110 likes | 431 Views
REUNIÃO DE PAIS. Vídeo: Somos responsáveis pela educação de nossos filhos. A IMPORTÂNCIA DO BOM EXEMPLO: Na Participação; No Incentivo a oração; (Fé e Religião)
E N D
REUNIÃO DE PAIS Vídeo: Somos responsáveis pela educação de nossos filhos
A IMPORTÂNCIA DO BOM EXEMPLO: • Na Participação; • No Incentivo a oração; (Fé e Religião) • Na busca dos sacramentos: "sacramento é um sinal sensível, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para produzir a graça em nossas almas e santificá-las.“
* Batismo * Confissão * Eucaristia * Confirmação * Matrimônio * Ordem * Unção dos Enfermos
Sabemos coisas do outro lado do mundo; mas não sabemos o que está acontecendo dentro do lar. Sem orientação segura e princípios adequados para situarem-se na vida, nossos jovens são presas fáceis dos momentos difíceis: a doença, a perda de entes queridos, a falência moral ou material, os tropeços e dificuldades naturais na vida profissional etc.
Os jovens não possuem filtros mentais para selecionar os filmes que assistem, os livros que eventualmente lêem, as músicas que ouvem, os esportes que praticam. É preciso entender que vivemos um momento de transição cultural que afeta diretamente a estrutura familiar e, conseqüentemente, a social. A saída para essa situação dramática ainda é o diálogo e o respeito, ou seja, precisamos de pontes!
A criação dessas pontes só pode ser feita onde exista um mínimo de afeto, de tolerância e respeito perante situações novas que surgem a cada dia, atingindo marido e mulher, pais e filhos. A manutenção dessas pontes só é possível a quem sabe dar o primeiro passo para atravessá-las, em busca do outro para o entendimento.
Pode ser que tudo isso demore a retomar uma relativa normalidade e estabilidade, mas o tempo não espera e todos temos que seguir viagem. Apesar das dificuldades, o diálogo é o melhor recurso, e a boa convivência entre pais e filhos certamente ainda é possível. Vídeo: Educar Filhos, um ato de amor
Vídeo: Os filhos são a cópia dos pais O EXEMPLO DOS PAIS - OS FILHOS SÃO A CÓPIA DOS PAIS - Pesquisas indicam que uma das razões dos jovens usarem drogas é o exemplo dos pais. É muito mais freqüente o uso de drogas por adolescentes que possuem pais que bebem, fumam ou são dependentes de alguma droga. O normal, é os filhos seguirem o exemplo dos pais, por isso, se o “mau” exemplo está, mesmo que imperceptivelmente, em casa, é provável que as drogas chamem a atenção dos jovens.
O EXEMPLO DOS PAIS - OS FILHOS SÃO A CÓPIA DOS PAIS - Outro motivo pelo qual os jovens procuram auxílio nas drogas é a necessidade de aceitação. Um jovem que não se destaca nos estudos, esportes, ou qualquer outro meio, procura refúgio em algo que lhe tire da realidade, algo que possa fazê-lo sentir-se bem e aceito em um grupo.
O EXEMPLO DOS PAIS - OS FILHOS SÃO A CÓPIA DOS PAIS - Nos dias atuais, todo jovem sabe muitos bem os prejuízos da droga. A idéia de que um jovem não sabe o que está fazendo ao usar drogas pela primeira vez é completamente errônea. Muito pelo contrário, ele sabe muito bem o que está fazendo e é por isso que faz.
O EXEMPLO DOS PAIS - OS FILHOS SÃO A CÓPIA DOS PAIS - O adolescente ou jovem, sabe que o efeito alucinógeno não vai durar a vida toda, mas enquanto ele durar, ele vai estar se sentindo bem. Muitos pais nem percebem quando seus filhos estão se drogando. É muito mais fácil prevenir um problema do que tentar resolvê-lo depois.