1 / 7

O ciclo da revolução burguesa no Brasil Octávio Ianni

O ciclo da revolução burguesa no Brasil Octávio Ianni . A abolição da escravatura, a queda do regime monárquico, a imigração de braços para a lavoura, o predomínio do fazendeiro de café, o desenvolvimento capitalista e outros desdobramentos da história ajudam a delimitar a época da revolução.

fairly
Download Presentation

O ciclo da revolução burguesa no Brasil Octávio Ianni

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O ciclo da revolução burguesa no Brasil Octávio Ianni

  2. A abolição da escravatura, a queda do regime monárquico, a imigração de braços para a lavoura, o predomínio do fazendeiro de café, o desenvolvimento capitalista e outros desdobramentos da história ajudam a delimitar a época da revolução.

  3. A proclamação da República resulta do fracionamento na classe dominante de senhores de terra, quando os setores mais avançados da burguesia agrária e industrial procuram libertar-se do velho aparelho de Estado representado pela monarquia.

  4. A I república aparece como uma fase de transição com o antigo regime e não contribui de fato, para a consolidação do estilo democrático de vida. Como núcleo da ideologia da ditadura, da doutrina de segurança e desenvolvimento, do lema ordem e progresso ressurgiu a idéia da sociedade amorfa ou débil.

  5. Todas as formas históricas do Estado, desde a Independência até ao presente, denotam a continuidade e reiteração das soluções autoritárias, de cima para baixo.

  6. Durante a República, em suas diversas etapas, o Estado adquiriu a filosofia oligárquica, corporativa, popular, populista, militar. A revolução de 30 assinala a transição para uma época na qual dinamizam-se processos econômicos, políticos, culturais, demográficos e outros tais como os seguintes: industrialização, urbanização, sindicalismo estatal, intervencionismo governamental crescente na economia, fortalecimento do aparato estatal, principalmente do executivo.

  7. Talvez se possa afirmar que o âmbito histórico da revolução burguesa no Brasil situa-se entre a abolição da escravatura e o desfecho da ditadura militar. Sob vários aspectos, em diferentes ocasiões da história da sociedade brasileira, os fios do militarismo e da ordem e progresso tornam-se numa poderosa rede, as serviço das classes dominantes.

More Related