90 likes | 237 Views
Escola do Viso. CEF IOSI. Bruno Soares. í ndice. Os mairores ciclones. Diferença entre ciclone e tornado. Habituais sítios onde existem tornados. O que é um ciclone O que é um tornado Como se formam. Os mairores ciclones !.
E N D
Escola do Viso CEF IOSI Bruno Soares
índice • Os mairores ciclones. • Diferença entre ciclone e tornado. • Habituais sítios onde existem tornados. • O que é um ciclone • O que é um tornado • Como se formam
Os mairores ciclones ! Maiores ciclones do mundo é o Sidr extremamente forte. Á 130 anos ataca o sul de Bangladesh.
Diferença entre ciclone e tornado ! Embora ambos sejam vórtices atmosféricos, eles tem muito pouco em comum. Tornados tem diâmetros de centenas de metros e são produzidos por uma única tempestade convectiva. Por outro lado, ciclones tropicais tem diâmetros da ordem de centenas de quilômetros, sendo comparável a dezenas de tempestades convectivas. Além disso, enquanto tornados requerem um forte cisalhamento vertical do vento para sua formação, ciclones tropicais requerem valores baixos de cisalhamento vertical para se formar e crescer.
Habituais sítios onde existem • Uma tempestade é simplesmente um estado de confusão na atmosfera, como ventos fortes, chuva torrencial, neve ou todas juntas. Cada tipo de tempestade, tornados, furacões e tufões seguem um ciclo de tempo e ocorrem em determinadas estações do ano. • A maioria das tempestades são acompanhadas por ventos de alta velocidade. As tempestades de vento, ou vendavais, tem pouca chuva e ocorrem quando as áreas de alta pressão e as de baixa pressão de ar se encontram. Essas áreas também tem grande diferença de temperatura. O ar mais quente sobe e o mais frio cai.
O que é um ciclone ? Ciclone é o nome dado a uma depressão, no ar ou baixas pressões que ele supostamente sofra, ou seja, quando há uma formação de tempestades (chuvas,tempo nublado, vento forte e etc.), fazendo com que as nuvens se juntem com as chuvas formando um vento muito forte
O que é um tornado ? Os tornados são o pior tipo de tempestade conhecido pelo homem. Eles acontecem quando uma coluna de ar que gira muito rápido se liga, ao mesmo tempo, a uma nuvem de chuva e ao solo. Os ventos que formam esta coluna podem soprar a mais de 500 km/h! Com ventos tão fortes assim, você já deve ter percebido que não é uma boa ideia ficar na rota de um tornado!
Como se formam ? • A origem dos ciclones é ainda um mistério para os cientistas. Ninguém sabe direito como se formam essas monstruosas colunas, que carregam uma energia equivalente a de uma bomba atômica de 20 quilotons. É uma grande massa de ar que executa um movimento giratório muito rápido, mudando muito depressa de lugar na superfície da Terra, igual a Terra que gira ao redor do Sol, sem parar de girar ao redor dele. Quando isso ocorre, o mar pode ser violentamente perturbado. Algumas vezes, na região que gira ,fica com muito pouco ar, e o tornado gira como se fosse uma coluna oca. Então a água situada abaixo é sugada e passa a ocupar o espaço quase vazio que existe dentro da coluna, formando-se assim a tromba marinha ou tornado.