1 / 33

Equilíbrio Iônico

Equilíbrio Iônico. Professor Fernando Farah 2012. Considere o eletrólito AB em solução aquosa: AB A + + B –

Download Presentation

Equilíbrio Iônico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Equilíbrio Iônico Professor Fernando Farah 2012

  2. Considere o eletrólito AB em solução aquosa: AB A+ + B– Sua ionização (se AB for molecular) ou sua dissociação (se AB for iônico) também é um fenômeno reversível e, assim sendo, atingirá, após determinado tempo, o equilíbrio químico. Este equilíbrio será agora chamado de equilíbrio iônico porque aparecem íons. Importante ressaltar que, no caso de bases fortes e sais solúveis, não podemos falar em equilíbrio iônico, já que a reação inversa não se processa (a dissociação não é reversível). Exemplos HCN H+ + CN- NH4OH NH4+ + OH- NaOH Na+ + OH- (não reversível) Se considerarmos a ionização do HNO2:HNO2 NO2- + H+ A exemplo de equilíbrios anteriores, podemos escrever que sua constante de equilíbrio é:

  3. Esta constante de equilíbrio, Kc, recebe agora o nome particular de constante de ionização ou constante de dissociação iônica e é representada por Ki, Ka (no caso de ácidos) ou Kb (no caso de bases).

  4. OBSERVAÇÕES a) Ki varia com a temperatura. b) Quando a ionização de um eletrólito apresentar várias etapas, temos para cada etapa uma constante de ionização: Observe que a primeira constante de ionização de ácido fosfórico é maior que a segunda, que, por sua vez, é maior que a terceira, indicando que a primeira ionização de um eletrólito ocorre mais intensamente que as outras subsequentes. c) Valores altos de Ki indicam eletrólitos fortes que são, portanto, muito dissociados ou ionizados; enquanto valores baixos indicam que o eletrólito é fraco.

  5. Na tabela seguinte, temos valores de Ka de alguns ácidos:

  6. 9. Lei da Diluição de Ostwald • Chamamos αo grau de ionização de um eletrólito, que pode ser definido como a fração do mol que está ionizada na solução. Portanto, para cada mol que foi inicialmente dissolvido, α representa a parte que se ionizou. De forma geral, temos:

  7. Faça este exercício... 1) X, Y e Z representam genericamente três ácidos que, quando dissolvidos em um mesmo volume de água, à temperatura constante, comportam-se de acordo com a tabela. Número de mol dissolvidos Número de mol ionizados X 20 2 Y 10 7 Z 5 1 Analise as afirmações, considerando os três ácidos. I – X representa o mais forte II – Z representa o mais fraco III – Y apresenta o maior grau de ionização Está(ão) correta(s): apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e II e) I, II e III

  8. Dividindo numerador e denominador pelo volume teremos: = → [H+] = .m Exemplo: Uma solução aquosa 0,045mol/L de ácido acético (CH3COOH) apresenta o ácido 2% dissociado em H+ e CH3COO-. A concentração de cada um dos íons na solução é: 9.10-6mol/L b) 9.10-4 mol/L c) 9.10-3mol/L d) 9.10-2 mol/L e) 9.10-1 mol/L

  9. Considere o equilíbrio: AB    A+ + B– A partir da concentração molar (m) e do grau de ionização (α), podemos relacionar Ki e α:

  10. Esta fórmula é a Lei da Diluição de Ostwalde permite concluir que, quanto menor a concentração de um eletrólito, maior será seu grau de ionização, o que significa dizer que o grau de ionização aumenta à medida que se dilui a solução. Para eletrólitos fracos, nos quais os valores de α são muito pequenos, podemos considerar 1–αcomo sendo praticamente 1, o que simplifica a equação de Ostwald para:

  11. Tente fazer aí! Utilizando os dados da questão anterior (grau de dissociação 2% e 0,045mol/L), concluímos que o valor da constante de ionização (Ka) do ácido acético é: a)1,8.10-6 b) 1,8.10-5 c) 9,0.10-8 d) 9,0.10-4 e) 2,0.10-2 2) Um monoácido fraco tem constante de ionização igual a 10-8 , em temperatura ambiente. Esse ácido, numa solução molar, terá grau de ionização aproximadamente igual a: 10% b) 1% c) 0,1% d) 0,01% e) 0,0001%

  12. 10. Efeito do Íon Comum Efeito do íon comum é o nome que se dá à aplicação do princípio de LeChatelier (deslocamento do equilíbrio) para equilíbrios iônicos. Ex.:Considere o equilíbrio que se estabelece quando HCN é colocado em água: HCNH+ + CN– Vamos supor agora que se adicione à solução cianeto de sódio (NaCN). Como NaCN é iônico, sua dissociação é total: NaCN→Na+ + CN– O íon CN– oriundo do cianeto de sódio é comum ao equilíbrio do ácido; logo, sua concentração aumentará, o que provocará o deslocamento do equilíbrio para a esquerda, no sentido de formar HCN, diminuindo, portanto, a ionização do ácido.

