1 / 15

atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995

atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995. O atentado de sexta-feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em uma ilha próxima à capital Oslo, que deixaram pelo menos 91 mortos, são os últimos grandes ataques que comoveram a Europa ocidental desde 1995.

cachet
Download Presentation

atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta-feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em uma ilha próxima à capital Oslo, que deixaram pelo menos 91 mortos, são os últimos grandes ataques que comoveram a Europa ocidental desde 1995.

  2. O duplo atentado na Noruega – uma chacina com motivações políticas?

  3. OSLO, Noruega — No dia seguinte ao duplo atentado na Noruega, os motivos do crime ainda estão sendo considerados um mistério, mas os primeiros elementos apontam para um “fundamentalista cristão” norueguês, amante da caça e dos videogames, que teria mantido contatos com ultradireitistas e neonazistas. Detido na sexta-feira – logo após à explosão de uma bomba e aos tiros disparados contra jovens acampados que participavam de um congresso numa ilha, matando pelo menos 92 pessoas – o suposto autor da chacina foi apresentado pelos investigadores como um norueguês nativo, de 32 anos e sem antecedentes criminais. Segundo a imprensa, trata-se de Anders BehringBreivik, um jovem de cabelos louros (como mostra a foto publicada em seu perfil na rede social Facebook). A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pela polícia.

  4. Anders BehringBreivik

  5. Na sexta-feira pela tarde aconteceu primeiro uma forte explosão, produzida por um carro bomba, que danificou edifícios do governo, entre eles o escritório do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, que não se encontrava nele, no centro de Oslo.

  6. Logo, o suspeito disparou com uma arma automática num acampamento de verão a cerca de 40 km do lugar do primeiro ataque. Em seu perfil do Facebook, BehringBreivik se apresenta como um “conservador”, “cristão”, e interessado em caça e em jogos como World ofWarcraft e ModernWarfare 2. O jovem se apresentava também como diretor de BreivikGeofarm, uma granja biológica através da qual ele pode ter tido acesso aos produtos químicos que foram utilizados na fabricação dos explosivos.

  7. O jovem se apresentava também como diretor de BreivikGeofarm, uma granja biológica através da qual ele pode ter tido acesso aos produtos químicos que foram utilizados na fabricação dos explosivos. A imprensa norueguesa o apresenta como “pertencente à extrema direita”, “nacionalista” e proprietário de várias armas, entre elas um fuzil automático. Suas intervenções na página internet www.document.no dão testemunho de suas posições nacionalistas e de sua hostilidade a uma sociedade multicultural. Recusa também o nazismo.

  8. Pessoas visitam um memorial feito com flores e homenagens às vítimas, perto da catedral de Oslo Julgamento do autor de atentados na Noruega começará em 2012

More Related