1 / 12

Configuração de Jumpers

Configuração de Jumpers. Pecinhas tão pequenas que passam quase desapercebidas, mas exercem uma função importante.

eshana
Download Presentation

Configuração de Jumpers

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Configuração de Jumpers

  2. Pecinhas tão pequenas que passam quase desapercebidas, mas exercem uma função importante. • As placas e demais componentes presente em um computador possuem centenas de circuitos, soldas, parafusos e peças pequenas que muitas vezes nem notamos, mas sem as quais o computador não funcionaria corretamente. • Os jumpers são um exemplo destas pecinhas minúsculas, mas necessárias. Um jumper é uma peça plástica que contém um pequeno filamento de metal responsável pela condução de eletricidade. De acordo com a disposição destas peças nos chamados pinos, o fluxo de eletricidade é desviado, ativando configurações distintas.

  3. Este é o tipo de configuração que ocorre por meio físico, e não utilizando um software como é o mais comum. • Em computadores mais antigos, as voltagem e velocidade da CPU eram totalmente configuradas por meio de jumpers. Caso algum pino fosse configurado de maneira errada, as placas queimavam ou o computador ficava muito lento.

  4. Nas placas-mãe mais antigas os jumpers tinham funções predefinidas de acordo com a cor dos mesmos: White (branco)configura o tipo de CPU (processador) que será conectado na placa; Yellow (amarelo) seleciona a velocidade do Barramento externo (FSB), como 50, 60, 66 MHz; Red (vermelho) seleciona a voltagem interna (core) utilizada pela CPU, como 2.8 volts, voltagem esta utilizada pelo processador Pentium MMX, por exemplo. Já em muitas placas-mãe modernas o jumper de cor "red" tem como função limpar configurações gravadas na pequena memória RAM que armazena o CMOS Setup.

  5. No Hard Disc • Os jumpers podem ser usados no HD, pois pinos no lugar errado vão fazer com que eles não sejam reconhecidos corretamente. A qual podemos configurar em MA – Master, SL – Slave, CS – Cabo Select.

  6. Primeiramente, analise se o HD está com jumpers inseridos, o que pode alterar as configurações. Se seu HD for do tipo SATA 2, ele poderá estar configurado de modo que velocidade dele fique limitada para SATA 1. Se o modelo for do tipo PATA, você deverá configurá-lo como “MASTER”, caso o HD que você está inserindo seja o disco primário ou o único utilizado pelo computador, ou como “SLAVE”, no caso do disco ser secundário.

  7. O modo como os jumpers afetam a configuração do disco pode ser localizado na etiqueta que fica na parte superior do disco rígido. Sempre leia a etiqueta e analise como os jumpers estão no disco antes de inserir um HD novo no computador.

  8. No CD ROM • Através desse jumper você pode definir a posição de sua unidade na BIOS do computador. Deixando o jumper do lado esquerdo, a posição é definida de acordo com o cabo IDE. Caso você deixe o jumper no meio, a unidade será definida como Slave, dando prioridade a HDs para serem unidades Master. Já se você colocar o jumper no lado direito, ele será definido como uma unidade Master. 

  9. Na Placa Mãe • É importante notar que existem placas-mãe AT que possuem tanto o conector para fonte AT quanto para fonte ATX (em alguns casos é necessário mudar um jumper de posição na placa-mãe para configurar qual dos dois conectores será usado; um jumper é um pequeno conector que funciona como uma minúscula chave).

  10. Na BIOS • Usado para as configurações da BIOS (setup), para voltar as configurações para as originais de fábrica, mude o Jumper "clear cmos"de posição por alguns segundos (20 segundos por exemplo) e coloque-o devolta no lugar, depois tente ligar o computador novamente. este "jumper" fica sempre próximo da bateria da placa-mãe, tem 3 pinos, o jumper sempre conecta 2 deles, basta mudar a posição do jumper ligando o pino do meio com o pino do outro lado. (note que na imagem tem um pino "sobrando")

  11. Para configurar processadores • Existem configuração com jumper para processadores onde podemos configurar a tensão do processador, da sua freqüência de operação externa e do seu fator de multiplicação, significa que a placa-mãe aceita o processador - mesmo que no manual não haja qualquer referência ao processador que você deseja instalar. • As placas-mãe mais novas não têm jumpers de configuração, sendo a sua configuração efetuada através do setup do micro. Nesse caso, o procedimento de configuração é idêntico; a única diferença será que, em vez de mudar jumpers de posição na placa, deverão ser alteradas opções do setup. Vocês ó poderá configurar esse tipo de placa após o micro estar montado, já que precisará ligá-lo para : efetuar a sua configuração no setup.

  12. Atividades • O que são jumpers? • Onde os jumpers são usados? • Explique o uso do jumper na BIOS? • Explique o uso do jumper para configurar processadores?

More Related