E N D
FIGURA 28.1Referências Dietéticas de Ingestão. Uma representação esquemática da relação entre EAR (Necessidade Média Estimada; a quantidade de nutriente estimada para atender as necessidades de 50% de um grupo populacional), RDA (Composição Dietética Recomendada; a quantidade de nutriente estimada para atender às necessidades de 97-98% de um grupo populacional), AI (ingestão adequada; a quantidade de nutriente estimada para atender às necessidades da maioria do grupo populacional), DRI (ingestão dietética de referência; RDA ou AI, dependendo do nutriente) e UL (Nível Superior de Tolerância de Ingestão; nível superior de ingestão de nutriente que provavelmente não oferece risco de efeitos adversos à saúde de quase todos os indivíduos da população em geral).
FIGURA 28.5Vitamina D e homeostase do cálcio. As vias dominantes do metabolismo do cálcio em cada conjunto de condições metabólicas são indicadas por setas grossas. Efeito de vários hormônios é mostrado por setas cinza-claro para estímulo, e cinzas para repressão. PTH, hormônio da paratireóide; CT, calcitonina; D, colecalciferol; 25-(OH)D, 25-hidroxicolecalciferol; 1,25-(OH)2D, 1-α,25-di-hidroxicolecalciferol; 24,25-di-hidroxicolecalciferol.
FIGURA 28.7Função da vitamina K. Vitamina K é necessária para a conversão de resíduos de ácido glutâmico em resíduos de ácido γ-carboxiglutâmico pela enzima vitamina K-dependente carboxilase. No processo, a forma hidroquinona da vitamina K é convertida na forma 2,3-epóxido inativa. Conversão do 2,3-epóxido de volta na hidroquinona ativa requer uma redutase ditiol-dependente, que é inibida por dicumarol.
FIGURA 28.9Sumário de importantes reações envolvendo tiamina pirofosfato. Reações envolvendo tiamina pirofosfato são indicadas em cinza. FIGURA 28.10Formação de NAD e NADP. Vias para formação de NAD e NADP. NA, ácido nicotínico; NAm, nicotinamida; NAAD, ácido nicotínico adenina dinucleotídeo.
IGURA 28.12Algumas importantes funções metabólicas do piridoxal fosfato. Reações que requerem piridoxal fosfato são indicadas por setas escuras. ALA, ácido δ-aminolevulínico; αKG, α-cetoglutarato; GPT, glutamato piruvato aminotransferase; GOT, glutamato oxaloacetato aminotransferase.
FIGURA 28.14Funções metabólicas de ácido fólico e vitamina B12 no metabolismo de um carbono. Interconversões metabólicas de ácido fólico e seus derivados são indicadas por setas pretas. Vias que dependem exclusivamente de folato são mostradas com setas tracejadas pretas. A importante reação que depende de vitamina B12 e converte N5-metil tetra-hidrofolato (H4folato) de volta em H4folato é indicada por uma seta tracejada cinza. O retângulo enquadra o conjunto de derivados de um carbono de H4folato.
FIGURA 28.16Metabolismo de vitamina B12. Interconversões metabólicas de B12 são indicadas por setas finas, e reações que requerem B12 são indicadas por setas pretas. Outras vias relacionad
FIGURA 28.17Fatores afetando o estado nutricional individual. Representação esquemática de três importantes fatores de risco na determinação do estado nutricional. Uma pessoa na periferia teria muito baixo risco de qualquer deficiência nutricional, enquanto aqueles nas áreas cinza-médias ou na área central teriam probabilidade muito maior de apresentarem algum sintoma de deficiências nutricionais.