  13. O fato de o grau de ionização de um eletrólito diminuir pela adição, na solução, de outro eletrólito que possua um íon igual a um dos íons do 1o eletrólito recebe o nome de EFEITO DE ÍON COMUM. É importante lembrar que há íons que, apesar de não serem comuns ao equilíbrio iônico, também podem deslocá-lo. Tomemos, por exemplo, a dissociação de NH4OH: Se a esta solução adicionarmos um ácido qualquer, estaremos adicionando H+, que reagirá com os íons OH– da base, formando água. A concentração de íons OH– irá diminuir e, portanto, o equilíbrio será deslocado para a direita, aumentando a dissociação da base.

  14. 11. Indicadores Ácido-Base Indicadores ácido-base são substâncias químicas, geralmente ácidos ou bases fracas, que mudam de cor, dependendo de o meio estar ácido ou básico. Esta mudança de cor é decorrência do deslocamento do equilíbrio químico. Tomemos, por exemplo, o indicador ácido-base genérico HIn: Se adicionarmos ao equilíbrio um ácido qualquer, haverá um aumento na concentração de íons H+, o que provoca um deslocamento para a esquerda, fazendo com que a solução se torne amarela.

  15. No entanto, se adicionarmos uma base, há uma diminuição dos íons H+ (que são captados pelo OH– da base formando água) e, portanto, o equilíbrio se desloca para a direita, tornando a solução vermelha.

  16. 12. Equilíbrio Iônico da Água (Kw) A água é um eletrólito extremamente fraco, que se ioniza segundo a equação: H2O + H2O H3O+ + OH– ou simplesmente: H2O H+ + OH– Como toda ionização, a da água também atinge um equilíbrio, chamado equilíbrio iônico da água. Um litro de água a 25ºC tem massa igual a 1.000 g. Portanto, em 1 litro, temos aproximadamente 55,5 mol de água: Destes 55,5 mol, constata-se experimentalmente que apenas 10–7 mols sofrem ionização. A constante de ionização da água pode ser determinada pela equação:

  17. No entanto, a 25ºC, a quantidade de água que fica sem se ionizar assume o valor de (55,5 – 10–7) mol/L, que é praticamente o valor inicial de 55,5 mol/L. Podemos então concluir que a concentração de água ([H2O]) é praticamente constante e, portanto:

  18. O produto iônico da água, Kw, tem valor igual a 10–14 a 25 ºC.Kwé uma constante de equilíbrio e como tal não é afetada pela variação na concentração de H+ ou OH–, mas varia com a temperatura. • →Para soluções ácidas: [H+] > [OH-] • →Para soluções básicas: [H+] < [OH-] • →Para soluções neutras (ou água pura): [H+] = [OH-] • A 25 °C podemos afirmar que: • Soluções ácidas • [H+] > 10-7 mol/L • [OH-] < 10-7mol/L • Soluções Básicas ou alcalinas • [H+] < 10-7 mol/L • [OH-] > 10-7 mol/L • Soluções neutras • [H+] = [OH-]

  19. 13. pH e pOH Para não se trabalhar com potências negativas, como, por exemplo, Peter L. Sörensen propôs uma nova escala para as medidas de acidez e basicidade das soluções, utilizando logaritmo segundo as definições: A letra p, minúscula, significa potencial. Portanto: → pH é o potencial hidrogeniônico da solução • → pOH é o potencial hidroxiliônico da solução

  20. 13.1. Para soluções ácidas

  21. Exemplo • Qual o pH de uma solução de concentração hidrogeniônica igual a 10–5 ? 13.2. Para Soluções Básicas

  22. Exemplo • Portanto, a 25°C:

  23. 13.4. Relação entre pH e pOH • Portanto:

  24. 14. Hidrólise de Sais Chamamos hidrólise salina a reação entre um sal e a água, produzindo o ácido e a base correspondentes. A hidrólise do sal é, portanto, a reação inversa da neutralização. Para simplificar a análise dos fenômenos da hidrólise salina, os sais são divididos em 4 tipos, a saber: 1) Sal de ácido forte e base fraca 2) Sal de ácido fraco e base forte 3) Sal de ácido fraco e base fraca 4) Sal de ácido forte e base forte

  25. 14.1. Sal de Ácido Forte e Base Fraca então ficamos com: Podemos então observar que quem sofre a hidrólise não é o sal, mas sim o íon NH4+ (da base fraca), liberando íons H+, que conferem à solução caráter ácido com pH menor que 7.

