1 / 5

António Alves Guerreiro

Cerv@vela. António Alves Guerreiro. Agrupamento de Escolas de Cerva. Cerva – Vila Real. 3 + 1. 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.

edie
Download Presentation

António Alves Guerreiro

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cerv@vela António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 3 + 1 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais

  2. Com o intuito de participar pela primeira vez no concurso Rali Solar elaboramos um barco com materiais de fácil obtenção, tentado ao máximo a reutilizando materiais. Para além da construção do barco adquirimos conhecimentos que envolvem as energias renováveis, nomeadamente a energia solar e respectiva conversão em energia eléctrica que nos levasse a produção de energia mecânica, que seria visível com o movimento do barco. Tentamos sempre que possível utilizar materiais reutilizáveis mas alguns materiais foram adquiridos, como foi o caso das células que foram compradas (sendo uma cedida pelos organizadores do concurso).

  3. Foi efectuada um pesquisa na internet sobre barcos solares, depois de analisada a informação obtida seleccionou-se o material a utilizar na elaboração do barco. Optou-se sempre que possível por materiais reutilizáveis: • Poliurtanopara os cascos; • - Madeira para unir os cascos; • Tinta branca; • Varinhas de metal para os mastros; • - Motor(es) de um carrinho de brincar de 4,5 V; • Revestimento impermeabilizante; • Ventoinha. Desenhos elaborado pelos alunos

  4. A pesquisa e projecção do protótipo foi dos alunos. Pesquisaram a maior parte da informação na internet, quanto aos conhecimentos científicos inerentes ao projecto foram explicados pelos professores. Ao longo da actividade os alunos seleccionaram os materiais a utilizar sendo confrontados com as suas decisões. Estes foram orientados/ajudados na consecução do projecto. A principal dificuldade verificada foi pôr o barro a andar com a célula e o motor fornecido pela organização, visto que se deduzia que seriam os únicos componentes eléctricos permitidos na montagem do barco, sendo a estrutura deste o mais importante (menor massa possível). Como só tomamos conhecimento da possibilidade de acrescentar mais células e usar outro motor, apenas em Abril é que partimos para essa opção, o que nos levou a estarmos atrasados na consecução do projecto. Tivemos problemas em conseguir uma ventoinha com as características pedidas pela organização, sendo a nossa ligeiramente maior em diâmetro. Ainda estamos a estudar a possibilidade de acrescentar mais um motor e ventoinha, tentando obter uma maior velocidade . O projecto foi se desenvolvendo entre o mês de Fevereiro e inicio de Maio, tentando sempre que possível não interferir no horário das disciplinas envolvidas. O projecto ainda não está completamente finalizado.

  5. Este projecto poderia ser disponibilizado as escolas com o intuito de desenvolver nos alunos um gosto pela experimentação e construção de materiais complementares aos conhecimentos adquiridos nas aulas de diversas disciplinas. Com este projecto adquiriu-se essencialmente conhecimentos de transferência e transformação de energia, montagem de circuitos em série e paralelo, medição de grandezas físicas (intensidade da corrente eléctrica e diferença de potencial), este projecto foi de encontro aos alguns conceitos do curriculum das disciplinas de Ciências Físico-Químicas, Educação Tecnológica e Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade. Para dar a conhecer este projecto na escola e comunidade, iremos elaborar noticias que serão colocadas no jornal e página da escola, e nas actividades de final de período o projecto será apresentado em funcionamento .

More Related