110 likes | 273 Views
Eustáquio Pereira. 21 97570-2172. /eustaquio.pereira. Paróquia de Santa Rita de Cássia - Teresópolis. Experiências e aprendizados. Unidade Diocesana: A Pascom é um projeto de unidade. Gerar comunhão deve ser o norteador de nossos trabalhos. Materiais para a Diocese e mídias seculares.
E N D
Eustáquio Pereira 21 97570-2172 /eustaquio.pereira Paróquia de Santa Rita de Cássia - Teresópolis
Experiências e aprendizados Unidade Diocesana: A Pascom é um projeto de unidade. Gerar comunhão deve ser o norteador de nossos trabalhos.
Materiais para a Diocese e mídias seculares Tendo em vista o conceito de “Caminhar juntos”, procuramos enviar com alguma frequência materiais para a equipe diocesana Na maioria das vezes o material está vinculado a presença de Dom Gregório em atividades nas paróquias ou eventos do Decanato. Também procuramos enviar coberturas de datas festivas, assembleias e encontros. Além da produção de textos, a criação de pequenos vídeos tem sido frequente, com o áudio sendo aproveitado para programas de rádio. Também há espaço na mídia secular da cidade para a divulgação das principais atividades.
Pascom sem padre? “Na paróquia, a Pascom desenha-se do seguinte modo: o pároco é o seu referencial, que atua em sintonia e diálogo com um coordenador paroquial” (Diretório, 263)
Criação de novas lideranças Agentes com várias funções na paróquia/decanato/diocese, compromissos pessoais e a ação do tempo exigem que a Pascom procure sempre se renovar, incluindo novas pessoas nas atividades e assumindo responsabilidades. A Pascom Santa Rita passa por momento de reformulação, buscando na juventude e representações de Capelas novos líderes e agentes para reforçar a equipe.
Benchmarking e inspirações O que vi? • Protagonismo dos leigos • Inserção social • Excesso de corporativismo Busca de práticas, em condições semelhantes, de situações de sucessos e fracassos
Inte[g]ração com o outro “A paróquia, como comunidade, é o espaço privilegiado para o encontro das pessoas e a formação para a comunicação” (Diretório, 263) A comunicação na paróquia é uma via de mão dupla. Emitente e receptor estão em condições iguais e constroem sobre um mesmo objeto. Cabe a Pascom gerenciar.
Santa Teresa: Capelas e complexidade Quando a Pascom foi montada na Paróquia, três das seis capelas já possuíam alguma “cultura” de comunicação própria, via redes sociais. Desafio: Interagir com a riqueza histórica da Matriz, que se confunde com a história da cidade, e criar comunhão entre Capelas e Matriz. Em dois meses criou-se um grupo de trabalho, com sede na Matriz, que se relaciona com representantes das Capelas, o CPP e a administração da paróquia
O que eu tô fazendo aqui? A experiência com a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus Tarefa: dar formação acerca da Pastoral para um grupo de jovens para a montagem da Pascom na paróquia Experiência permitiu que se fizesse uma reflexão teórica da Pastoral, e um exercício de montagem de um material apropriado para ser transmitido aos que estavam chegando. A Pascom enquanto vocação na Igreja
Pascom Mirim Está em processo de consolidação a Pascom Mirim, na Paróquia de Santa Rita. As crianças, além de fazerem fotos em eventos infantis, também contribuem para o jornal paroquial, com pequenos textos falando sobre a vida da criança da Igreja. Para o dia das crianças está sendo pensado um trabalho junto com o Padre Adilson, que é o atual pároco, e incentivador da participação das crianças na paróquia
De olho nos vacilos “A Pascom é minha” Desprezar o CPP Fugir do povo “Quem comunica faz-se próximo. E o bom samaritano não só se faz próximo, mas cuida do homem que encontra quase morto ao lado da estrada (…) Comunicar significa tomar consciência de que somos humanos, filhos de Deus. Apraz-me definir este poder da comunicação como ‘proximidade’”.