280 likes | 416 Views
COMO O GOVERNO PODE CONTROLAR E INTERAGIR COM PROGRAMAS PRIVADOS PARA CONTROLE DA FEBRE AFTOSA . A EXPERIENCIA E A VISÃO DO SETOR PRIVADO DO MERCOSUL. OIE/FAO Conferencia Global sobre Aftosa Asunción,Paraguai,24-26 Junho 2009. Sebastião Costa Guedes
E N D
COMO O GOVERNO PODE CONTROLAR E INTERAGIR COM PROGRAMAS PRIVADOS PARA CONTROLE DA FEBRE AFTOSA. A EXPERIENCIA E A VISÃO DO SETOR PRIVADO DO MERCOSUL. OIE/FAO Conferencia Global sobre Aftosa Asunción,Paraguai,24-26 Junho 2009. Sebastião Costa Guedes Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte-CNPC e Membro do Grupo Interamericano para Erradicação da Aftosa-GIEFA
MERCOSUR(MERCADO COMUM DO SUL) • MEMBROS: ARGENTINA,BRASIL, PARAGUAI E URUGUAI. • VENEZUELA EM PROCESSO DE ADMISSÃO. • PAÍSES ASSOCIADOS: BOLÍVIA,CHILE,COLOMBIA, EQUADOR E PERU.
337 MILHÕESMERCOSUL:276 MILHÕES (82%) REBANHOS EM 2008 BOVINOS + BUFALOS AMERICA DO SUL:
INVESTIMENTOS CONTRA F.A. NA AMERICA DO SUL • DESDE 2001: US$ 290-814 MILHÕES/ANO; • SETOR PRIVADO:47-52%; • EM 2007 FOI O RECORDE: US$ 814 MILHÕES,SENDO 47% DO SETOR PRIVADO.
A ERRADICAÇÃO DA F.A. DEVE SER AGORA! • DRÁSTICA REDUÇÃO DE FOCOS; • F.A.PRESENTE APENAS EM ALGUMAS ÁREAS DELIMITADAS; • BRASIL INCORPOROU ESTADOS NORDESTINOS E AMAZÔNICOS NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO;
Houston Conferencia GIEFA / CVP 2004 AMERICA DO SULFOCOS DE F.A. POR ANO PHEFA 1988 FOCOS
AMERICA DO SUL FOCOS DE F.A . 2002-2008
FEBRE AFTOSA- AMERICA DO SULREGIÕES CRÍTICAS PARA A ERRADICAÇÃO 2007-2008VENEZUELA,EQUADOR E TALVEZ BOLÍVIA
PREVISÃO DE ERRADICAÇÃO F.A. • 2010: ARGENTINA,BRAZIL, COLOMBIA,PARAGUAI,PERU E URUGUAI. • 2013-2015: Com investimentos e esforços É POSSIVEL erradicar na BOLIVIA,EQUADOR e VENEZUELA?
A ERRADICAÇÃO DA F.A. DEVE SER AGORA ! PAÍSES DO MERCOSUL E COLOMBIA ESTÃO MOTIVADOS E COOPERAM PARA A ERRADICAÇÃO CONTINENTAL APOIANDO BOLÍVIA,EQUADOR E VENEZUELA;
A ERADICAÇÃO DA F.A. DEVE SER AGORA ! EUA E CANADÁ TAMBÉM DÃO ALGUMA COOPERAÇÃO PARA ALGUNS PAÍSES OU REGIÕES NECESSITADAS; FAO ESTÁ BUSCANDO RECURSOS ESPANHÓIS E ITALIANOS PARA AJUDAR O PROGRAMA DO EQUADOR.
FATORES DECISIVOS BASEADOS NA EXPERIENCIA DE MEIO SÉCULO DE LUTA CONTRA F.A: O GADO PERTENCE AOS CRIADORES; O GOVERNO É O MAIS IMPORTANTE APOIADOR DO SETOR PRIVADO; INTERDEPENDENCIA ENTRE OS PAÍSES; COOPERAÇÃO PÚBLICO–PRIVADA É ESSENCIAL PARA ATINGIR A ERRADICAÇÃO!
