180 likes | 609 Views
Desigualdade social e o trabalho das ONGs. Introdução. Nesse trabalho será discutido o tema da desigualdade social, as diferenças de classes sociais, o preconceito entre pobres e ricos, as dificuldades de algumas pessoas que não possuem tanto poder aquisitivo.
E N D
Introdução Nesse trabalho será discutido o tema da desigualdade social, as diferenças de classes sociais, o preconceito entre pobres e ricos, as dificuldades de algumas pessoas que não possuem tanto poder aquisitivo. Mas neste contexto também entram as ONGs que são organizações não governamentais sem fins lucrativos, que atuam em um forte trabalho no cenário de combate contra a desigualdade social.
Desigualdade social: conceito Desigualdade social é quando uma classe social está tendo vantagens em relação à outra classe social ou quando há exclusão de alguma classe social. Classes sociais são as divisões que separam as pessoas de uma sociedade de acordo com o seu poder aquisitivo. O que mais causa a desigualdade social é a má distribuição de renda, onde o lucro todo conseguido através do capitalismo fica com as classes mais altas, porém deveria ser o contrário.
Desigualdade social no Brasil A desigualdade social no Brasil vem desde muito tempo atrás, desde a época em que Brasil era colônia. A desigualdade acontece por vários motivos como o capitalismo, o preconceito e a riqueza com a má distribuição de renda. O PIB do Brasil é muito alto, mas esse dinheiro todo está nas mãos de poucos, e circula em poucas partes do Brasil.
O salário mínimo também é um ponto em que o Brasil não está bem: enquanto o salário de um país desenvolvido (Luxemburgo) é de R$4.025 reais, o do Brasil é de apenas R$510,00. O socialismo e a educação são dois pontos que ajudariam muito, pois com o socialismo tudo seria igual para todos e com uma educação boa, mais brasileiros conseguiriam trabalhos bons.
Desigualdade social no Mundo A desigualdade social é um problema que surgiu junto com o capitalismo. O mundo está cada vez mais sendo movido pela ambição.No mundo a desigualdade social é definida pela riqueza interna de cada país, o PIB.Os países estão sempre em desenvolvimento, sempre com o objetivo de ter uma economia estável e um poder reconhecível no mundo.
Eventos esportivos ajudam no desenvolvimento desses países. Um exemplo é Barcelona que sediou as Olimpíadas de 1992. Uma cidade que hoje em dia possui um PIB altíssimo tem uma infra-estrutura para turismo, uma economia estável, e uma política bem administrada.
A desigualdade social e o trabalho do governo O governo do Lula foi o que mais trabalhou em prol da extinção da desigualdade social, sendo o Bolsa Família, o maior dos projetos realizados. Uma das causas da desigualdade social é o capitalismo, quando a classe mais “baixa” não tem condições de frequentar uma escola, seja por falta de dinheiro ou por morar em uma zona longe de uma escola.
Alguns projetos implantados para combater a desigualdade social são: Bolsa Família (PT), Minha Casa Minha Vida (Governo Federal), Petrobras Desenvolvimento & Cidadania (Petrobrás) Fome Zero (Governo Federal), etc. Um dos fatores que não permitem que a desigualdade social seja totalmente erradicada é a corrupção, pois o dinheiro que seria destinado a investimentos na educação e saúde pública, é roubado e levado para os bolsos dos políticos corruptos.
O preconceito O preconceito contra pobres e ricos é principalmente feito por eles mesmos; os pobres têm preconceito contra os ricos, e vice-versa. O preconceito social é uma forma de preconceito às classes sociais que vem da divisão da sociedade em classe dominante e a classe dominada.
Temos vários filmes e novelas que podem demonstrar como o preconceito social está presente na sociedade atualmente e em várias outras épocas, um exemplo é um filme recente, ‘’Invictus’’, que mostra o fim da apartheid, através da eleição de Nelson Mandela. O preconceito social pode ser combatido pelo sentido de sermos todos seres humanos, e não negros, brancos, pardos, deficientes, gordos, magros, ricos ou pobres.
O que são ONGs As ONGs são Organizações Não Governamentais, que não possuem ligações com o Estado, sem fins lucrativos e que promovem ações que atingem a opinião pública. Contam com o apoio da população para desenvolver projetos. Nem sempre atuam sozinhas, podendo auxiliar o Governo em algumas ações. Muitas pessoas aceitam ser ajudadas por ONGs e não pelo Governo, pois confiam mais nelas, como não possuem ligação direta com o dinheiro, estão menos propícias à corrupção.
A desigualdade social e as Ongs O maior objetivo das ONGs que atuam na desigualdade social é entregar às pessoas mais pobres a oportunidade de conseguirem seu próprio dinheiro. Isso dá a oportunidade dessas pessoas poderem investir, ou simplesmente sobreviverem enquanto procuram um emprego. As ONGs fazem ações desde auxiliar crianças a se alfabetizarem, até emprestar dinheiro para que pessoas necessitadas tenham oportunidades
Lutam contra a fome a miséria... E muitas vezes, um grande objetivo, é simplesmente mostrar para o povo que a desigualdade social existe.
Conclusão Ao terminar este trabalho o grupo pode chegar a duas grandes conclusões. A primeira é que o principal fator da desigualdade social, é a má distribuição de renda. A segunda é que as ONGs entram neste cenário com o objetivo de reverter esta situação. O que podemos fazer para ajudar é ser solidário, ajudar o próximo, doar, não só coisas materiais, mas também fazer visitas as ONGs, levar amor, carinho para as pessoas.
Todos nós podemos ajudar e fazer a diferença. “Devemos SER a mudança que queremos VER no Mundo” Mahatma Gandhi Fim