90 likes | 158 Views
Considerações Limnológicas dos Reservatórios de Paraibuna e Jaguari CESP Bacia Alto Paraíba 01 de Agosto de 2014. Histórico de Atividades.
E N D
Considerações Limnológicas dosReservatórios de Paraibuna e Jaguari CESP Bacia Alto Paraíba 01 de Agosto de 2014
Histórico de Atividades • A CESP possui um monitoramento permanente dos parâmetros de qualidade de água dos seus reservatórios o que faz parte do Programa de Manejo pesqueiro da Companhia sendo intensificado desde 2.000. • A partir de 2012, a CESP realiza levantamentos bimestrais, nos Reservatórios da Bacia do Rio Paraíba do Sul, em parceria com a CETESB através de Termo de Cooperação Técnica, visando a ampliação da malha de amostragem, a otimização de recursos e a qualidade nas análises realizadas.
Os resultados dos anos de 2012 e 2013 podem ser visualizados no link: • http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/aguas-superficiais/35-publicacoes-/-relatorios • No ano de 2014 três amostragens já foram realizadas, sendo que os resultados disponibilizados até o momento se encontram dentro da normalidade.
Descrição e Localização das Estações de Amostragem de Qualidade de Água Reservatório de Paraibuna
Distribuição das Estações de Amostragem Reservatório de Paraibuna
Descrição e Localização das Estações de Amostragem de Qualidade de Água Reservatório de Jaguari
Distribuição das Estações de Amostragem Reservatório de Jaguari
Utilização das Águas dos Reservatórios • Para o Reservatório de Paraibuna, podemos citar comoprincipal indicador da qualidade da água do reservatório a Estação de Hidrobiologia e Aquicultura de Paraibuna, onde são mantidos Reprodutores das principais espécies de peixes ameaçadas de extinção da bacia do rio Paraíba do sul, sendo que a sua água de abastecimento deriva do conduto forçado que alimenta as unidades geradoras e sai à jusante da Usina. Nome Popular:Surubim do Paraíba Nome Científico:Steindachneridionparahybae Nome Popular: Piabanha Nome Científico: Bryconinsignis
Utilização das Águas dos Reservatórios • Para o Reservatório de Jaguari, podemos citar a captação da AMBEV, logo a jusante da Usina, que utiliza a água para o seu processo de produção de cerveja.