200 likes | 362 Views
Quem Somos. Somos uma unidade criada pela FETRANSPOR
E N D
2. Quem Somos
Somos uma unidade criada pela FETRANSPOR – Federação das Empresas de Passageiros Terrestres do Estado do Rio de Janeiro para se constituir como um sistema de educação corporativa.
Assim nossa tarefa é de proporcionar educação para um universo de 10 sindicatos patronais, 232 empresas, 98 mil empregados.
Por isso somos um empreendimento de educação corporativa de natureza setorial.
4. Trajetória
5. Pesquisa Nacional: práticas e resultados da educação corporativa 2009Projeto de Pesquisa USP-FIA. Marisa Eboli in Revista T&D 160/2009 - 10 Anos de Educação Corporativa Alinhamento estratégico e inserção na cultura organizacional
Estrutura: projetos de consultoria, organograma funcional, modelo de governança e processos de mudança
Integração com demais áreas, processos, políticas e práticas de EC relacionadas e alinhadas com GP
Programas educacionais: formação de gestores de EC e líderes da organização
Investimentos e recursos: orçamentos e atividades que envolvem o Sistema de Educação Corporativa
Práticas de AMT (aprendizagem apoiada em tecnologia) soluções educacionais aos vários públicos
Sinergia entre educação corporativa e gestão do conhecimento
Públicos atendidos: internos e externos das organizações e parcerias entre organizações
Internacionalização da educação corporativa: desenvolvimento em diferentes países
Mensuração e avaliação de resultados
Tendências, prioridades e desafios: presente e futuro
6. Alinhamento estratégico e inserção na cultura organizacional Conteúdos dos programas e estratégias de ensino-aprendizagem respondem a uma intencionalidade projetada. Projeto político-pedagógico construído coletivamente.
Conselho Consultivo direcionando as ações em reuniões mensais encabeçado pelo presidente executivo da Federação e composto por representantes dos sindicatos associados e do mundo acadêmico
Planejamento Anual de atividades.
7. Estrutura: projetos de consultoria, organograma funcional, modelo de governança e processos de mudança. Possui modelo de gestão; processos de planejamento, execução e controle; papéis e responsabilidades.
Estabelece requisitos de parceria.
É responsável pela implementação dos programas de mudança de cultura à luz dos objetivos estratégicos.
8. Estrutura: projetos de consultoria, organograma funcional, modelo de governança e processos de mudança
9. Estrutura: projetos de consultoria, organograma funcional, modelo de governança e processos de mudança. Possui modelo de gestão; processos de planejamento, execução e controle; papéis e responsabilidades.
Estabelece requisitos de parceria.
É responsável pela implementação dos programas de mudança de cultura à luz dos objetivos estratégicos.
10. Integração com demais áreas, processos, políticas e práticas de EC relacionadas e alinhadas com GP A educação corporativa é parte integrante do sistema de gestão de pessoas compartilhando os mesmos princípios e fundamentos em suas atividades. Esse alinhamento* vem sendo realizado através da preparação dos profissionais de Gestão de Pessoas das empresas.
?MBA Gestão de Pessoas - SENAC - Rio
?Lançamento do Centro de Serviços em Gestão de Pessoas:
Educação + Consultoria
12. Programas educacionais: formação de gestores de EC e líderes da organização Ênfase na preparação das lideranças: da própria área de EC e da organização. O desafio é formar líderes educadores. A UCT nasceu com o desafio de transformação do setor, portanto na preparação de lideranças.
MBA em Gestão de Pessoas
Evento de Planejamento Estratégico
Gestão de Empresas de Transporte de Passageiros (COPPE-UFRJ)
Gestão Financeira (IBMEC)
Formação da Média Gerência e Cidadania (FGV)
13. Investimentos e recursos: orçamentos e atividades que envolvem o Sistema de Educação Corporativa O sistema de educação corporativa goza de autonomia para gerenciamento como centro de investimento: elaborando seu orçamento, definindo parceiros e outros recursos. A UCT é uma unidade da FETRANSPOR. Portanto nasceu com a mesma vocação: “prestadora de serviços” aos seus associados (sindicatos e empresas).
Seus recursos são definidos pelo Conselho Administrativo com a participação do Presidente Executivo. Maior investimento: Programa Motorista Cidadão.
Dentre as principais investimentos na atualidade destaca-se a construção da Sede da UCT que inaugura novo paradigma metodológico.
14. Investimentos e recursos: orçamentos e atividades que envolvem o Sistema de Educação Corporativa
15. Práticas de AMT (aprendizagem apoiada em tecnologia) soluções educacionais aos vários públicos Um sistema de educação corporativa aplica-se na pesquisa de métodos e técnicas de ensino-aprendizagem que contribuem para a excelência dos resultados educacionais. Os métodos de ensino também se comprometem com os mesmos objetivos educacionais. EDUCAR SEMPRE E EM QUALQUER LUGAR.
A UCT projeta cada passo para desenvolver o ensino a distância baseado em tecnologia:
PASSO 1 – divulgação de cursos e inscrições exclusivamente via site
PASSO 2 – cursos on-line para temas do dia-a-dia
PASSO 3 – uso intensivo da transmissão interativa baseada em webcast
16. Sinergia entre educação corporativa e gestão do conhecimento Amplia o escopo do ensino-aprendizagem do espaço formal para estimular a aprendizagem organizacional baseada:
-estímulo a produção do conhecimento
-proteção e acesso ao conhecimento produzido (capital intelectual) 3ª. Fase da UCT, mas já intencionalmente estimulada pela caráter de interatividade das ferramentas de comunicação utilizadas: jornal e site e estímulo à cultura do autodesenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos
18. Públicos atendidos: internos e externos das organizações e parcerias entre organizações O público-alvo se constitui por qualquer público que seja “parte interessada” daquele negócio ou organização:
Cliente
Fornecedor
Comunidade
Acionistas
Regulamentadores/ fiscalizadores A UCT define seu público de acordo com esse princípio.
Ação prevista a curto prazo: ciclo de complementação do Programa Motorista Cidadão através de ação mobilizadora voltada para os passageiros.
19. Mensuração e avaliação de resultados Define indicadores de resultados, realiza mensurações e adota medidas corretivas e de melhoria. A UCT controla apenas a realização física e financeira.
PASSO ESSENCIAL EM ANDAMENTO
Implantação de sistema informatizado de gestão.
20. Tendências, prioridades e desafios: presente e futuro É preciso engendrar o presente, mas o mais importante é inventar o futuro. É preciso:
Ampliar os meios de acesso à educação: 98 mil empregados distribuídos no Estado;
Mobilizar lideranças;
Mostrar resultados para o setor e para a sociedade que utiliza nossos serviços, para as pessoas no espaço vital de sua mobilidade.
Pavimentar a “base” da evolução: educação formal e inclusão digital radical.