710 likes | 886 Views
Curso: Auxiliar de Escritório. NOTAS FISCAIS. NOTAS FISCAIS. O QUE É?. É um documento fiscal. . NOTAS FISCAIS. Para que serve? . Comprovar a origem; Para garantia do produto; Para o pagamento de impostos. . NOTAS FISCAIS. ICMS.
E N D
Curso: Auxiliar de Escritório NOTAS FISCAIS
NOTAS FISCAIS O QUE É? É um documento fiscal.
NOTAS FISCAIS Para que serve? • Comprovar a origem; • Para garantia do produto; • Para o pagamento de impostos.
NOTAS FISCAIS ICMS É o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.
NOTAS FISCAIS • Dependendo da atividade e do caso podemos diferenciar o ICMS em: • ICMS Garantido Integral • Diferencial de Alíquota
NOTAS FISCAIS ICMS Garantido Integral Incide em toda mercadoria que for comprada fora do Estado do Mato Grosso. É uma forma de antecipação do imposto, uma vez que recolhido na entrada, encerra-se a cadeia tributária.
NOTAS FISCAIS Diferencial de Alíquota No comércio em geral o Garantido Diferencial de Alíquota é pago quando se compra mercadoria fora do estado para uso e consumo da empresa, ou seja, que não seja utilizado para revenda. Aí é pago somente a diferença da Alíquota de um estado para o outro.
NOTAS FISCAIS ISSQN Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza O ISSQN é devido por toda e qualquer empresa de prestação de serviço, desde que sua atividade não esteja imune do pagamento do mesmo conforme legislação federal específica ou adotada pelo município.
NOTAS FISCAIS IPI Imposto sobre produtos industrializados Considera-se industrializado o produto que tenha sido submetido a qualquer operação que lhe modifique a natureza ou a finalidade, ou o aperfeiçõe para o consumo. Quanto as alíquotas, a legislação específica, adotou uma tabela de classificação dos produtos denominada TIPI(Tabela de Imposto sobre Produtos Industrializados).
NOTAS FISCAIS DOCUMENTOS FISCAIS Os principais documentos fiscais que poderão vir a ser emitidos pelos contribuintes, de acordo com as operações de venda e prestações de serviços que se realizem conforme artigo 90 do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto n.º 1.944, de 06 de outubro de 1989, dispõe:
NOTAS FISCAIS DOCUMENTOS FISCAIS
NOTAS FISCAIS DOCUMENTOS FISCAIS
NOTAS FISCAIS DOCUMENTOS FISCAIS
NOTAS FISCAIS MODELO 1 OU MODELO 1A Nota Fiscal de entrada e Saída de mercadorias. A nota fiscal, modelos 1 ou 1A pode ser usada tanto para operações de saída quanto para operações de entrada, sem que para tal seja exigido a separação por séries.
NOTAS FISCAIS MODELO 1 OU MODELO 1A Primeira Via – Cliente / Destinatário Segunda Via – Fixa Terceira Via – Fisco Destino Quarta Via – Fisco Origem Quinta Via – Contabilidade
Informa se a nota é de saída(Venda) ou entrada(Compra) de mercadorias.
Descrição da Natureza de Operação ou seja se é uma venda, compra, devolução, etc.
NOTAS FISCAIS MODELO 1 OU MODELO 1A
NOTAS FISCAIS MODELO 1 OU MODELO 1A
NOTAS FISCAIS MODELO 1 OU MODELO 1A
NOTAS FISCAIS MODELO 1 OU MODELO 1A
NOTAS FISCAIS MODELO 1 OU MODELO 1A
NOTAS FISCAIS MODELO 1 OU MODELO 1A
Deve ser preenchido somente pelos contribuintes que pagam o ICMS pelo regime de substituição tributária na condição de contribuintes substitutos, tais como fabricantes de refrigerantes, cervejas, cigarros, cimento, fumo, pneus, tintas, veículos, combustíveis.
Dados do Cliente, ou seja, para quem está sendo realizado a venda.
Dados da Fatura, ou seja, data de vencimento e valor das duplicatas.
Código de Situação Tributária Código instituído para identificar a origem da mercadoria e o regime de tributação a que está sujeita, na operação praticada. É composto por 3 dígitos, onde o 1º indicará a origem, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos indicarão a tributação pelo ICMS, com base na Tabela B. 000 040 000 000 040 000
TABELA A – ORIGEM DA MERCADORIA 0 Nacional 1 Estrangeira – Importação Direta 2 Estrangeira – Adquirida no Mercado Interno TABELA B – TRIBUTAÇÃO PELO ICMS 00 – Tributada Integralmente 10 – Tributada e com cobrança do ICMS por Substituição Tributária 20 – Com Redução da Base de Cálculo 30 – Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por Substituição 40 – Isenta 41 – Não Tributada 50 – Suspensão 51 – Deferimento 60 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária 70 – Com redução da base de cálculo e cobrança do ICMS por Substituição 90 – Outras
Código Unidade de medida dos produtos ou seja se é vendido por unidade, metro, peça, etc. Exemplo: Un, Kg, Pc, Mt, Cx
Valor total de cada produto, ou seja Quantidade X Valor Unitário = Valor Total
Valor Total dos Produtos ou seja é a soma dos totais individuais de cada produto.
Base de Cálculo do ICMS é a soma de todos os produtos tributados + Valor do Frete + Valor do Seguro + Outras Despesas Acessórias + Valor total do IPI
Valor do ICMS Base de Cálculo X Alíquota do ICMS
Valor Total do IPI Soma de todo o IPI da Nota
Valor Total da Nota Total dos produtos + Frete + Seguro + Outras Desp. + IPI
Informações sobre a quantidade de volumes que estão sendo transportados, espécie, marca e peso.