140 likes | 343 Views
Medula Espinhal. Prof.Mara Marinho. medula espinhal. A é um cilindro delgado que se estende do forame magno do osso occipital até a segunda vértebra lombar, preenchendo parcialmente o canal vertebral. Forame Magno. A medula apresenta duas dilatações:
E N D
Medula Espinhal Prof.Mara Marinho
medula espinhal A é um cilindro delgado que se estende do forame magno do osso occipital até a segunda vértebra lombar, preenchendo parcialmente o canal vertebral.
A medula apresenta duas dilatações: uma cervical baixa (intumescência cervical) que corresponde ao local por onde passam os nervos que irão aos MMSS e uma lombar (intumescência lombar) que corresponde ao local por onde passam os nervos que vão aos MMII
NA MEDULA ESPINHAL A SUBST. CINZENTA LOCALIZA-SE DENTRO DA SUBST.BRANCA.
A medula espinhal tem basicamente duas funções: 1)Conduzir os impulsos nervosos 2)Serve como área integradora Integra a informação que recebe e produz respostas através de mecanismos chamados reflexos (que são respostas automáticas aos estímulos que ocorrem sem pensamento consciente.
O encéfalo e a medula espinhal são envolvidos e protegidos por lâminas (ou membranas) de tecido conjuntivo chamadas Meninges: Dura-máter Aracnóide Pia-máter