasileiro, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores. « França.Br 2009 » l’Année de la France au Brésil (21 avril - 15 novembre) est organisée : en France :par le Commissariat Général Français, le Ministère des Affaires Étrangères et Européennes, le Ministère de la Culture et de la Communication et Culturesfrance. au Brésil :par le Commissariat Général Brésilien, le Ministère de la Culture et le Ministère des Relations Extérieures.
Projeto ARTAME Gallery : ARTE SOLIDARIEDADEObjetivos Proporcionar reinserção social de pessoas enfraquecidas pelos transtornos psíquicos, melhorar a qualidade de vida, e ajudar a superação dos sofrimentos ocasionados. Incentivar valores tais como a igualdade de oportunidades, a soledariedade, a diversidade, e favorecer a desestigmação das pessoas sofrendo transtornos psíquicos. No contexto do « Ano da França no Brasil 2009», apresentar obras de 40 artistas do Artame Gallery, e dar a oportunidade para dez deles de promover seus trabalhos no Brasil com exposições e encontros com coletivos de artistas cariocas, permitindo assim tambem que um público alvo descobrisse os grupos de ajuda mútua (GEM). Além da participação no « Ano da França no Brasil 2009», proporcionar condições para a realização de intercâmbios culturais, incluindo acolhimento na França de artistas de arte visual brasileiros, e assim continuar construir uma rede de artistas parceiros no mundo.
Grupos de ajuda mútua (GEM) Artame Gallery um espaço de criação, de exposições e de “reliances” 37 rue Ramponeau, Paris 20 ème (Belleville)
ARTAME GALLERY é um grupo de ajuda mútua (Groupe d'entraide mutuelle - GEM) que tem desenvolvido um projeto original e único na França , sobre as atividades relacionadas à arte contemporânea. ARTAME GALLERY reune artistas das artes visuais e plásticos, caricaturistas, pintores, escultores, fotógrafos, designers, infografistas, ilustradores e videomakers, cujo processo de criação foi interrompido ou bloqueado pelos transtornos ocasionados por distúrbios psíquicos.
Benjamin ALONZO Edouard ANGELLA Nicole BAYLE Emmanuelle BINETOVICH Raphaëlle BOGAERT Jennifer BRUGET: Joël CRESPIN Didier CHENU Vincent CURLY CLO Guy DALLEVET Franck DEMONCHEAUX Danielle DENOUETTE José-Louis DERANSART Vanina DESANGES Emmanuelle GIRARD Chloé FRANCILLON Nicolas HILFIGER Eric JACQUOT Sylvie LANDER LM ELORE Jean-Yves LEFEVBRE Yannick LEIDER Jean Christophe MAILLARD Emmanuel MAROE Xavier PREVOST Josiane ROMERO Chantal ROUX Germaine RACCAH Martine RAIMBAULT Lucas RESPAUT Henri-Philippe ROQUETTE Nicolas SIMON Akira SIMO Diane STAVERIS Alain TOUZEAU Corinne ZEITOUN Artistas da ARTAME Gallery Artistas que possuem formação em estudos acadêmicos ou são autodidatas, apresentarão trabalhos que representam todas as correntes artísticas da arte contemporânea, com a participação de artistas solidários.
Um “GEM” • Não é uma estrutura de tratamento; • Não é substituto ao acompanhamento medical; • Não substitui a ajuda social. O GEM “ARTAME GALLERY” é • uma associação de artistas gerenciada pelos artistas; • um espaço de criação individual e coletiva aberto 7 dias /7, com horario noturno; • um lugar de encontro destinado a romper o isolamento; • umlugar de suporte para ajudar à inclusão social; • um lugar que ajuda à vida.
Projeto ARTAME Gallery : ARTE SOLIDARIEDADE • Exposições das obras de 40 artistas franceses e 15 brasileiros, no período de dois meses, no Museu de Imagens do Inconsciente do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Centro Cultural da Justiça Federal, e uma exposição virtual no sítio do Centro Cultural da Saúde, uma realização do Ministério da Saúde do Brasil. • Projeções de documentários, seguidas de debates em locais públicos, sobre os GEMs (grupo de ajuda mútua), núcleos inovadores concebidos como locais de cidadania, elemento de compensação das conseqüências da deficiência e ferramenta de desestigmação. • Participação de 10 artistas franceses na promoção de seus trabalhos, em reuniões e intercâmbios, vivências e oficinas em ateliês brasileiros.
