1 / 9

Dificuldades do Psicólogo Hospitalar e o Setting .

O trabalho em equipe no contexto hospitalar: Reflexões à partir da experiência de um programa de residência multiprofissional em saúde.

denna
Download Presentation

Dificuldades do Psicólogo Hospitalar e o Setting .

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O trabalho em equipe no contexto hospitalar: Reflexões à partir da experiência de um programa de residência multiprofissional em saúde. Podemos definir a equipe multiprofissional em saúde como um conjunto de profissionais com formações diferentes que se associam com o propósito de efetuar o cuidado com os indivíduos em termos de saúde. A equipe multiprofissional é de extrema importância para a área da saúde, pois o cuidado com os pacientes requer conhecimentos e técnicas que se complementem. Cada profissional nessa equipe tem suas características e aspectos em seu trabalho.

  2. Dificuldades do Psicólogo Hospitalar e o Setting. O psicólogo encontra algumas dificuldades que se caracterizam principalmente pela diferenciação do contexto hospitalar e do consultório. Quanto ao contexto hospitalar, há três características que o distingue:

  3. SUJEITO: Para este, no ambiente hospitalar o principal tema de seu sofrimento se refere aos aspectos orgânicos, enquanto que em consultório as pessoas carregam dificuldades em relação aoutras questões. • SETTING: No hospital nos deparamos com a falta de privacidade e os atendimentos são por encaminhamento e não por demanda espontânea como ocorre no consultório. • PRESENÇA DA MORTE: Aspecto que se distancia do consultório, pois há uma presença concreta da morte.

  4. Dialogo dentro da equipe multiprofissional Diálogo dentro da equipe multiprofissional O diálogo e aintegração da equipe é fundamental para que se efetive uma visão do indivíduo de um modo geral, não olhando apenas para um determinado aspecto, pois é a partir da comunicação entre os profissionais que surge a troca de conhecimentos, possibilitando uma assistência mais eficiente.

  5. Algumas dificuldades podem surgir dentro da equipe multiprofissional e prejudicar a interação, são exemplos, as tentativas de hierarquia partindo de outros profissionais (principalmente da área médica), formação diferenciada podendo gerar posturas impotência ou onipotências entre profissionais, defesa do espaço conquistado, crises de identidade profissional, entre outros.

  6. Papel do Psicólogo dentro da equipe O psicólogo dentro da equipe multiprofissional ainda não tem um papel bem estabelecido, encontrando dificuldades de inserção, por vezes, sua função é como de mediador entre paciente e outros profissionais, além de promover ações voltadas para o bem estar destes profissionais.

  7. Portarias/leis e seus paradoxos As portarias 2042/1996 e 3407/1998 e a Lei 2776/2008 fazem obrigatório a atuação do psicólogo dentro de centros hospitalares que possuem UTI’s, transplantes de órgãos e atendimento a gestantes, mas esse profissional precisa passar por um processo de institucionalizaçãoantes da atuação.

  8. Considerações Finais O médico não é mais o único profissional responsável pela assistência a saúde, a equipe multiprofissional, com habilidades e técnicas complementares consegue dar a assistência adequada e contribuem para o enriquecimento de toda a equipe, dos pacientes e da área da saúde. O psicólogo apesar de ter grande importância ainda não tem um papel estabelecido no hospital, portanto também encontra alguns desafios fazendo-se necessária uma revisão acerca de sua atuação nesse contexto.

  9. Referência Bibliográfica: Referência Bibliográfica: Referência Bibliográfica: Peres, R. S. et al. O trabalho em equipe no contexto hospitalar: reflexões a partir da experiência de um programa de residência multiprofissional em saúde. Revista Em Extensão. v.10, n.1, 2011. p.113-120.

More Related