170 likes | 510 Views
Fatores de Risco e de Proteção no Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas. Fatores de Risco. Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados como o de usar drogas . Fatores de Proteção.
E N D
Fatores de Risco e de Proteção no Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas
Fatores de Risco • Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados como o de usar drogas
Fatores de Proteção • Fatores de proteção são os que contrabalançam as vulnerabilidades, fazendo com que a pessoa tenha menos chance de assumir esse comportamento.
Fatores de Risco e de Proteção • OS FATORES DE PROTEÇÃO E DE RISCO ESTÃO NA PRÓPRIA PESSOA, NA SUA FAMÍLIA, NOS SEUS AMIGOS, NA ESCOLA, NO TRABALHO, NA COMUNIDADE EM QUE VIVE E NA SOCIEDADE EM GERAL
Fatores de Risco e de Proteção • Fazem parte deles aspectos biológicos, genéticos e de relacionamento como a maneira de interagir na família, as oportunidades de conviver com as drogas e de obtê-las, a cultura na qual a pessoa vive e os efeitos que cada droga experimentada causa especificamente no indivíduo.
Fatores de Risco e de Proteção • UM MESMO FATOR PODE SER DE RISCO PARA UMA PESSOA E DE PROTEÇÃO PARA OUTRA.
A PRESENÇA DOS PAIS, JUNTO AOS FILHOS É TÃO IMPORTANTE NA ADOLESCÊNCIA QUANTO NA INFÂNCIA. SEU PAPEL É ESTAR ATENTO, MOBILIZAR SEM DIRIGIR, APOIAR NOS FRACASSOS E INCENTIVAR NOS ÊXITOS; EM SUMA, É ESTAR COM OS FILHOS E RESPEITAR CADA VEZ MAIS SUA INDIVIDUALIDADE.
Importância de construir um Projeto de Vida. Definir metas/objetivos a curto, médio e longo prazo, e levantar como alcançar tais objetivos.
Prefeitura de GoiâniaSecretaria Municipal de Saúde CAPS 62 3524-2419 Edilson Ribeiro ediribe@gmail.com