  26. 14.2. Sal de Ácido Fraco e Base Forte então ficamos com: Observamos, então, que quem sofre a hidrólise, neste caso, é o íon CN– (do ácido fraco), liberando íons OH– que conferem à solução caráter básico com pH maior que 7.

  27. 14.3. Sal de Ácido Fraco e Base Fraca então ficamos com: • Como tanto o ácido quanto a base são fracos, ocorre realmente a hidrólise do sal e não apenas de um dos íons (como nos dois casos anteriores). Podemos concluir que quem sofre hidrólise são os íons correspondentes ao ácido e/ou base fracos. • Neste caso, o meio pode ficar ácido, básico ou neutro. • O meio será ligeiramente ácido se a ionização do ácido for maior que a da base (Ka > Kb) • O meio será ligeiramente básico se a ionização do ácido for menor que a da base (Ka < Kb) • O meio será neutro se a ionização do ácido apresentar mesma intensidade que a da base (Ka = Kb)

  28. 14.4. Sal de Ácido Forte e Base Forte • então ficamos com: Sendo o NaOH uma base forte, os íons Na+ não captam os íons OH– da água. Do mesmo modo, sendo o HBr um ácido forte, os íons Br– não captam os íons H+ da água. Portanto, neste caso, não há hidrólise. A solução terá caráter neutro, com pH igual a 7.

  29. Concluímos que, na solução salina, predomina sempre o caráter do mais forte. Quando o sal é formado por ácido/base de mesma força (2 fortes), a solução final é neutra.

  30. Responda agora... 2. No vinagre ocorre o seguinte equilíbrio: CH3COOH CH3COO- + H+ Que efeito provoca nesse equilíbrio a adição de uma substância básica? Justifique a sua resposta. 3. (UFMG) Tem-se notado um abaixamento de pH da água das chuvas em muitas regiões do mundo. Uma das causas é a emissão de dióxido de enxofre, SO2, feita por centenas de indústrias, o qual é oxidado e hidrolisado na atmosfera. Em relação ao exposto, qual das seguintes alternativas é errada? a) Uma chuva com pH=4,6 é dez vezes mais ácida do que uma chuva com pH=5,6 b) A oxidação e a hidrólise do SO2na atmosfera levam à formação de ácido sulfúrico. c) Ácidos fortes podem dissociar-se na água das chuvas, abaixando seu pH. d) O abaixamento do pH da água das chuvas significa diminuição na concentração dos íons hidrogênio. e) Estátuas e monumentos de mármore, CaCO3, expostos a chuvas de baixo pH, podem ser eventualmente destruídos.

  31. Alguns exercícios... testando a sua inteligência!!!

  32. 1. Qual o pH de uma solução cuja concentração hidrogeniônica ([H+] é 10-8 ? 2. Calcular o pH de um meio cuja concentração hidrogeniônica é 0,01 mol/L. 3. Qual é o pH de uma solução cuja concentração hidroxiliônica é de 0,1 mol/L? 4. Calcular o pH de uma solução de ácido clorídrico – HCl – 0,1M 5. Determine o pH de uma solução 0,005M de ácido sulfúrico? 6. Uma solução apresenta concentração hidrogeniônica igual a 10-11 mol/L. Qual é o seu pOH? 7. Foi preparada uma solução 0,04M de ácido clorídrico (HCl). Descobrir o seu pOH. (log 4 = 0,6) 8. Foi preparada uma solução 0,8M de hidróxido de sódio (NaOH). Qual o seu pH? (Dado: log 8 = 0,9) 9. Qual o pH de uma solução 0,2M de ácido acético (HAc), sabendo que, nessa diluição, o grau de ionização é igual a 0,5%? 10. Em uma solução aquosa 0,1M, o ácido acético (HAc) está 1% ionizado. Calcular a concentração hidrogeniônica e o pH da solução.

  33. Thankyousomuch!

More Related