1 / 11

LÍNGUA PORTUGUESA PRONOMES USO DOS RELATIVOS

LÍNGUA PORTUGUESA PRONOMES USO DOS RELATIVOS. PRONOME RELATIVO.

alpha
Download Presentation

LÍNGUA PORTUGUESA PRONOMES USO DOS RELATIVOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LÍNGUA PORTUGUESAPRONOMESUSO DOS RELATIVOS

  2. PRONOME RELATIVO • Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. Não conhecemos o alunoque saiu. Como se pode perceber, o que, nessa frase está substituindo o termo aluno e está relacionando a segunda oração com a primeira.

  3. Outros exemplos: • Encontrei o garoto. Você estava procurando o garoto. • Substantivo repetido = garoto • Colocação do pronome após o substantivo = Encontrei o garoto que ... • Restante da outra oração = ... você estava procurando. • Junção de tudo = Encontrei o garoto que você estava procurando. • Começando pela outra oração: • Colocação do pronome após o substantivo = Você estava procurando o garoto que ... • Restante da outra oração = ... encontrei • Junção de tudo = Você estava procurando o garoto que encontrei.

  4. Os pronomes relativos são os seguintes: Variáveis O qual, a qual Os quais, as quais Cujo, cuja Cujos, cujas Quanto, quanta Quantos, quantas Invariáveis Que (quando equivale a o qual e flexões) Quem (quando equivale a o qual e flexões) Onde (quando equivale a no qual e flexões)

  5. QUEM O pronome relativo quem se refere a uma pessoa ou a uma coisa personificada. Não conheço a médicade quem você falou. Esse é o livro a quem prezo como companheiro.

  6. QUE O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Conheço bem a moça que saiu. Não gostei do vestido que comprei. Eis os instrumentos de que necessitamos.

  7. CUJO • O pronome relativo cujo (e flexões) é relativo possessivo equivale a do qual, de que, de quem. Deve concordar com a coisa possuída. Cortaram as árvores cujos troncos estavam podres. • Obs: não se usa a expressão “cujo o/a”.

  8. QUANTO E VARIAÇÕES O pronome relativo quanto, quantos e quantas são pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas.Recolheu tudo quanto viu.

  9. ONDE O relativo onde deve ser usado para indicar lugar e tem sentido aproximado de em que, no qual. Esta é a terra onde habito. a) onde é empregado com verbos que não dão idéia de movimento. Pode ser usado sem antecedente. Nunca mais morei na cidade onde nasci. b) aonde é empregado com verbos que dão idéia de movimento e equivale a para onde, sendo resultado da combinação da preposição a + onde. As crianças estavam perdidas, sem saber aonde ir.

  10. Exemplo em propaganda:

  11. Em notícias: Cobertor que salva casamentos é sucesso na Net O anúncio de um cobertor feito com um tecido de carvão ativado que absorve o odor de flatulência tornou-se um dos mais vistos na Internet. PSP apreendeu mais de 800 quilos de pólvora em fábrica de Vila do Conde A PSP anunciou hoje, segunda-feira, a apreensão de mais de 830 quilos de pólvora na fábrica de pirotecnia, em Canidelo, Vila do Conde, onde ocorreu na passada terça-feira uma explosão que matou um operário e feriu duas crianças.

More Related