1 / 18

BRASIL: PRIMEIRO REINADO

BRASIL: PRIMEIRO REINADO. * O Maior movimento de contestação ao poder da Corte portuguesa, no período que ela permaneceu no Rio de Janeiro, foi a Revolução Pernambucana ocorrida em 1817.

zona
Download Presentation

BRASIL: PRIMEIRO REINADO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BRASIL:PRIMEIRO REINADO

  2. * O Maior movimento de contestação ao poder da Corte portuguesa, no período que ela permaneceu no Rio de Janeiro, foi a Revolução Pernambucana ocorrida em 1817. * Os revolucionários tomaram recife por pouco mais de dois meses, mas divergências profundas levaram ao fracasso do movimento.

  3. * Em 1820, a insatisfação da burguesia lusitana com o fim do pacto colonial e a permanência da família real no Brasil levou à Revolução do Porto.

  4. Exigências:- Volta do rei ao reino; - Instalação de uma Assembléia constitucional subordinando o rei às cortes lusitanas;- A volta do Brasil à condição de Colônia.

  5. * Ainda tentando conciliar os interesses dos seus súditos, D. João concordou em voltar à Portugal, deixando, contudo, na condição de regente do Brasil seu filho mais velho e herdeiro do trono: D. Pedro.

  6. * A volta da família real para Portugal não amainou a pressão para o retorno do Brasil à condição de colônia.* Em 1921, as cortes lusitanas tomaram decisões que desagradaram as elites brasileiras, como a transferência das principais repartições administrativas para Portugal.

  7. * Os novos setores da sociedade brasileira, apesar das grandes divergências que possuíam, uniram-se para firmar um novo pacto social e político:Um estado independente;- Direito a cidadania a todos. "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". (D. Pedro I, 9 de janeiro de 1822)

  8. “Independência ou morte!”.

  9. 150 alqueires de mandioca! Isso vale um voto!?CONSTITUIÇÃO DA MANDIOCA / 1823

  10. A Constituição de 1824, outorgado pelo imperador, instituía:- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;- Direito a cidadania;- Igualdade natural entre os seres humanas;- Voto censitário;- Instituía o “poder moderador”.

  11. Conservadores- Líder: José Bonifácio;- Formado por nobres portugueses emigrados, grandes comerciantes e ricos proprietários radicados em MG, Bahia, SP, PE e EGS; - Defesa de que a soberania do novo país fosse partilhada entre os cidadãos-proprietários e o imperador;- A autoridade nacional deveria ser dividida entre o monarca e o parlamento, para evitar o desmembramento do território como acontecera na América Espanhola.

  12. Liberais- Líder: Joaquim Gonçalves Ledo; Formado por burocratas e funcionários públicos; pequenos e médios negociantes e proprietários, muitos dos quais portugueses recentemente chegados no Brasil. As províncias deveriam ter maior autonomia; Propunha que a soberania nacional deveria ficar com o parlamento;- As eleições deveriam ser diretas.

  13. Partido Português- Contrário a separação política e administrativa do Brasil;- Defesa da soberania de D. Pedro.

  14. Confederação do Equador* A autorga da Constituição de 1824 provocou grande descontentamento no nordeste brasileiro, principalmente me Pernambuco, que exigiam uma maior autonomia das províncias em relação ao poder central.

  15. * Somou-se ao quadro de descontentamento, a crise econômica regional, com declínio das exportações. * Em 2 de julho de 1824, Manuel Paes de Andrade, Frei Caneca e Cipriano Barata, proclamou a Confederação do Equador, desligando-se do Brasil, e estabelecendo o principio federalista como forma de governo.

  16. * O movimento contou com a participação de homens livres pobres e de escravos, rapidamente alastrando-se pelo nordeste, assustando as elites locais.* Diante da ameaça de ruptura e fragmentação do Império, D. Pedro reebeu apoio de proprietários fluminenses, mineiros e paulistas e ordenou uma forte repressão contra o movimento, que foi derrotado em 1824.

  17. * Os rebeldes foram submetidos a um tribunal militar e condenados.* Mais de uma dezena de rebeldes sofreram punições exemplares.* A sentença de Frei Caneca previa seu enforcamento, mas como não havia ninguém disposto a executar a pena, frei Caneta foi fuzilado e seu corpo exposto em praça pública.

  18. Atividades:- Para entregar- Atividade individual1. Por que ocorreu a Guerra da Cisplatina e quais as conseqüências desse conflito para o Brasil2. O que foi a “noite das Garrafas”?3. O que foram as regências trinas e unas?

More Related