1 / 13

A EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

A EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS. A Região Metropolitana de Campinas (RMC), nasceu oficialmente com a Lei Complementar 870, de 19 de junho de 2000.

zudora
Download Presentation

A EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS A Região Metropolitana de Campinas (RMC), nasceu oficialmente com a Lei Complementar 870, de 19 de junho de 2000.

  2. O Objetivo é a formação de uma cidadania regional. O morador de cada município, não é um cidadão apenas de seu Município. Ele é um cidadão metropolitano.

  3. Histórico da RMC • Décadas 1970/80: Regiões Metropolitanas criadas pelo Congresso Nacional. • 1988: Nova Constituição confere às Assembléias Estaduais poder para criar RMs. • 1995: Lei Complementar 760 estabelece diretrizes gerais para criação de Regiões Metropolitanas em São Paulo. • 1995: Deputados estaduais Renato Simões e José Pivatto (PT), Vanderlei Macris e Célia Leão (PSDB) apresentam primeiros projetos criando a RMC. • Julho de 1996: Primeira R M criada em São Paulo: Baixada Santista.

  4. Histórico da RMC (continuação) • 24 de maio de 2000: Assembléia aprova a RMC. • 19 de junho de 2000: Sancionada a L C 870, criando a RMC. • 11 de outubro de 2001: Instalação do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (criado pelo Decreto 46.057), em cerimônia no Instituto Agronômico de Campinas. • 2003: Aprovação do Projeto de Lei Complementar 43, criando a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (Agencamp). Projeto sancionado pelo governador Geraldo Alckmin a 18 de setembro de 2003 em Campinas, em fórum no The Royal Palm Plaza.

  5. Dados de população Nas décadas de 1970/80, enquanto a população brasileira crescia a uma média de 2,48% ao ano, a população na RMC cresceu em 6,49% ao ano. O destaque ficou com Sumaré, que cresceu a uma média impressionante de 13% ao ano

  6. Municípios integrantes da RMC Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D´Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo

  7. Como Funciona a RMC • Conselho de Desenvolvimento Metropolitano – Integrado por representantes e suplentes dos 19 Municípios, além de 12 representantes do Estado. Os representantes titulares dos Municípios são majoritariamente prefeitos. Os do Estado, altos funcionários de secretarias e órgãos estaduais. • Conselho Consultivo – Órgão de consulta, sem poder de voto, formado por representantes de mais de 60 organizações sociais(Ongs,Lions, Rotary, Igrejas,etc..) e Legislativos Municipais.

  8. Agência de Desenvolvimento Metropolitano (Agencamp) – Órgão técnico, com formato de autarquia, para executar políticas e ações definidas pelo Conselho de Desenvolvimento. Tem diretor executivo, diretor técnico e diretor administrativo. • Fundo Metropolitano – Fundo com recursos financeiros investidos em projetos e obras de interesse metropolitano. O Fundo é formado por recursos destinados pelos Municípios e governo estadual, e eventualmente do governo federal, além de outras fontes. • Câmaras Temáticas – Órgãos constituídos por técnicos e representantes de vários setores sociais, com o objetivo de discutir temas específicos. Seus pareceres serão examinados pelo Conselho de Desenvolvimento.

  9. Câmara Temática da Educação Dados históricos: • Janeiro de 2001- reúne-se na Unicamp um fórum de Secretários Municipais de Educação dos municípios da RMC, por iniciativa da Universidade. • Os Secretários continuam a reunir-se mensalmente, por sua própria iniciativa. • 05/06/2002, através da Deliberação CD-RMC nº 003/02, o Conselho de Desenvolvimento da RMC cria a Câmara Temática da Educação, composta por representantes de 12 Municípios e do Estado.

  10. Composição da CTE-RMC em 2005 Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Pedreira, Santa Bárbara D´Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo

  11. Contribuições da Câmara Temática 1- Ainda como fórum de Secretários: • Política Regional de Formação Continuada em exercício -> PROESF – Programa Especial de formação para professores em exercício.(LDB 9394/96 induz o PROESF) - Foi apresentado para Secretários Municipais na Unicamp a gênese do Curso PROESF - Grupo de trabalho (levantamento de demanda) - Pró-Reitoria de Graduação->Decisões Pedagógicas e Administrativas na Universidade - Decisões Pedagógicas- Curso de especialização para Assistente Pedagógico - Decisões Administrativas – Decisões em várias Câmaras envolvendo a Universidade

  12. 2 - Câmara Temática da RMC (2002): • Convênio com a Unicamp para o Curso Especial de Formação de Professores em Serviço (Pedagogia – Abril/ 2002).Realiza agora seu quarto processo seletivo. Passará a atender 1600 professores. • Enviou representantes para o grupo de trabalho que realiza estudos para criação de núcleos de formação continuada (Núcleo de Formação Continuada) -> carta de intenções; • Levantamento de custos e solicitação de aumento de repasses para a merenda escolar;

  13. Câmara Temática da RMC (2002) – continuação: • Levantamento de custos e solicitação de aumento dos repasses para o transporte escolar; • Levantamento de custos “per capita” das creches municipais; • Estudos sobre o impacto do fim do FUNDEF e instalação do FUNDEB; • Estudos sobre a inclusão dos alunos e professores portadores de necessidades especiais.

More Related