1 / 28

COMO O GOVERNO PODE CONTROLAR E INTERAGIR COM PROGRAMAS PRIVADOS PARA CONTROLE DA FEBRE AFTOSA .

COMO O GOVERNO PODE CONTROLAR E INTERAGIR COM PROGRAMAS PRIVADOS PARA CONTROLE DA FEBRE AFTOSA . A EXPERIENCIA E A VISÃO DO SETOR PRIVADO DO MERCOSUL. OIE/FAO Conferencia Global sobre Aftosa Asunción,Paraguai,24-26 Junho 2009. Sebastião Costa Guedes

cedric
Download Presentation

COMO O GOVERNO PODE CONTROLAR E INTERAGIR COM PROGRAMAS PRIVADOS PARA CONTROLE DA FEBRE AFTOSA .

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COMO O GOVERNO PODE CONTROLAR E INTERAGIR COM PROGRAMAS PRIVADOS PARA CONTROLE DA FEBRE AFTOSA. A EXPERIENCIA E A VISÃO DO SETOR PRIVADO DO MERCOSUL. OIE/FAO Conferencia Global sobre Aftosa Asunción,Paraguai,24-26 Junho 2009. Sebastião Costa Guedes Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte-CNPC e Membro do Grupo Interamericano para Erradicação da Aftosa-GIEFA

  2. MERCOSUR(MERCADO COMUM DO SUL) • MEMBROS: ARGENTINA,BRASIL, PARAGUAI E URUGUAI. • VENEZUELA EM PROCESSO DE ADMISSÃO. • PAÍSES ASSOCIADOS: BOLÍVIA,CHILE,COLOMBIA, EQUADOR E PERU.

  3. 337 MILHÕESMERCOSUL:276 MILHÕES (82%) REBANHOS EM 2008 BOVINOS + BUFALOS AMERICA DO SUL:

  4. INVESTIMENTOS CONTRA F.A. NA AMERICA DO SUL • DESDE 2001: US$ 290-814 MILHÕES/ANO; • SETOR PRIVADO:47-52%; • EM 2007 FOI O RECORDE: US$ 814 MILHÕES,SENDO 47% DO SETOR PRIVADO.

  5. A ERRADICAÇÃO DA F.A. DEVE SER AGORA! • DRÁSTICA REDUÇÃO DE FOCOS; • F.A.PRESENTE APENAS EM ALGUMAS ÁREAS DELIMITADAS; • BRASIL INCORPOROU ESTADOS NORDESTINOS E AMAZÔNICOS NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO;

  6. Houston Conferencia GIEFA / CVP 2004 AMERICA DO SULFOCOS DE F.A. POR ANO PHEFA 1988 FOCOS

  7. AMERICA DO SUL FOCOS DE F.A . 2002-2008

  8. FEBRE AFTOSA- AMERICA DO SULREGIÕES CRÍTICAS PARA A ERRADICAÇÃO 2007-2008VENEZUELA,EQUADOR E TALVEZ BOLÍVIA

  9. PREVISÃO DE ERRADICAÇÃO F.A. • 2010: ARGENTINA,BRAZIL, COLOMBIA,PARAGUAI,PERU E URUGUAI. • 2013-2015: Com investimentos e esforços É POSSIVEL erradicar na BOLIVIA,EQUADOR e VENEZUELA?

  10. A ERRADICAÇÃO DA F.A. DEVE SER AGORA ! PAÍSES DO MERCOSUL E COLOMBIA ESTÃO MOTIVADOS E COOPERAM PARA A ERRADICAÇÃO CONTINENTAL APOIANDO BOLÍVIA,EQUADOR E VENEZUELA;

  11. A ERADICAÇÃO DA F.A. DEVE SER AGORA ! EUA E CANADÁ TAMBÉM DÃO ALGUMA COOPERAÇÃO PARA ALGUNS PAÍSES OU REGIÕES NECESSITADAS; FAO ESTÁ BUSCANDO RECURSOS ESPANHÓIS E ITALIANOS PARA AJUDAR O PROGRAMA DO EQUADOR.

  12. FATORES DECISIVOS BASEADOS NA EXPERIENCIA DE MEIO SÉCULO DE LUTA CONTRA F.A: O GADO PERTENCE AOS CRIADORES; O GOVERNO É O MAIS IMPORTANTE APOIADOR DO SETOR PRIVADO; INTERDEPENDENCIA ENTRE OS PAÍSES; COOPERAÇÃO PÚBLICO–PRIVADA É ESSENCIAL PARA ATINGIR A ERRADICAÇÃO!

