1 / 43

Aulões para o ENEM 2009

Aulões para o ENEM 2009. Profº Humberto Henrique Truppel Matemática. As provas do ENEM tem as seguintes características: Caráter interdisciplinar; Interpretação das variáveis e valores envolvidos no problema;

eara
Download Presentation

Aulões para o ENEM 2009

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aulões para o ENEM 2009 Profº Humberto Henrique Truppel Matemática

  2. As provas do ENEM tem as seguintes características: • Caráter interdisciplinar; • Interpretação das variáveis e valores envolvidos no problema; • Muitos cálculos envolvendo raciocínio lógico, proporção, regra de três simples, porcentagem,cálculo de probabilidade, média aritmética, potenciação e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão); • A maioria dos exercícios trazem comparação entre tabelas e análise de gráficos, para tomada de decisões; • Sugerem compreensão do ambiente em que vivemos, transformando linguagens, interpretando indicadores de saúde, confrontando diferentes pontos de vista; • Questões contextualizadas para resolver situações- problema do cotidiano;

  3. Nova matriz de referência do ENEM 2009 Essa nova matriz do ENEM apresenta as habilidades e competências que o candidato precisa conhecer para realizar uma prova com tranquilidade. As principais habilidades que podemos destacar são: • Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma para solução de problemas do cotidiano; • Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano; • Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais; • Identificar representações algébricas que expressem relações entre as grandezas( razões, frações, produto, quociente, percentuais, divisão com decimais ); • Analisar informações expressas em tabelas e gráficos para tirar conclusões, através da construção de argumentos; • Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de Estatística e Probabilidade.

  4. Dicas para resolver as questões objetivas do ENEM • A grande maioria das questões traz a resposta no próprio enunciado e está conectada com temas atuais. • Leia de tudo: jornais, revistas,livros, sites. • Assista telejornais, observando não só o conteúdo das notícias, como também as charges, ilustrações, quadrinhos, gráficos e estatísticas. • Continue estudando com afinco os conteúdos, mas com maior preocupação em entendê-los, e não em decorá-los, fazendo uma inter-relação do conteúdo com as várias áreas do conhecimento. • Leia com muita atenção o enunciado das questões, grifando as palavras- chave, as afirmações e a pergunta formulada.

  5. Quanto aos gráficos, diagramas e tabelas • Ao se deparar com gráficos, diagramas e tabelas, observe e entenda bem o significado das palavras que encabeçam os raios dos gráficos, os ¨pedaços de pizza ¨ dos diagramas, e o topo e as laterais( se houver) das tabelas. • No caso dos gráficos, estabeleça as relações de proporcionalidade, comparando grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. • No caso de tabelas, lembre-se de comparar os dados de cada item da tabela.

  6. A prova do ENEM valoriza as respostas antenadas com a ética e com a crítica, respeitando à diversidade, o meio ambiente e a defesa de uma sociedade democrática.

  7. Questão 12- ENEM-2007 A queima de cana aumenta a concentração de dióxido de carbono e de material particulado na atmosfera,causa alteração do clima e contribui para o aumento de doenças respiratórias. A tabela abaixo apresenta números relativos a pacientes internados em um hospital no período da queima da cana.

  8. Escolhendo-se aleatoriamente um paciente internado nesse hospital por problemas respiratórios causados pelas queimadas, a probabilidade de que ele seja uma criança é igual a: • 0,26, o que sugere a necessidade de implementação de medidas que reforcem a atenção ao idoso internado com problemas respiratórios. B) 0,50, o que comprova ser de grau médio a gravidade dos problemas respiratórios que atingem a população nas regiões das queimadas. C) 0,63, o que mostra que nenhum aspecto relativo à saúde infantil pode ser negligenciado. D) 0,67, o que indica a necessidade de campanhas de conscientização que objetivem a eliminação das queimadas. E) 0,75, o que sugere a necessidade de que, em áreas atingidas pelos efeitos das queimadas, o atendimento hospitalar no setor de pediatria seja reforçado. Resposta: E

  9. Texto para as questões 23 e 24 O Aedes aegypti é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís – MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esse mosquito era encontrado. A tabela abaixo mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.

  10. Questão 23- ENEM 2007 De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse município deveria ser constituído por: A) pneus e caixas d’água. B) tambores, tanques e depósitos de barro. C) vasos de plantas, poços e cisternas. D) materiais de construção e peças de carro. E) garrafas, latas e plásticos.

  11. Questão 24 Se mantido o percentual de redução da população total de A. aegypti observada de 2001 para 2002, teria sido encontrado, em 2003, um número total de mosquitos: • menor que 5.000 B) maior que 5.000 e menor que 10.000 C) maior que 10.000 e menor que 15.000 D) maior que 15.000 e menor que 20.000. E) maior que 20.000.

  12. Questão 9- Simulado ENEM - 2009 As condições de saúde e a qualidade de vida de uma população humana estão diretamente relacionadas com a disponibilidade de alimentos e a renda familiar. O gráfico I mostra dados da produção brasileira de arroz, feijão, milho, soja e trigo e do crescimento populacional, no período entre 1997 e 2003. O gráfico II mostra a distribuição da renda familiar no Brasil, no ano de 2003.

  13. Considere que três debatedores, discutindo as causas da fome no Brasil, chegaram às seguintes conclusões: Debatedor 1 – O Brasil não produz alimento suficiente para alimentar sua população. Como a renda média do brasileiro é baixa, o País não consegue importar a quantidade necessária de alimentos e isso é a causa principal da fome. Debatedor 2 – O Brasil produz alimentos em quantidade suficiente para alimentar toda sua população. A causa principal da fome, no Brasil, é a má distribuição de renda. Debatedor 3 – A exportação da produção agrícola brasileira, a partir da inserção do País no mercado internacional, é a causa majoritária da subnutrição no País. • Considerando que são necessários, em média, 250 kg de alimentos para alimentar uma pessoa durante um ano, os dados dos gráficos I e II, relativos ao ano de 2003, corroboram apenas a tese do(s) debatedor(es): (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 1 e 3 (E) 2 e 3

  14. Questão 33- ENEM 2008 A figura abaixo representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.

  15. Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em que x é o número de dias em atraso, então: A) M(x) = 500 + 0,4x. B) M(x) = 500 + 10x. C) M(x) = 510 + 0,4x. D) M(x) = 510 + 40x. E) M(x) = 500 + 10,4x.

  16. Questão 45- ENEM -2008 Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas viverá na zona urbana. O gráfico a seguir mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas, e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.

  17. De acordo com o gráfico, a população urbana mundial em 2020 corresponderá, aproximadamente, a quantos bilhões de pessoas? A) 4,00 B) 4,10 C) 4,15 D) 4,25 E) 4,50

More Related