240 likes | 384 Views
Aula 06 Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem Prof a . Dr a . Rita Borges. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL x ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM ( Learning Organizations ).
E N D
Aula 06 Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem Profa. Dra. Rita Borges
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL x ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM (LearningOrganizations) Capacidade de uma organização identificar e armazenar conhecimento resultante de experiências individuais e organizacionais e de modificar seu comportamento de acordo com os estímulos percebidos no ambiente. Aprendizagem Organizacional É o processo de aperfeiçoar ações por meio de melhor compreensão e conhecimento. (Argyris, Schon apud Hanashiro 2007) É a forma pela qual as org constroem, mantêm, melhoram e organizam o conhecimento. (Chiavenato, 2005)
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL x ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM (LearningOrganizations) São org. com capacidade para criar, adquirir e transferir conhecimento, visando modificar seu comportamento p/ refletir novos conhecimentos e discernimentos. (Lacombe, 2005) Organizações de Aprendizagem São as org. que estão continuamente expandindo sua capacidade de criar o futuro (Senge apud Hanashiro). São aquelas que desenvolvem uma capacidade contínua de adaptação e mudança. (Chiavenato, 2005)
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Organizações que Aprendem (LearningOrganizations) Peter Senge propõe 5 disciplinas para colocar em prática a aprendizagem organizacional, pois o sucesso das org. depende da adaptação às mudanças contínuas 2ª Modelos Mentais 3ª Visão Compartilhada 1ª Domínio pessoal As 5 Disciplinas 4º Aprendizagem em Equipe 5º Pensamento Sistêmico
Aprendizagem Organizacional: As 5 Disciplinas • Visão compartilhada(3ª disciplina) • Entendimento comum em relação ao futuro da organização • A visão não ser apenas o que está escrito nos manuais • Chave para o sucesso da organização • Visão genuína e aceita por todos
Aprendizagem Organizacional: As 5 Disciplinas • Aprendizagem em equipe(4ª disciplina) Fazer com que o grupo de trabalho seja mais que um simples agrupamento de indivíduos • Através da sinergia, o grupo vai ser mais inteligente que cada um de seus integrantes • Buscar a inteligência grupal • Através da cooperação entre os indivíduos • Substituindo as guerras entre feudos organizacionais
Aprendizagem Organizacional: As 5 Disciplinas • Pensamento sistêmico(5ª disciplina) • Permite integrar e compreender as demais disciplinas • Busca o raciocínio sistêmico em vez de enxergar apenas o que está perto do observador
CAPITAL INTELECTUAL Soma de todos os conhecimentos. Capacidade mental coletiva. (Thomas Stewart) CAPITAL INTELECTUAL CAPITAL HUMANO CAPITAL ESTRUTURAL CAPITAL CLIENTE CAP. Da ORGANIZAÇÃO CAP. DE MERCADO CAP. DE FIDELIZAÇÃO CAPITAL DE INOVAÇÃO CAPITAL DE PROCESSO
CAPITAL INTELECTUAL Nove Sintomas de Má Administração do Capital Intelectual (Revista Fortune) 1. Repetição De Erros. 2. Retrabalho. 3. Relações Desgastadas Com Clientes. 4. Boas Idéias Não São Compartilhadas. 5. Seu Diferencial É O Só Preço. 6. Dificuldade Em Acompanhar O Ritmo Do Mercado . 7. Excessiva Dependência De Pessoas Chaves. 8. Morosidade No Lançamento De Novos Produtos. 9. Dificuldade De Definir Preços Dos Serviços.
Com a ênfase que as empresa passaram a adotar para a criatividade e inovação delas e de seus trabalhadores, chegamos numa Era de aprendizagem, as empresas aprendem através de pessoas, valores e sistemas que a capacitam a modificar e melhorar continuamente. As organizações que aprendem são constituídas por pessoas dispostas ao aprendizado, criatividade, inovação e que estão comprometidas com sua auto-avaliação e, responsáveis pelo seu crescimento e do ambiente no qual estão inseridas.
A Organização que aprende cria o futuro que deseja planejando e implementando as ações para sair da situação atual e chegar a que foi desejada entre os diversos futuros possíveis.
As organizações que aprendem medem seus resultados a partir de conjunto de indicadores e medidores de aprendizagem organizacional.
Nas organizações que aprendem ou organizações baseadas no conhecimento existe uma maior flexibilidade, uma maior capacidade de adaptação e reinvenção.
A aprendizagem organizacional é o processo contínuo de detectar e corrigir erros. Entendendo que errar é aprender temos nestas organizações que aprendem a tolerância ao erro para a correção de rumo até o alcance dos objetivos.
As organizações que aprendem sustentam o pensamento sistêmico, o modelos mentais, a visão compartilhada, a aprendizagem em grupo e o diálogo como elementos de seu desenvolvimento.
A credibilidade nos programas de aprendizagem organizacional está ligado com as políticas internas de gestão de pessoas que devem garantir incentivos ao compartilhamento das conquistas individuais aplicáveis ao desenvolvimento coletivo.
A aprendizagem organizacional é bastante complexa e dinâmica não se compondo unicamente pela ampliação da aprendizagem individual. A organização aprende por intermédio de seus membros individuais e conseqüentemente é afetada direta ou indiretamente pela aprendizagem individual.
Em uma organização que aprende as pessoas devem: - Adotar novas maneiras de pensar e esquecer seus antigos modos de pensar e as rotinas padronizadas; - Aumentar a capacidade de criar e inovar comunicando-se abertamente com as outras pessoas de todos os níveis sem ter medo das críticas ou punições; - Pensar em termos de processos, padrões e inter-relações da organização com o ambiente como um sistema de relações; - Ter uma visão compartilhada e comum a todos do que se pretende criar para a organização; - Trabalhar juntas para trocar experiências e conhecimentos.
Texto Complementar: Organizações que aprendem: a influência das novas tendências de gestão no Brasil