1 / 10

Introdução

Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas – ICEB Departamento de Computação - DECOM. Modelagem de ferramentas focadas em ontologias para a EaD baseadas em teorias sociais e agentes inteligentes Ylana Kipuna dos Santos Figueiredo

alyssa-duke
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOPInstituto de Ciências Exatas e Biológicas – ICEBDepartamento de Computação - DECOM Modelagem de ferramentas focadas em ontologias para a EaD baseadas em teorias sociais e agentes inteligentes YlanaKipuna dos Santos Figueiredo Orientador: Fernando CortezSica Ouro Preto, 07 de Outubro de 2010

  2. Introdução Neste trabalho de monografia pretende-se demonstrar uso de ontologias baseadas em perfis sociais para processo de criação de ferramentas computacionais para a EaD. Com a contextualização da ontologia baseada em perfis sociais, pretende-se a partir deste ponto usar o conceito de agentes inteligentes (aplicados a educação) que serão modelados como proxies dos cursistas afim de se estabelecer uma interação ou comunicação entre os demais agentes pertencentes a comunidade (sistema multiagente) e também permitir que estes agentes inspecionem as atividades dos cursistas.

  3. Ontologia Permite a definição de um vocabulário comum para usuários que precisam de compartilhar informações em um domínio de conhecimento. Isto também inclui definições de conceitos básicos do domínio e relacionamentos entre eles, que também podem ser interpretados por máquinas.

  4. Criação de ontologia tendo como base perfis sociais A partir de regras e ações sociais baseadas em teorias de pensadores modernos como Durkheim, que para ele o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público. Não somente o desenvolvimento individual do aluno, como também o social, pretende-se criar uma ontologia para a modelagem de ferramentas computacionais, contextualizando predominantemente a interação e comunicação entre agentes inteligentes modelados como proxys dos cursistas.

  5. Criação de ontologia tendo como base perfis sociais Com a criação de uma ontologia baseada em perfis sociais de alunos, ou seja, características comuns inerentes a um grupo de alunos, espera-se facilitar a interação das ações de ensino-aprendizagem propostas, circunscrita no sistema multiagente.

  6. Agentes Inteligentes Definição: Sistemas e/ou componentes capazes de organizar, selecionar, produzir informações e tomar decisões a partir de alguma fonte de dados. Proxy Agent: agente modelado para inspecionar as atividades dos cursistas, interagir com os demais agentes da comunidade e propor fuxos de execução para as ações de ensino-aprendizagem. O agente proxy terá como base um conjunto de regras bem definadas (ontologia) baseadas em prefis sociais.

  7. Implementação Após a criação da ontologia serão implementados mecanismos de interação entre os agentes, com a ferramentas FIPA e JADE adaptando-as a ontologia baseada em perfis sociais. Ferramentas a serem utilizadas: • Framework do Java, JADE. • FIPA

  8. FIPA e JADE • FIPA é uma organização que surgiu como um esforço na tentativa de padronizar as tecnologias em sistemas multiagentes. Ela define todas as características que um sistema multiagente deve implementar e possuir para se considerado interoperável. • O JADE é um conjunto de recursos para a construção de Ambientes Inteligentes.

  9. Cronograma • Revisão das teorias sociais • Revisão da conceituação de ontologias • Levantamento, estudo e conceituação de agentes inteligentes • Modelagem dos agentes inteligentes • Modelagem das regras inerentes ao processo de ensino-aprendizagem • Modelagem dos mecanismos de interaçãointer-agentes • Testes da implementação • Escrita da monografia

  10. Referências [1] Epistemowikia. Ontologia. 01/08/2010 22:00. [2] Daniela Leal Musa and José Palazzo Moreira Oliveira. Ontolearner: Uma ontologia para pers de alunos baseada em padrões. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - Mackenzie, 2007. [3] Carlos Emílio Padilia Severo, Liliana Maria Passerino, Simone Hack da SlivaKoch, and João Carlos Maciel, Márcia; Gluz. Uma ontologia para categorias de mediação segundo uma abordgaem epistemológica baseada na interação social. CINTED- UFRGS, 2009.

More Related