1 / 25

QUADRO DISTRIBUTIVO DO TRABALHO – QDT

QUADRO DISTRIBUTIVO DO TRABALHO – QDT. FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências. Antonio Fernando Castro Camila Machado Cremilda Nunes Maria de Fátima Dias Raimundo Miranda Vanda Lopes. Definição

baxter
Download Presentation

QUADRO DISTRIBUTIVO DO TRABALHO – QDT

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. QUADRO DISTRIBUTIVO DO TRABALHO – QDT

  2. FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências Antonio Fernando Castro Camila Machado Cremilda Nunes Maria de Fátima Dias Raimundo Miranda Vanda Lopes

  3. Definição Segundo Cury, O QDT é um instrumento utilizado com o objetivo de se analisar as diversas atividades atribuídas a cada uma das unidades orgânicas existentes numa dada empresa, por meio do diagnóstico das tarefas executadas por seus empregados, visando aferir a carga de trabalho.

  4. Definição Segundo Alvarez, QDT é a ferramenta que estabelece as tarefas efetuadas dentro de uma determinada área, especificando quanto tempo é gasto por cada um dos funcionários na atividade total e individualmente.

  5. Objetivos Obtidos pelo uso da ferramenta • identificar as atividades que consomem o tempo de cada um dos funcionários. • identificar as atividades que consomem o maior tempo de cada um dos funcionários. • definir quem faz o quê. • definir quantas horas totais no período (dia/semana/mês) cada funcionário dedica no trabalho

  6. Objetivos derivados a partir de sua análise • definir a atividade mais importante. • estabelecer o fluxo da atividade principal. • verificar a fluência e continuidade da atividade principal. • identificar superposições de tarefas detectar sobrecarga ou ociosidade

  7. Etapas da Confecção do QDT Definir tarefas individuais – definir quem faz o que e com que freqüência.   Relacionar, por funcionário, o que faz, com que freqüência e quanto tempo gastam no trabalho. Assume-se que o formulário seja preenchido pelo analista O&M.

  8. Consolidação das atividades • grupos de atividades complementares – aquelas que para sua execução precisam da execução prévia de uma outra. Normalmente a seqüência é rígida e pré-estabelecida. • grupos de atividades semelhantes. • Grupos de atividades de mesma natureza: natureza relacionada com o atendimento das principais necessidades empresariais divididas em grupos: natureza fiscal, jurídica, contábil, financeira. Uma vez consolidadas as informações, forma-se o conteúdo do Relatório de Consolidação de Atividades.

  9. Montagem de Quadro de Distribuição do Trabalho – QDT Devem ser relacionadas todas as atividades desenvolvidas pela área em estudo; esta relação deve obedecer à ordem decrescente de importância.

  10. Análise do QDT Tempo: tempo que cada tarefa acaba consumindo em sua execução. → identificar as tarefas que consomem mais tempo. → verificar se existe concordância ente os aspectos de gasto de tempo e importância da tarefa. → identificar se existem tarefas secundárias que recebem uma quantidade considerável de tempo. → cuidado com tarefas pequenas, que consomem pouco tempo mas que são repedidas n vezes (por exemplo, atender o telefone).

  11. Capacitação: relacionado com a perfeita adequação de mão-de-obra empregada nas tarefas e atividades em análise. → nível de aproveitamento das aptidões dos funcionários no desempenho das tarefas. → todos operários receberam treinamento para operar com as máquinas. → complexidade da tarefa executada está de acordo com o cargo/experiência;titulação de quem o executa. → se existe a necessidade de treinamento.

  12. Volume: relacionada à quantidade de trabalho que cada funcionário executa, sua divisão e coerência na continuidade da execução. Observar: → existência de tarefas desconexas, provocando problemas de descontinuidade. → divisão de uma tarefa em passos, cada um executado por um funcionário.

  13. Custo: o desenvolvimento de qualquer tarefa na organização apresenta um custo, seja de elaboração, de produção ou de manutenção. Ele inclui material empregado, instalações do prédio, água, luz, telefone e salários. → quantidade total de horas disponíveis reais e as que foram usadas. → nível de evolução do pagamento e horas extras. → custo versus retorno

  14. Racionalização: como fazer melhor e com menos custo à mesma tarefa. → distribuição física inadequada. → uso de formulários complexos. → uso de equipamento com problemas. → execução de muitas tarefas manuais que poderiam se mecanizadas.

  15. Vantagens • visão imediata das atividades executadas e de quem as executa. • facilita análise comparativa da participação de cada integrante no todo. • aponta imediatamente desequilíbrios na distribuição das tarefas. • fácil aplicação, entendimento e uso. Desvantagens • esquecimento das relações interpessoais.

  16. QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO – (QDT-1)

  17. LASER & CIA INFORMÁTICA Deixando você e sua empresa com uma boa impressão. Rua Germiniano Costa, 206 – Centro, Tel.: (75) 3225-9538. E-mail: www.lasercia.com.br

  18. Visão Sermos percebidos como melhor escolha em remanufatura de cartuchos e toner’s, comprometidos com desenvolvimento e o meio ambiente do nosso estado.

  19. Missão • Satisfazer necessidades e expectativas dos clientes. • Deixar nossos clientes com uma boa impressão. • Fazer com que nossos parceiros sejam parte do nosso sucesso. • Contribuir para qualidade de vida e progresso profissional de nossos colaboradores. • Manter um ambiente de trabalho estimulante e criativo.

  20. Valores • Honrar nossa palavra. • Curtir o que fazemos. • Trabalhar com verdade e ética. • Os meios são tão importantes quanto os fins.

  21. Conclusão: A deficiência que a Laser & Cia. apresenta é um número reduzido de funcionários, com isso a uma sobrecarga de atividades aos funcionários existentes. Observamos essa deficiência e sugerimos a contratação de novos colaboradores para Laser & Cia. Especificamente para o setor de vendas e recepção.

  22. Organograma da Laser & Cia.

  23. Referência Bibliográfica: • (Organização & Métodos Uma Visão Holística – Antonio Cury, 7ª ed.) Atlas, 2000. • (Organização, Sistemas e Métodos - Maria Esmeralda B. Alvarez), McGraw Hill, 2001)

More Related