Duas exposições Museu de Imagens do Inconsciente (MII) do Instituto Municipal Nise da Silveira. Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF)
Museu de Imagens do Inconsciente (MII) Criado em 1952 pela Dra. Nise da Silveira na cidade do Rio de Janeiro, o Museu de Imagens do Inconsciente é um centro de estudos e pesquisas na área de Saúde Mental, organizado em quatro setores: Reserva Técnica; Ensino, Pesquisa e Divulgação; Administração e Ateliês Terapêuticos. O museu abriga um acervo com 350.mil obras, de reconhecimento nacional e internacional, de grande valor artístico e científico em sua dimensão. Realiza a exposição desses trabalhos por meio de mostras culturais no âmbito nacional e internacional
Exposição franco-brasileira de artistas da ARTAME e do Museu de Imagens do Inconsciente do Instituto Municipal Nise da Silveira José Alberto de Almeida Museu da imagem do inconciente Emmanuelle Binêtovich Artame Gallery
Exposição de 40 artistas da ARTAME e 15 artistas do Museu de Imagens do Inconsciente / Instituto Municipal Nise da Silveira
Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) O Centro Cultural da Justiça Federal, instituição ligada ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região, ocupa a antiga sede do Supremo Tribunal Federal. Sua construção teve início em 1905, como parte integrante do projeto de reformulação da cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, na gestão do Prefeito Pereira Passos. O STF ocupou o prédio até 1960, quando da transferência da Capital para Brasília. Desde então, a edificação abrigou o Superior Tribunal Eleitoral, o Tribunal de Alçada e Varas da Justiça Federal de 1ª Instância. Após sete anos de obras de restauração, o prédio foi aberto ao público em 4 de abril de 2001, já como Centro Cultural. Atualmente, o Centro Cultural Justiça Federal é um espaço reconhecido por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural abrigando exposições, peças teatrais, espetáculos de dança e música, mostras de cinema, cursos, seminários, palestras, dentre outras.
Exposição de 40 artistas da ARTAME no Centro Cultural da Justiça Federal - CCJF
Encontros e Debates • Documentários (com legendas) • Chronique des Événements Ordinaires, (França) 30’, (Crônicas Diárias) • Documentário de Julien Vaugelade. Esta crônica valoriza a importância da ARTAME Gallery como local de troca e de ajuda mútua onde o convívio e a criatividade são exercitados. • Le Diable au Corps, (Canada) 50’ • Documentário de Johanne Prégent e Nelly Arcan sobre « Vincent et Moi », um programa hospitalar em Quebec, que apoia artistas que sofrem com transtornos psíquicos.
Encontros e Debates com a participação de profissionais da área de saúde mental e das artes plásticas, com a participação da delegação da Artame Gallery (artistas e animadores do GEM), sobre a cidadania, a inclusão social e profissional a partir da experiência dos GEM, que são estruturas de acolhimento inovadoras na França, criadas pela lei de 11 de fevereiro 2005, “pour l'égalité des droits et des chances, la participation et la citoyenneté des personnes handicapées”.
Contatos atuais • AFPB Association Franco-Bresilienne de Psychiatrie; • Universidade Federal Fluminense (UFF) Faculdade de Psicologia; • UFF Faculdade de Cinema; • Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ; • Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro (APERJ); • Fundação Getúlio Vargas (FGV); • Críticos de Arte; • Coletivo de Artistas « Clarabóia »; • Consulat Général de France à Rio de Janeiro • Culturesfrance.
Coletivo Clarabóia • Participação de uma exposição-evento durante uma fim de semana com 60 artistas cariocas em seu ateliê de arte contemporanea, rua Resende (bairro da Lapa, RJ), • disponibilização do ateliê para trabalho junto com os artistas franceses, • encontro informal, debates e almoço.
Chave Mestra • Promoção de encontros de artistas franceses e brasileiros, nos ateliês no bairro de Santa Teresa, RJ.
Projeto ARTAME Gallery : ARTE SOLIDARIEDADECRONOGRAMA 2-12 Novembro 2009 • 2 chegada no Rio • 3 ateliês « Chave Mestra » (Santa-Teresa) • 4 visita ao museu de arte contemporânea (Niterói) • 5 encontro no MII e inauguração da exposição • 6-9 encontros com o coletivo « Claraboia » da Lapa • 10 inauguração da exposição no CCJF e concerto • 11 visitas turisticas ou atividades • 12 retorno à França
RESPONSAVEL do PROJETO (França): Marie-France Casellas-Ménière RESPONSAVEL do PROJETO (Brasil) : Jussara Valladares(CCS) Relações ARTAME para o Projeto : Pierre Deransart (ARTAME) CURADORES das MOSTRAS : Philippe Pierre (ARTAME) Luiz Carlos Melo (MII) Jussara Valladares REALISAÇAO: ARTAME GALLERY 37, rue Ramponeau 75020 Paris +33 (0)1 40 33 42 51 http://artamegallery.com artamegallery@hotmail.com Centro Cultural da Saúde Praça Marechal Âncora, +55 21 2240 5568 http://www.ccs.saude.gov.br ccs@ccs.saude.gov.br
Parceiros: Museu de Imagens do Inconsciente, Luiz Carlos Mello, Diretor http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br Centro Cultural da Justiça Federal, Cícero Almeida, Diretor Executivo http://www.ccjf.trf2.gov.br Fundação Getulio Vargas http://www.fgv.br Culturesfrance http://www.culturesfrance.com Apoio cultural: Chave Mestra (Santa Teresa, Rio) Clarabóia http://www.espacoclaraboia.blogspot.com Concerto: José Pires, Ana Cristina França, Mauricio Moço Patrocinios: Ministerio da Cultura (França) Região Ile de France Apoios: Ministerio da Saude (França) UNAFAM