1 / 7

RESENHA CRÍTICA daniele silva de Azevedo

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA NA WEB Ana Maria Nápoles Vilela. RESENHA CRÍTICA daniele silva de Azevedo.

bud
Download Presentation

RESENHA CRÍTICA daniele silva de Azevedo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA NA WEB Ana Maria Nápoles Vilela RESENHA CRÍTICAdaniele silva de Azevedo

  2. O uso da tecnologia e da internet para a construção do conhecimento é algo cada vez mais discutido na aérea pedagógica. Com a extensa quantidade de conteúdo disponível na web, cada vez mais surge a necessidade de obtermos a presença de uma escrita acadêmica na rede mundial de computadores. E talvez seja o maior desafio da educação nos tempos atuais: utilizar dos novos métodos de ensino, quase sempre ligados à tecnologia e à internet sem deixar escapar o correto uso da escrita acadêmica, em detrimento de uma linguagem de abreviações e grafias erradas cada vez mais corruptível no ambiente digital.

  3. O estudo do texto proposto nos induz à reflexão acerca da utilização da escrita acadêmica na web, através da potencialidade que a internet oferece, no intuito dar-lhe um caráter pedagógico, buscando, sobretudo, favorecer a construção do conhecimento para o sujeito que aprende; • Ocorre que o volume de informações disponíveis na web dificulta a total inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no sistema educacional brasileiro, que ainda estar a dar longos passos rumo ao desenvolvimento de uma educação que se faça utilizar dos recursos tecnológicos disponíveis, fazendo inserir na realidade escolar o tratamento adequado à utilização dessas mídias.

  4. Diversas questões perpassam o avanço educacional almejado, tais quais a discussão quanto ao perfil do novo professor, que com o advento da utilização da tecnologia e da web em seu auxílio, deve estar consciente da “realidade tecnológica”, adentrando na pesquisa, abandonando o seu estado de mero “reprodutor de informações”, para assumir uma postura de “articulador de saberes”, gerindo o processo de aprendizagem. Por outo viés, o papel imprescindível a ser exercido pelo professor, na utilização da web no processo educacional, só poderá ser exercido se a linguagem dos conteúdos disponíveis apresentar um letramento capaz de gerar a interatividade, diga-se, comunicação eficaz. Nesse caso, a sua atividade deverá está articulada com as pessoas que desenvolvem os esquemas de codificação e linguagem técnica na web, tais como os programadores e designers. É o que nos expõe WALTON (2004).

  5. O texto ainda mostra a preocupação quanto ao modo e o momento de inserção da internet no ambiente escolar, dada o caráter inegável de que tal recurso pode oferecer na construção de oportunidades e experiência de aprendizagem que foverecem a construção do conhecimento, o qual os discentes estenderão ao longo da vida. Segundo aponta a autora, é tarefa dos profissionais da educação e da informática, os detectores e maiores conhecedores da realidade escolar e das tecnologias, determinar em que momento do ensino-aprendizagem e de que forma haverá a inserção dos recursos oferecidos pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de aprendizagem.

  6. Mas para a concretização da inclusão do uso da tecnologia e da web no processo de construção do conhecimento no ensino brasileiro deverá ultrapassar alguns paradigmas. Notadamente, conforme expõe a autora parafraseando SNYDER (2008, p. 160), a superação do discurso em torno da temática de como as tecnologias mudaram a escola (determinismo tecnológico) para a reflexão de como as pessoas podem ser as verdadeiras responsáveis pela revolução da democracia digital (determinismo social).

  7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA Ensino de Português e Novas Tecnologias. Coletânea de textos apresentados no ISI MELP. Liliane Santos e Darcilia Simões (orgs) – Rio de Janeiro: Dialogorts, 2009. 160 p. REFERÊNCIA BILBIOGRÁFICA Ensino de Português; Linguística Aplicada; Tecnologias. I.SANTOS, Liliane; II.SIMÕES, Darcilia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)/Universidade Lille (França); III.Departamento de Extensão. IV. Título.

More Related