140 likes | 239 Views
DISPERSÕES. União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra. Água salgada. Gelatina. Água barrenta. Solução verdadeira. Colóide. Água salgada. Suspensão. Gelatina. Água barrenta. Solução verdadeira. tempo. colóide. tempo. suspensão.
E N D
DISPERSÕES União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra Água salgada Gelatina Água barrenta
Solução verdadeira Colóide Água salgada Suspensão Gelatina Água barrenta
Solução verdadeira tempo colóide tempo suspensão tempo água Barro sedimentado
COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE ( CS ou Ks ) Quantidade máxima de soluto que podemos dissolver numa quantidade padrão de solvente ( em geral, 100g, 1000g, ou 1L ) de solvente, a uma determinada pressão e temperatura.
QUANTO À QUANTIDADE DE SOLUTO AS SOLUÇÕES SE CLASSIFICAM EM: - INSATURADAS: quantidade de soluto inferior ao Ks; - SATURADAS: obedece exatamente ao Ks; - SATURADA C/CORPO DE FUNDO: ultrapassa o Ks, o excedente não se dissolve, deposita-se no fundo do recipiente; -SUPERSATURADA: quantidade de soluto dissolvida é superior ao Ks.
DE ACORDO COM A NATUREZA DAS PARTÍCULAS DISPERSAS, AS SOLUÇõES PODEM SER: SOLUÇÃO IÔNICA OU ELETROLÍTICA:conduzem corrente elétrica, as partículas dispersas são íons. SOLUÇÃO MOLECULAR OU NÃO ELETROLÍTICA: não conduzem corrente elétrica, as partículas dispersas são moléculas.
Água destilada pilha relê
Água destilada Pressionar relê pilha
Água destilada pilha Relê ligafdo O CIRCUITO CONTINUA ABERTO
Adicionando cloreto de sódio Relê desligado pilha
Água e cloreto de sódio Relê ligado circuito fechado pilha CIRCUITO FECHADO
Na• Cl • Cl¯ Na+ DETERMINADOS COMPOSTOS IÔNICOS EM ÁGUA SOFREM DISSOCIAÇÃO, OU SEJA, SEPARAÇÃO DE ÍONS. EXPLICAÇÃO OS COMPOSTOS IÔNICOS SÃO FORMADOS POR ÍONS CÁTION ÂNION TRANSFERÊNCIA DO ELÉTRON DO SÓDIO PARA O CLORO NaCl água Na+ + Cl¯
Água destilada e cloreto de sódio Relê ligado circuito fechado pilha Na+ Na+ Cl- Cl- Na+ Cl-