210 likes | 298 Views
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013. Oficina Disciplinar. OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013. Qual será a estrutura das Oficinas Disciplinares nesse primeiro semestre de 2013?.
E N D
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Oficina Disciplinar
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Qual será a estrutura das Oficinas Disciplinares nesse primeiro semestre de 2013? Após a análise das respostas encaminhadas pelas unidades escolares, do processo de discussão do material da Semana Pedagógica de fevereiro de 2013 e de reuniões com os NREs, a proposta é que nas oficinas seja trabalhado o recorte do Plano de Trabalho Docente com foco no Encaminhamento Teórico - Metodológico e a utilização de diferentes recursos didáticos nas disciplinas que compõem a Matriz Curricular. Entrevista com Ana Carolina Morello – Pedagoga do Departamento de Educação Básica (DEB/SEED)
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Retomando as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (pág.50)
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Retomando as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (pág. 51)
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Retomando as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (pág. 51)
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Retomando as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (pág. 68)
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Leitura Crítica do Texto: (pág. 128 até 133) SILVA, M.S.F.S; SILVA, E.G.S. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez 2012 p.128-139.
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Discutindo o texto: SILVA, M.S.F.S; SILVA, E.G.S. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez 2012 p.128-139. • Devemos refletir sobre procedimentos didáticos que levam os estudantes apenas à descrição e a memorização, ou seja, romper com a “Geografia Tradicional” ainda presente na nossa prática. • Descontruir o caráter de fragmentação da dicotomia Geografia Física x Geografia Humana e compreender o espaço como uma extensão humana e física; • É necessário que tenhamos um olhar crítico diante dos conteúdos a serem abordados em sala de aula, possibilitando a (re)construção dos conteúdos, onde estudante e professor sejam sujeitos ativos neste processo.
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Discutindo o texto: SILVA, M.S.F.S; SILVA, E.G.S. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez 2012 p.128-139. • É necessário que o professor desperte o aluno para aprender e pensar a partir do senso comum, do conhecimento produzido pela humanidade e pelo professor, e que o educando elabore o seu próprio conhecimento; • Não basta apenas dominar os conteúdos, é preciso rever sua didática e os procedimentos metodológicos adotados; • Ir além dos conteúdos de Geografia, buscando a interdisciplinaridade estabelecendo conexões com outros níveis escalares, local/regional/nacional/global; • Romper com a dependência do livro didático.
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Discutindo o texto: SILVA, M.S.F.S; SILVA, E.G.S. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez 2012 p.128-139. • Embora o professor enfrente sérios problemas que afetam o ensino, este pode tornar suas aulas mais interessantes, enfatizando o espaço vivido do estudante; • Trabalhando com diferentes procedimentos metodológicos como jogos, brincadeiras, maquetes, figuras e imagens, aulas práticas, aulas de campo, o professor consegue fazer com que o estudantes assimile o ensino geográfico; • O conteúdo será o mesmo, porém a forma com que será ministrado é que será diferente, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (PARANÁ, 2012) • Constitui-se em um subsídio para o trabalho docente, resultado da construção coletiva dos professores, técnicos-pedagógicos dos NRE e da SEED; • Fortalece a Geografia Crítica como linha teórica e o espaço geográfico como objeto de estudo;
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (PARANÁ, 2012) • Como proposto na DCE de Geografia, a linguagem cartográfica corresponde a um suporte para o entendimento dos conteúdos geográficos, portanto essa linguagem é utilizada à compreensão da espacialização dos fatos e fenômenos em diferentes escalas geográficas; • Os conceitos básicos da Geografia: paisagem, sociedade, território, natureza, lugar e região orientam as discussões dos conteúdos estruturantes, básicos e específicos, para tanto, eles devem nortear a abordagem dos conteúdos, possibilitando aos alunos o seu entendimento.
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM • Apresentam-se como conhecimentos básicos os quais devem ser adquiridos pelos alunos até o final de cada ano letivo para o Ensino Fundamental e Ensino Médio; • Alguns exemplos:
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 • CONTEÚDO BÁSICO 7º ANO FUNDAMENTAL • A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização. • EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM • 43. Entenda o processo de formação e a localização dos microterritórios urbanos. • 44. Compreenda como a industrialização e a modernização da agricultura influenciaram o processo de urbanização no Brasil. • 45. Entenda o processo de crescimento urbano e suas repercussões no meio ambiente. • 46. Entenda o conceito de território.
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 • CONTEÚDO BÁSICO ENSINO MÉDIO • A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização recente. • EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM • 153. Relacione o processo de urbanização com as atividades econômicas. • 154. Compreenda o processo de urbanização, considerando as áreas de segregação, os espaços de consumo e de lazer e a ocupação das áreas de risco. • 155. Entenda o processo de crescimento urbano e as implicações socioambientais. • 156. Identifique os movimentos sociais urbanos e reconheça as influências de suas ações na configuração espacial. • 157. Compreenda os conceitos de lugar, território e sociedade.
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES • Conhecimentos de grande amplitude que identificam e organizam os diferentes campos de estudo de um disciplina escolares, considerados fundamentais para a compreensão de seu objeto de estudo e de ensino. São, neste caso, dimensões geográficas da realidade a partir das quais os conteúdos específicos devem ser abordados. (PARANÁ, 2008, p. 68); • A articulação entre os conteúdos Estruturantes e os Básicos devem nortear a escolha dos Conteúdos Específicos. Cada conteúdo Básico selecionado pode ser abordado pelos quatro Conteúdos Estruturantes.
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ESPAÇO GEOGRÁFICO DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
AULA SIMULADA Problematização: As cidades são uma construção social que atualmente concentram a maior parte da população mundial. Porém, essa concentração não vem ocorrendo de forma harmônica, pois a maioria das cidades não foi planejada para abrigar esse contingente populacional, resultando na produção de um espaço urbano complexo e desordenado que não atende a todos de forma igualitária. Ao entender como esse espaço é construído pela sociedade e como ela se apropria dele, possibilitam uma intervenção de forma crítica, no mesmo. De acordo com a DCE de Geografia, algumas perguntas podem orientar o pensamento geográfico e o trabalho do professor diante de possíveis problemas urbanos: Onde? Como é este lugar? Por que ele é assim? Por que aqui e não em outro lugar? Por que as coisas estão dispostas desta maneira no espaço geográfico? Qual o significado desse ordenamento espacial? Quais as consequências deste ordenamento? Por que e como esses ordenamentos se distinguem de outros?
Referências CALLAI, H.C. A Geografia e a escola: muda a geografia: Muda o ensino? Terra Livre. São Paulo, n.16, p.133-151. FILIZOLA, R. O uso de múltiplas linguagens na Geografia escolar. In: _________Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009, p. 87-103. MAGNOLI, D. Geografia para o ensino médio: Brasil, Estado e espaço geográfico. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p.161-162. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação – SEED. Diretrizes CurricularesOrientadoras da Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
PONTUSCHKA, N.N. et al. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. p.278-287. RIBEIRO, E; TORRES, E.C. Trilha Geográfica: uma proposta de instrumento de ensino de Geografia. In: ARCHELA, R.S; CALVENTE, M.D.C.M.H. Ensino de Geografia: tecnologias digitais e outras técnicas passo a passo. Londrina: EDUEL, 2008. SILVA, M.S.F; SILVA, E.G. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez/2012.