1 / 34

A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA. Rede HEMEPAR, abril de 2005. A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA. 1. A Medula Óssea O que é, importância O Transplante de Medula Óssea Por que, como, onde, quando O HLA e a Compatibilidade de Tecidos O Cadastramento como Doador/a Voluntário/a de Medula Óssea. 2. 3.

deana
Download Presentation

A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA Rede HEMEPAR, abril de 2005

  2. A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA 1 A Medula Óssea O que é, importância O Transplante de Medula Óssea Por que, como, onde, quando O HLA e a Compatibilidade de Tecidos O Cadastramento como Doador/a Voluntário/a de Medula Óssea. 2 3 4

  3. O que é a Medula Óssea? • Tecido macio, esponjoso presente no interior dos ossos. É onde nossas células sangüíneas se desenvolvem e são armazenadas. • A Medula Óssea não é um órgão sólido!

  4. A importância da Medula Óssea • Produz todas as nossas células sangüíneas, por exemplo, HEMÁCEAS (transporte de gases), LEUCÓCITOS (sistema imune) e PLAQUETAS (coagulação).

  5. A importância da Medula Óssea MEDULA ÓSSEA

  6. A importância da Medula Óssea • A cada ano, milhares de crianças e adultos desenvolvem doenças cujo tratamento indicado é o TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA. • As mais comuns são as leucemias e os linfomas.

  7. A importância da Medula Óssea • O transplante de medula óssea pode ser a única alternativa de tratamento para crianças ou adultos com leucemias, linfomas, certas anemias e outras doenças hematológicas.

  8. Por quê as pessoas necessitam do transplante? • Todas as outras alternativas de tratamento foram tentadas mas a doença atingiu um estado que somente o transplante de medula oferecerá uma chance de cura.

  9. Quando há indicação de um transplante de medula? • Quando nossas células sanguíneas precursoras na MEDULA ÓSSEA estão imaturas, alteradas ou em número insuficiente. • Então, células da MEDULA ÓSSEA sadia de um doador são utilizadas pelas suas propriedades de

  10. Quando há indicação de um transplante de medula? • Quando nossas células sanguíneas precursoras na MEDULA ÓSSEA estão imaturas, alteradas ou em número insuficiente. • Então, células da MEDULA ÓSSEA sadia de um doador são utilizadas pelas suas propriedades de RENOVAÇÃO e DIFERENCIAÇÃO

  11. Como o transplante de medula óssea pode salvar vidas? • A medula do paciente é destruída por uma combinação de drogas e radiação. • Células saudáveis do doador são transferidas, através de um procedimento semelhante à doação de sangue.

  12. Como o transplante de medula óssea pode salvar vidas? A medula saudável do doador passará a produzir células sanguíneas normais, após a “pega do enxerto” .

  13. e como acontece a doação? A Doação de Medula Óssea é uma micro-cirurgia. Por punções no osso da bacia extrai-se o líquido que será doado. Anestesia geral ou peridural O HC Curitiba é referência internacional

  14. O transplante representa uma cura definitiva? Muitos pacientes ainda morrem por complicações não resolvidas, mas quanto maior a compatibilidade entre doador e receptor, maior a chance de sucesso!

  15. Como saber se doador e paciente são compatíveis para um transplante? • Uma transfusão de sangue bem sucedida requer compatibilidade para o sistema ABO de grupos sangüíneos. • No transplante de órgãos e tecidos é necessária a compatibilidade para o sistema HLA.

  16. O que é o Sistema HLA?

  17. O que é o Sistema HLA?

  18. O que é o Sistema HLA? • As proteínas codificadas pelo sistema HLA são proteínas situadas nas membranas de alguns Leucócitos.

  19. Quando duas pessoas possuem o mesmo tipo HLA, elas são IMUNOLOGICAMENTE COMPATÍVEIS O que significa Compatibilidade HLA?

  20. Por que é tão difícil encontrar doador e paciente HLA compatíveis? Há centenas de genes HLA diferentes, e milhões de possíveis combinações.

  21. A questão das Etnias

  22. Certos Tipos HLA são comuns a todas as Etnias (“Raças”) HLA-A2 HLA-B35 HLA-Cw7 HLA-DR15

  23. Outros são mais freqüentes ou restritos a determinadas Etnias  HLA-B42 HLA-A24 HLA-A1  

  24. A POPULAÇÃO BRASILEIRA É RESULTADO DE MUITOS GRUPOS ÉTNICOS E ISSO DIFICULTA A BUSCA PELO DOADOR COMPATÍVEL!

  25. Quanto MAIOR o número de doadores voluntários, MAIOR a probabilidade de se encontrar o doador ideal!

  26. Por essas razões.... • Encontrar o doador ideal para um paciente que não encontrou doador na família pode atingir UMA CHANCE em UM MILHÃO!

  27. O que preciso fazer para me tornar um doador? • Dirigir-se a um HEMOCENTRO que, por determinação do MS, deve ter uma EQUIPE ESPECIALIZADA para a CONSCIENTIZAÇÃO, COLETA e OUTRAS INFORMAÇÕES sobre a Doação Voluntária de Medula Óssea.

  28. ...e o próximo passo? • Colhe-se uma pequena amostra de sangue que será enviada a um laboratório de referência para a tipificação HLA. • O resultado da tipagem será cadastrado no REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

  29. O cadastramento é único • O cadastramento é ÚNICO. • Você só será contactado/a no caso de compatibilidade com um possível receptor. • Não cadastre-se mais de uma vez.

  30. E o que acontecerá depois? • Caso exista compatibilidade HLA entre você e algum paciente que aguarda o transplante, você será contatado para enviar uma nova amostra de sangue, para exame confirmatório da compatibilidade.

  31. Se eu for compatível, onde farei a doação? Você será atendido por especialistas num centro médico onde será informado de todo o procedimento da doação!

  32. Posso mudar de idéia? • Você é livre para mudar de idéia, em qualquer momento. • No entanto as tipagens envolvem custos altos e o cadastramento só deve ser feito no caso de disposição para a doação. A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA corresponde a DOAR VIDA. É um gesto generoso mas é VOLUNTÁRIO!

  33. Quem pode ser doador? Qualquer pessoa saudável entre 18 e 55 anos!! Todos os “grupos raciais” são muito BENVINDOS!

  34. Muito obrigado! Palestra preparada pela equipe do LIGH - Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade do Depto. de Genética da UFPR. Ministrante: Adriana Telles (Especialista em Ciências da Saúde e Bioquímica Chefe da UCT-Cianorte) ligh@ufpr.br dritell@gmail.com

More Related