80 likes | 249 Views
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA NA WEB Ana Maria Nápoles Vilela. RESENHA CRÍTICA daniele silva de Azevedo.
E N D
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA NA WEB Ana Maria Nápoles Vilela RESENHA CRÍTICAdaniele silva de Azevedo
O uso da tecnologia e da internet para a construção do conhecimento é algo cada vez mais discutido na aérea pedagógica. Com a extensa quantidade de conteúdo disponível na web, cada vez mais surge a necessidade de obtermos a presença de uma escrita acadêmica na rede mundial de computadores. E talvez seja o maior desafio da educação nos tempos atuais: utilizar dos novos métodos de ensino, quase sempre ligados à tecnologia e à internet sem deixar escapar o correto uso da escrita acadêmica, em detrimento de uma linguagem de abreviações e grafias erradas cada vez mais corruptível no ambiente digital.
O estudo do texto proposto nos induz à reflexão acerca da utilização da escrita acadêmica na web, através da potencialidade que a internet oferece, no intuito dar-lhe um caráter pedagógico, buscando, sobretudo, favorecer a construção do conhecimento para o sujeito que aprende; • Ocorre que o volume de informações disponíveis na web dificulta a total inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no sistema educacional brasileiro, que ainda estar a dar longos passos rumo ao desenvolvimento de uma educação que se faça utilizar dos recursos tecnológicos disponíveis, fazendo inserir na realidade escolar o tratamento adequado à utilização dessas mídias.
Diversas questões perpassam o avanço educacional almejado, tais quais a discussão quanto ao perfil do novo professor, que com o advento da utilização da tecnologia e da web em seu auxílio, deve estar consciente da “realidade tecnológica”, adentrando na pesquisa, abandonando o seu estado de mero “reprodutor de informações”, para assumir uma postura de “articulador de saberes”, gerindo o processo de aprendizagem. Por outo viés, o papel imprescindível a ser exercido pelo professor, na utilização da web no processo educacional, só poderá ser exercido se a linguagem dos conteúdos disponíveis apresentar um letramento capaz de gerar a interatividade, diga-se, comunicação eficaz. Nesse caso, a sua atividade deverá está articulada com as pessoas que desenvolvem os esquemas de codificação e linguagem técnica na web, tais como os programadores e designers. É o que nos expõe WALTON (2004).
O texto ainda mostra a preocupação quanto ao modo e o momento de inserção da internet no ambiente escolar, dada o caráter inegável de que tal recurso pode oferecer na construção de oportunidades e experiência de aprendizagem que foverecem a construção do conhecimento, o qual os discentes estenderão ao longo da vida. Segundo aponta a autora, é tarefa dos profissionais da educação e da informática, os detectores e maiores conhecedores da realidade escolar e das tecnologias, determinar em que momento do ensino-aprendizagem e de que forma haverá a inserção dos recursos oferecidos pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de aprendizagem.
Mas para a concretização da inclusão do uso da tecnologia e da web no processo de construção do conhecimento no ensino brasileiro deverá ultrapassar alguns paradigmas. Notadamente, conforme expõe a autora parafraseando SNYDER (2008, p. 160), a superação do discurso em torno da temática de como as tecnologias mudaram a escola (determinismo tecnológico) para a reflexão de como as pessoas podem ser as verdadeiras responsáveis pela revolução da democracia digital (determinismo social).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA Ensino de Português e Novas Tecnologias. Coletânea de textos apresentados no ISI MELP. Liliane Santos e Darcilia Simões (orgs) – Rio de Janeiro: Dialogorts, 2009. 160 p. REFERÊNCIA BILBIOGRÁFICA Ensino de Português; Linguística Aplicada; Tecnologias. I.SANTOS, Liliane; II.SIMÕES, Darcilia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)/Universidade Lille (França); III.Departamento de Extensão. IV. Título.