40 likes | 212 Views
Marcadores suprassegmentais são as pausas, os alongamentos e várias entonação. Aspecto formal são divididos em formal, verbais lexicalizados EX: sabe? E os prosódicos pausas, a entonação, o alongamento, a mudança de ritmo e de altura.
E N D
Marcadores suprassegmentais são as pausas, os alongamentos e várias entonação. Aspecto formal são divididos em formal, verbais lexicalizados EX: sabe? E os prosódicos pausas, a entonação, o alongamento, a mudança de ritmo e de altura. Os não linguísticos são o olhar, o riso, a gesticulação são de grande valia para sinalizar as relações interpessoais. Os marcadores podem ocorrer em várias posições, iniciais, mediais e finais. Ex: bom e bem costumam iniciar turnos e sabe? e certo ? costumam encerrá-los. Marcadores suprassegmentais são as pausas, os alongamentos e várias entonação. Aspecto formal são divididos: os verbais lexicalizados EX: sabe? Os prosódicos pausas, a entonação, o alongamento, a mudança de ritmo e de altura. Os não linguísticos são o olhar, o riso, a gesticulação são de grande valia para sinalizar as relações interpessoais. Os marcadores podem ocorrer em várias posições, iniciais, mediais e finais. Ex.: bom e bem costumam iniciar turnos e sabe? e certo ? costumam encerrá-los. Marcadores conversacionais são elementos que ajudam a construir e dar coesão e coerência ao texto falado.
Semântico Prosódicos: pausa entonação. Verbais não lexicalizados “eh, ah, ah, ahn. Elementos lexicalizados: Sabe? Certo? Expressões que continuam semanticamente válidas: “eu acho que”, “eu tenho impressão de que”. Os que mantém, em menor ou maior grau, parcela no sentido. Sintático Entremeiam a estrutura oracional, sem, porém integrá-lo sintaticamente. Aspectos semânticos e aspectos sintáticos.
São elementos linguísticos que estruturam o texto; São recursos que sinalizam as orientações do discurso; Podem ser de: Hesitação, participação, atenuação, apoio. Comentários conclusivos
Alex Laís Joseane