1 / 13

Direito Civil III – Contratos

Direito Civil III – Contratos. CONTRATO COM PESSOA A DECLARAR. Direito Civil III – Contratos. CONCEITO. Contrato em que uma das partes se reserva a faculdade de designar uma outra pessoa que assuma a sua posição na relação contratual, como se o contrato for a celebrado com esta última.

Download Presentation

Direito Civil III – Contratos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Direito Civil III – Contratos CONTRATO COM PESSOA A DECLARAR

  2. Direito Civil III – Contratos CONCEITO Contrato em que uma das partes se reserva a faculdade de designar uma outra pessoa que assuma a sua posição na relação contratual, como se o contrato for a celebrado com esta última.

  3. Direito Civil III – Contratos PERSONAGENS Promitente -> Que assume o compromisso de reconhecer o “amicus” ou “electus” Estipulante -> Que pactua em seu favor a cláusula de substituição Electus -> Que, validamente nomeado, aceita a indicação, que é comunicada ao promitente.

  4. Direito Civil III – Contratos NATUREZA JURÍDICA - TEORIAS ESTIPULAÇÃO EM FAVOR DE TERCEIRO Semelhança -> Exceção ao princípio da relatividade dos efeitos dos contratos. Diferença -> Na EFT o Estipulante e o Promitente permanecem vinculados ao contrato após a adesão de terceiro. No CPD um deles desaparece - Estipulante!

  5. Direito Civil III – Contratos NATUREZA JURÍDICA - TEORIAS TEORIA DA CONDIÇÃO O contrato apresenta-se como contrato em nome próprio, sob condição resolutiva e como contrato em nome alheio sob condição suspensiva.

  6. Direito Civil III – Contratos C.P.D. E INSTITUTOS AFINS CESSÃO DE CONTRATO Semelhança -> Ambas as figuras correspondem ao fenômeno sucessório no contrato. Diferença -> Na CC o terceiro entra com efeitos ex nunc. No CCD o efeito é ex tunc

  7. Direito Civil III – Contratos C.P.D. E INSTITUTOS AFINS MANDATO Diferença -> O mandatário declara sempre o nome do mandante que não é indeterminado.

  8. Direito Civil III – Contratos FASES PRIMEIRA O estipulante comparece em caráter provisório, ao lado de um contratante certo, até a aceitação do nomeado. SEGUNDA O nomeado passa a ser o “dominus negotti”

  9. Direito Civil III – Contratos DISCIPLINA NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Art. 467. No momento da conclusão do contrato, pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações dele decorrentes.

  10. Direito Civil III – Contratos DISCIPLINA NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Art. 468. Essa indicação deve ser comunicada à outra parte no prazo de cinco dias da conclusão do contrato, se outro não tiver sido estipulado. Parágrafo único. A aceitação da pessoa nomeada não será eficaz se não se revestir da mesma forma que as partes usaram para o contrato.

  11. Direito Civil III – Contratos DISCIPLINA NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Art. 469. A pessoa, nomeada de conformidade com os artigos antecedentes, adquire os direitos e assume as obrigações decorrentes do contrato, a partir do momento em que este foi celebrado.

  12. Direito Civil III – Contratos DISCIPLINA NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Art. 470. O contrato será eficaz somente entre os contratantes originários:         I - se não houver indicação de pessoa, ou se o nomeado se recusar a aceitá-la;         II - se a pessoa nomeada era insolvente, e a outra pessoa o desconhecia no momento da indicação.

  13. Direito Civil III – Contratos DISCIPLINA NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Art. 471. Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários.

More Related