1 / 25

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS. A Segunda Revolução Industrial e as novas tecnologias. A Segunda Revolução Industrial atingiu vários países do mundo e deu início à era dos oligopólios e do Capitalismo Financeiro.

everly
Download Presentation

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS

  2. A Segunda Revolução Industrial e as novas tecnologias A Segunda Revolução Industrial atingiu vários países do mundo e deu início à era dos oligopólios e do Capitalismo Financeiro.

  3. A Primeira Revolução Industrial: Segunda metade do século XVIII, Caracterizou-se pela divisão social do trabalho (cada trabalhador fazia uma mesma e repetida tarefa). A expansão da Revolução Industrial

  4. Segunda Revolução Industrial: criou outra divisão: países ricos e industrializados X países pobres, consumidores dos excedentes da produção dos países ricos e fornecedores de energia e matéria-prima.

  5. Avanço industrial 1.860; moderna e dinâmica, produz aço, produtos químicos e equipamentos elétricos e científicos. Após a Unificação do país (1871), industrialização se intensificou. Alemanha

  6. Governo alemão: • 1) liberou recursos para a instalação de empresas; • 2) adotou medidas para proteger a indústria e a agricultura alemã – tarifas alfandegárias sobre as importações. • 3) Investimento na educação – ciências aplicadas à produção industrial.

  7. Com as escolas alemãs formando técnicos, as indústrias dispunham de grande oferta demão de obra técnica, que recebiam salários baixos.

  8. Rússia • Governo czarista incentivou o desenvolvimento industrial; • 1) realizou empréstimos no exterior para construir estradas de ferro e instalar empresas (estrangeiras) de vários ramos, destacando-se a têxtil, extração de carvão e minério de ferro.

  9. Japão • Até 1860: era quase como a Europa Feudal. Havia um imperador, mais o poder estava nas mãos dos DAIMIUS, senhores de terras. O país era isolado do Ocidente.

  10. 1860 – Revolução Meiji – centralização do poder nas mãos do Imperador. Teve início inúmeras reformas: • 1) O governo japonês firmou tratados comerciais com os países ocidentais, garantindo a exportação de produtos japoneses. • 2) realizou uma ampla reforma educacional – erradicar o analfabetismo e promover a industrialização do país.

  11. Na segunda metade do século XIX, o Japão se industrializou. O governo usou capitais estrangeiros para financiar o desenvolvimento industrial, o que originou os grandes grupos econômicos, os ZAIBATSU, controlados por poucas famílias.

  12. Por volta de 1910, o Japão tinha mais de 10 mil quilômetros de estradas de ferro, grandes bancos, poderosas Companhias de navegação e mineração, e a produção têxtil era uma das maiores do mundo. Estrada de ferro Tocaido. Japão.

  13. ESTADOS UNIDOS • Industrializa-se após a guerra Civil (1861-1865) Guerra de Secessão. • O Norte industrializado venceu o Sul agrário e escravista e impôs seu projeto modernizador. • a) Leis protecionistas – ampararam a produção industrial e agrícola do país.

  14. b) Grande oferta de mão de obra barata, garantida pela política de estímulo à imigração a ocupação de terras do Oeste; • c) O incentivo do Estado à instalação de companhias de transportes e às comunicações.

  15. 1900 – EUA – ocupavam o primeiro lugar na produção mundial de aço; a maior malha ferroviária do mundo. A população urbana saltou de 15% em 1850 para 40% em 1900. Dos 75 milhões de habitantes, 30 milhões viviam nas cidades.

  16. O Capitalismo Financeiro • Até a segunda metade do século XIX – empresas eram pequenas e familiares. Os lucros eram revertidos para a própria empresa – Capitalismo Industrial.

  17. A partir de 1880– surgem novas atividades econômicas: Exploração do petróleo, usinas hidrelétricas e siderúrgicas – exigem grandes investimentos que passam a ser fornecidos pelos bancos que passam a financiar a produção agrícola e mineral em cada país e controlam por meios de ações, empresas de diferentes setores e atividades – Capitalismo Financeiro.

  18. Com a Segunda Revolução Industrial surgem as grandes empresas: • Truste – Associação de empresas de um mesmo ramo que se fundem com o objetivo de controlar os preços, a produção e o mercado.

  19. Cartel – Agrupamento de empresas independentes que estabelecem acordos ocasionais com o propósito de dividir o mercado e combater os concorrentes.

  20. Holding – Empresa que controla uma série de outras empresas, do mesmo ramo ou de setores diferentes mediante a posse majoritária das ações das empresas.

  21. A associação de várias empresas permitiu uma concentração de capital nas mãos de grupos econômicos chamados Oligopólios, que prejudicavam as pequenas empresas e a livre concorrência. • Oligopólios: poucas empresas dominam a maior parte do mercado.

  22. Novas tecnologias • Indústria e os novos inventos: r mais velocidade na produção e distribuição das mercadorias. • Processo Bessemer – 1856- Henry Bessemer, engenheiro inglês, descobriu o aço. Esse e outros inventos incentivaram maior investimento na indústria siderúrgica. O aço substituiu o ferro em diversos setores.

  23. O motor de combustão interna • Petróleo até o século XIX era usado no tratamento medicinal ou como lubrificante. Em 1859 passou a ser usado como combustível- querosene (lamparinas e inseticidas) • 1870 – motor – movido à gasolina ou diesel. Século XX - o diesel passou a substituir o vapor nas locomotivas e nos navios.

  24. Invenção do dínamo: 1870 – uma máquina que produz eletricidade. O carvão foi sendo deixado de lado e a eletricidade passou a ser cada vez mais usada nas fábricas, transportes e iluminação elétrica. • Transportes e comunicação: • Estradas de ferro/automóveis/telefone (Graham Bell).

  25. FIM.

More Related