  13. RECOMENDAÇÕES NECESSÁRIAS BASEADAS EM 50 ANOS DE COMBATE CONTRA F. A. • SETOR PRIVADO DEVE PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES; • PRIVADOS DEVEM SER EFICIENTES MEMBROS DA VIGILANCIA PASSIVA. • ORIENTAÇÃO PARA AÇÕES BASEADA SÓMENTE NA CIÊNCIA E COM TRANSPARÊNCIA; • SOMENTE TRANSAÇÕES FORMAIS COM ANIMAIS;

  14. RECOMENDAÇÕES NECESSÁRIAS BASEADAS EM 50 ANOS DE COMBATE CONTRA F. A. PRIVADOS DEVEM PAGAR POR ALGUNS SERVIÇOS PÚBLICOS; PARCERIA FOI CONSTANTE EM TODOS OS CASOS DE SUCESSO; PAÍSES COM PERSISTÊNCIA DE FOCOS SÃO EXATAMENTE OS MESMOS COM PROBLEMAS NA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA.

  15. MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. Implementar e manter ZONAS DE ALTA VIGILANCIA–ZAV-nas áreas com risco de reincidência de F.A. e tambem em regiões de onde os animais frequentemente infectados são recebidos.

  16. ZONA DE ALTA VIGILÂNCIA- ACORDO CVP / OIE

  17. OUTRA ZAV FOI RECENTEMENTE DEFINIDA ENTRE OIE E OS GOVERNOS DA COLOMBIA E VENEZUELA PARA A AREA FRONTEIRIÇA ENTRE AMBOS OS PAÍSES.

  18. MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. SÓ A ZAV NÃO É SUFICIENTE. E’ PRIORITÁRIO MANTER TAMBEM NA ÁREA VIZINHA UMA ADEQUADA VIGILÂNCIA PARA EVITAR A DIFUSÃO DO VIRUS EM EVENTUAL EMERGÊNCIA.

  19. MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. -Investigar e identificar a origem dos virus de TODOS OS FUTUROS FOCOS; -Realizar testes de CONTROLE DE QUALIDADE OFICIAL de todas as partidas de vacinas, principalmente os referentes à potência e à ausencia de proteínas não estruturais-NSP; -Assegurar que a LEGISLAÇÃO MAIS EXIGENTE prevaleça onde for necessário harmonizar parametros epidemiológicos,laboratoriais,padrões e exigências para vacinas e kits de diagnóstico. • M

  20. MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. Estabelecer e manter COMISSÃO INTERNACIONAL para rotineiramente avaliar a BIOSSEGURANÇA das fábricas e laboratórios de diagnóstico para evitar escape de virus; Estabelecer e manter uma FORÇA OPERACIONAL ESPECIAL bem treinada tecnicamente e hábil para movimentar pelo país para REAGIR CONTRA POSSIVEIS EMERGENCIAS.

  21. MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. CONTROLE OFICIAL DA RASTREABILIDADE da vacina desde a fábrica até o criador; Conduzir e apoiar PROGRAMAS DE AUDITORIAS nacionais e internacionais; A evolução do programa deve basear-se em SEGURA SOROLOGIA PARA IDENTIFICAR A AUSENCIA DE CIRCULAÇÃO VIRAL.

  22. -Acordo FAMATO (BRASIL) com FEGASACRUZ e FEGABENI (BOLIVIA)”.-Cooperação IDARON (BRASIL) com FEGABENI (BOLIVIA).-PROTOCOLO DE GOVERNO ENTRE BRASIL E BOLIVIA. EXEMPLOS EXITOSOS:

  23. -PL 4.80 EUA e BOLIVIA. -EUA (USDA) e PARAGUAI na região do Chaco. OUTROS EXEMPLOS:

  24. -Cooperação da FALEFA (ARGENTINA) no Chaco (com BOLIVIA e PARAGUAI).-Cooperação da FEDEGAN (COLOMBIA) com CONEFA (EQUADOR). MAIS EXEMPLOS

  25. PARA ÁREAS FRONTEIRIÇAS É MUITO IMPORTANTE ACORDOS PUBLICO- PRIVADOS COM SEUS PARCEIROS DE TODOS OS PAISES DA REGIÃO.“SANIDADE SEM FRONTEIRAS” criado pela FAMASUL(BRASIL) para a ZAV BRASIL/PARAGUAI é bom exemplo.

  26. À OIE,FAO E AO GOVERNO DO PARAGUAI, OS AGRADECIMENTOS DO SETOR PRIVADO DO MERCOSUL.

  27. THANK YOU MERCI BEAUCOUP GRACIAS OBRIGADO

  28. www.cnpc.org.br cnpc@cnpc.org.br

More Related