110 likes | 289 Views
LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO RS. FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental (RS).
E N D
FEPAM -Fundação Estadual de Proteção Ambiental (RS) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler* - FEPAM, é a instituição responsável pelo licenciamento ambiental** no Rio Grande do Sul. Desde 1999, a FEPAM é vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA. Instituída pela Lei 9.077 de 4 de junho de 1990 e implantada em 4 de dezembro de 1991, a FEPAM tem suas origens na Coordenadoria do Controle do Equilíbrio Ecológico do Rio Grande do Sul (criada na década de 70) e no antigo Departamento de Meio Ambiente - DMA - da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente (hoje, Secretaria Estadual da Saúde).É um dos órgãos executivos do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (SISEPRA, Lei 10.330 de 27/12/94), que a partir de 1999 passou a ser coordenado pela SEMA (Lei 11.362 de 29/07/99). O SISEPRA prevê a ação integrada dos órgãos ambientais do Estado em articulação com o trabalho dos Municípios.No Rio Grande do Sul, os Municípios são responsáveis pelo licenciamento ambiental das atividades de impacto local (Código Estadual de Meio Ambiente, Lei 11520/00). A definição destas atividades e o regramento do processo de descentralização do licenciamento foi estabelecido pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA).
AGROSSILVIPASTORIL MINERAÇÃO INDÚSTRIA URBANIZAçÃO E SANEAMENTO TRANSPORTES, TERMINAIS E DEPÓSITOS GERAL INFRA-ESTRUTURA E OBRAS CIVIS
AGROSSILVIPASTORIL (AGRONOMIA) No ano de 2000, houve a publicação da Resolução CONSEMA 04/2000, estabelecendo critérios para o licenciamento ambiental pelos municípios. Em 22 de outubro de 2007, em substituição à Resolução 04/2000, foi publicada a Resolução CONSEMA 167/2007, que dispõe sobre a qualificação dos municípios, atualizando os critérios e as diretrizes para o exercício da competência do licenciamento ambiental das atividades de impacto local, bem como sobre a gestão ambiental compartilhada no Estado. Até o momento estão habilitados pelo CONSEMA, conforme resolução supra citada, 294 municípios.
AGROSSILVIPASTORIL (AGRONOMIA)
AGROSSILVIPASTORIL (AGRONOMIA)
AGROSSILVIPASTORIL (AGRONOMIA)
AGROSSILVIPASTORIL (AGRONOMIA)
AGROSSILVIPASTORIL (AGRONOMIA)
AGROSSILVIPASTORIL (AGRONOMIA)