RECOMENDAÇÕES NECESSÁRIAS BASEADAS EM 50 ANOS DE COMBATE CONTRA F. A. • SETOR PRIVADO DEVE PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES; • PRIVADOS DEVEM SER EFICIENTES MEMBROS DA VIGILANCIA PASSIVA. • ORIENTAÇÃO PARA AÇÕES BASEADA SÓMENTE NA CIÊNCIA E COM TRANSPARÊNCIA; • SOMENTE TRANSAÇÕES FORMAIS COM ANIMAIS;
RECOMENDAÇÕES NECESSÁRIAS BASEADAS EM 50 ANOS DE COMBATE CONTRA F. A. PRIVADOS DEVEM PAGAR POR ALGUNS SERVIÇOS PÚBLICOS; PARCERIA FOI CONSTANTE EM TODOS OS CASOS DE SUCESSO; PAÍSES COM PERSISTÊNCIA DE FOCOS SÃO EXATAMENTE OS MESMOS COM PROBLEMAS NA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA.
MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. Implementar e manter ZONAS DE ALTA VIGILANCIA–ZAV-nas áreas com risco de reincidência de F.A. e tambem em regiões de onde os animais frequentemente infectados são recebidos.
OUTRA ZAV FOI RECENTEMENTE DEFINIDA ENTRE OIE E OS GOVERNOS DA COLOMBIA E VENEZUELA PARA A AREA FRONTEIRIÇA ENTRE AMBOS OS PAÍSES.
MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. SÓ A ZAV NÃO É SUFICIENTE. E’ PRIORITÁRIO MANTER TAMBEM NA ÁREA VIZINHA UMA ADEQUADA VIGILÂNCIA PARA EVITAR A DIFUSÃO DO VIRUS EM EVENTUAL EMERGÊNCIA.
MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. -Investigar e identificar a origem dos virus de TODOS OS FUTUROS FOCOS; -Realizar testes de CONTROLE DE QUALIDADE OFICIAL de todas as partidas de vacinas, principalmente os referentes à potência e à ausencia de proteínas não estruturais-NSP; -Assegurar que a LEGISLAÇÃO MAIS EXIGENTE prevaleça onde for necessário harmonizar parametros epidemiológicos,laboratoriais,padrões e exigências para vacinas e kits de diagnóstico. • M
MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. Estabelecer e manter COMISSÃO INTERNACIONAL para rotineiramente avaliar a BIOSSEGURANÇA das fábricas e laboratórios de diagnóstico para evitar escape de virus; Estabelecer e manter uma FORÇA OPERACIONAL ESPECIAL bem treinada tecnicamente e hábil para movimentar pelo país para REAGIR CONTRA POSSIVEIS EMERGENCIAS.
MEDIDAS ESSENCIAIS PARA ERRADICAÇÃO DA F.A. CONTROLE OFICIAL DA RASTREABILIDADE da vacina desde a fábrica até o criador; Conduzir e apoiar PROGRAMAS DE AUDITORIAS nacionais e internacionais; A evolução do programa deve basear-se em SEGURA SOROLOGIA PARA IDENTIFICAR A AUSENCIA DE CIRCULAÇÃO VIRAL.
-Acordo FAMATO (BRASIL) com FEGASACRUZ e FEGABENI (BOLIVIA)”.-Cooperação IDARON (BRASIL) com FEGABENI (BOLIVIA).-PROTOCOLO DE GOVERNO ENTRE BRASIL E BOLIVIA. EXEMPLOS EXITOSOS:
-PL 4.80 EUA e BOLIVIA. -EUA (USDA) e PARAGUAI na região do Chaco. OUTROS EXEMPLOS:
-Cooperação da FALEFA (ARGENTINA) no Chaco (com BOLIVIA e PARAGUAI).-Cooperação da FEDEGAN (COLOMBIA) com CONEFA (EQUADOR). MAIS EXEMPLOS
PARA ÁREAS FRONTEIRIÇAS É MUITO IMPORTANTE ACORDOS PUBLICO- PRIVADOS COM SEUS PARCEIROS DE TODOS OS PAISES DA REGIÃO.“SANIDADE SEM FRONTEIRAS” criado pela FAMASUL(BRASIL) para a ZAV BRASIL/PARAGUAI é bom exemplo.
À OIE,FAO E AO GOVERNO DO PARAGUAI, OS AGRADECIMENTOS DO SETOR PRIVADO DO MERCOSUL.
THANK YOU MERCI BEAUCOUP GRACIAS OBRIGADO
www.cnpc.org.br cnpc@cnpc.org.br