1 / 22

Evolução do Brasil.

Evolução do Brasil. Aspectos políticos, territoriais, econômicos, sociais e culturais. Aspectos Políticos. Brasil Colonial:

yale
Download Presentation

Evolução do Brasil.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Evolução do Brasil. Aspectos políticos, territoriais, econômicos, sociais e culturais.

  2. Aspectos Políticos • Brasil Colonial: O Período Colonial contou com questões que fizeram referência à chegada do europeu às terras brasileiras. Além disso, este período fala dos diferentes projetos lusitanos de exploração, as principais revoltas nativistas, indo até as primeiras revoltas que ensaiaram o processo de independência do país.

  3. Brasil Império: O Período conta com as contradições dos grupos políticos surgidos na época, destacando o incessante conflito em torno do problema da centralização das instituições políticas do país. Por fim, faz um panorama sobre a economia cafeeira do século XIX e as questões em torno da modernização da economia nacional e a abolição da escravidão.

  4. Brasil República: O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. Tendo a República da Espada e Oligarquia.

  5. Aspectos Territoriais.

  6. Foram vários os motivos que levaram o Brasil a realizar uma divisão interna do território, dentre eles os fundamentais foram os fatores históricos e político-administrativos. Esse processo teve início ainda no período colonial, momento esse que o Brasil estava dividido em capitanias hereditárias, dessa forma estados como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte são derivados de antigas capitanias estabelecidas no passado momento no qual vigorava esse tipo de divisão. 

  7. Um fator que favorece a divisão interna do país é quanto ao controle administrativo do território, no qual subdivide as responsabilidades de fiscalizar em partes menores, uma vez que grandes extensões territoriais sem ocupação e ausência de Estado podem provocar uma série de problemas, inclusive de perda de territórios para países vizinhos.

  8. Aspectos Econômicos. • História A economia brasileira viveu vários ciclos ao longo da História do Brasil. Em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outro e provocaram sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira.

  9. O primeiro ciclo econômico do Brasil foi a extração do pau-brasil, madeira avermelhada utilizada na tinturaria de tecidos na Europa e abundante em grande parte do litoral brasileiro na época dos Descobrimentos (do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte). Além do pau-brasil, outras atividades relacionadas com a extração predominaram nessa época, como a coleta de drogas do sertão na Amazônia. Durante o século XVI a ocupação ocorreu em alguns pontos do litoral onde existiam as feitorias.

  10. Pau Brasil 2. Drogas do Sertão

  11. O segundo ciclo econômico brasileiro foi a plantação de cana-de-açúcar, utilizada na Europa para a produção de açúcar em substituição à beterraba. Esta atividade gerou um setor paralelo chamado de tráfico negreiro. Nesse mesmo momento, a pecuária extensiva ajudou a expandir a ocupação do Brasil pelos portugueses, levando o povoamento do litoral para o interior.

  12. Durante todo o século XVII, expedições chamadas entradas e bandeiras vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos (ouro, prata, cobre) e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas). Era a conquista dos sertões.

  13. O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XIX até à década de 1930. Concentrado a princípio no Vale do Paraíba (entre Rio de Janeiro e São Paulo) e depois nas zonas de terra roxa do interior de São Paulo e do Paraná, o grão foi o principal produto de exportação do país durante quase cem anos. • Em meados do século XIX, foi descoberta que a seiva da seringueira, uma árvore nativa da Amazônia, servia para o fabrico de borracha, material que começava então a ser utilizado industrialmente na Europa e na América do Norte.

  14. Entre 1969 e 1973, o Brasil viveu o chamado "Milagre Econômico", quando um crescimento acelerado da indústria gerou empregos não-qualificados e ampliou a concentração de renda. A industrialização, no entanto, continuou concentrada no eixo Rio-São Paulo e atraiu para esta região uma imigração em massa das regiões mais pobres do país, principalmente o Sertão Nordestino.

  15. Aspectos Sociais • Embora o Brasil tivesse colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. 

  16. Taxa de Natalidade e de Mortalidade • A taxa de natalidade tem diminuído nas últimas décadas. Isto ocorre, em função de alguns fatores: a adoção de métodos anticoncepcionais mais eficientes que tem reduzido o número de gravidez; a entrada da mulher no mercado de trabalho, também contribuiu para a diminuição no número de filhos por casal. Enquanto nas décadas de 1950-60 uma mulher, em média, possuía de 4 a 6 filhos, hoje em dia um casal possui um ou dois filhos, em média. • A taxa de mortalidade também está caindo devido as melhorias na área de medicina, mais informações e melhores condições de vida, as pessoas vivem mais. Enquanto no começo da década de 1990 a expectativa de vida era de 66 anos, em 2005 foi para 71,8 (dados do IBGE). Embora ainda seja alto, o índice de mortalidade infantil diminui a cada ano no Brasil. Em 1995, a taxa de mortalidade infantil era de 66 por mil. Em 2005, este índice caiu para 25,8 por mil. Para termos uma base de comparação, em países desenvolvidos a taxa de mortalidade infantil é de, aproximadamente, 5 por mil. 

  17. Aspectos Culturais • Formação culturalO substrato básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África. A partir do século XIX, a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos, adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro.

  18. A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. Religião, folclore, culinária, literatura e artes também foram de influência portuguesa. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. A cultura e os conhecimentos dos indígenas sobre a terra foram determinantes durante a colonização, influenciando a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos caseiros diversos como a rede de descanso.

More Related