1 / 48

Drogas o Mal do Século

Drogas o Mal do Século. As Guerras Mundiais Anos 60 – Dr. Timothy Leary – Guru do LSD “Ligue-se, sintonize-se e desligue-se docemente”. Vietnam Anos 80 – CRACK Anos 90 – Drogas Sintéticas. ÁLCOOL É a mais antiga Droga Psicoativa conhecida pela humanidade.

gerik
Download Presentation

Drogas o Mal do Século

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Drogas o Mal do Século

  2. As Guerras Mundiais Anos 60 – Dr. Timothy Leary – Guru do LSD “Ligue-se, sintonize-se e desligue-se docemente”. Vietnam Anos 80 – CRACK Anos 90 – Drogas Sintéticas

  3. ÁLCOOL É a mais antiga Droga Psicoativa conhecida pela humanidade. As drogas estão dilacerando nossa sociedade, fomentando o crime, disseminando doenças como a AIDS e matando os nossos jovens e o nosso futuro – ONU.

  4. AS DIFERENTES CLASSES NA SOCIEDADE • PROBLEMAS DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL • EMPRESA TRÁFICO: • Ascensão e Promoções • Controle de Qualidade • Propaganda - Marketing • Corrupção • Pacto com a Comunidade • CUIDADOS ESPECIAIS NO PREPARO DAS PESSOAS QUE PRESTAM SERVIÇOS AO TRÁFICO • Lei 11.343 de 23/08/2006 – (institui o Sistema de Políticas Públicas sobre drogas) • Uso – artigo 28 • Tráfico – artigo 33

  5. Prevenção Primária Secundária Terciária Tratamento Diversos Centro de tratamentos, reabilitação e reintegração social (equipe multidisciplinar) 1ª Fase – ambulatorial 2ª Fase – internação (terapia individual, grupo e familiar) 3ª Fase – reinserção social

  6. Palácio Guanabara tornou-se alvo de bandidos

  7. Usuário – sujeito a tratamento, podendo sofrer sanções caso haja violação do mesmo. Tanto o dependente quanto sua família são atendidos por profissionais da área de DQ para ressocialização. Traficante – aumenta de 12 p/ 15 anos a sentença máxima. Obs.: O sistema prisional brasileiro é falho em sua triagem, onde presos que cometem homicídio, latrocínio, estupro e seqüestro, misturam –se a presos que furtam bicicletas, carteiras de idosos e outros pequenos delitos.

  8. Casa de custódia de Benfica

  9. Internos incendeiam colchões na Febem em Vila Maria - SP

  10. Ônibus depredados e queimados por ordem de bandido de dentro da cadeia

  11. Organizações Criminosas 1- Falange Vermelha : orientação de presos políticos a criminosos na década de 60 na Ilha Grande. 2- Comando Vermelho: criminosos do Rio de Janeiro praticavam assaltos em São Paulo pelo poder aquisitivo do estado e no decorrer da prisão dos mesmos , ensinamentos foram passados a criminosos paulistas, originando a criação do PCC, sendo hoje a maior organização criminosa e poderosa do país.

  12. Viatura da polícia militar, alvejada por cerca de 40 tiros em Jundiaí - SP

  13. Sistema prisional No Brasil, o crime organizado dita a lei de dentro e fora da cadeias. Diferentemente dos EUA, onde existemaproximadamente 13 milhões de presos; não existem rebeliões, depredações imperando respeito e hierarquia. No Japão , o preso sequer pode olhar o rosto de funcionários das correcionais , andam acorrentados e são submetidos a trabalhos pesados.

  14. No Brasil, diferentemente do 1º mundo, tentativas de fuga, depredações, rebeliões não são punidas, ocasionando um problema sem solução – leis ultrapassadas e não revisadas. No início de 2006, cerca de 150 autoridades de segurança pública (delegados e oficiais PMs) foram aos EUA para troca de informações e conhecimentos. A Colômbia mudou em 3 anos com ajuda monetária e dos órgãos de inteligência dos EUA?

  15. ÍNDICES A Saúde Publica tem um gasto de R$ 13 bilhões em decorrência da violência no país, isso representa 13% do nosso PIB, enquanto nos EUA isso é de apenas 4%. Estima-se que o movimento bruto na lavagem do dinheiro atinja 2/5 (trilhões). Narcotráfico : 1 trilhão Pirataria na informática : 500 bilhões Corrupção – Tráfico de armas – Tráfico de pedras preciosas – Tráfico de animais : 1 trilhão. Rio de Janeiro – 71% da população sofre da síndrome do medo, em função da atual violência 63% acham que a violência aumentará 73% acham o asfalto mais perigoso que as favelas.

  16. Que Deus cuide de meus amigos, que dos meus inimigos cuido eu !

  17. CULTURA DE DEFESA 1- É dever de todo cidadão defender sua Pátria 2- Órgãos de Segurança 3- Organizações Militares

  18. DROGA X TÓXICO Droga # Drogarias, remédios , vida # Controle de Qualidade # Impostos # Propaganda e Marketing Tóxico # Destruição e Morte # Não tem # Não tem # ?

  19. Uma breve jornada, oportunidades, legados que ficarão. • Qual o mundo que deixaremos para trás ? • para as próximas gerações • quando partirmos?

  20. Que herança lhe destinaremos ?

  21. O futuro dependerá do que agora fizermos. E certamente, há muito por se fazer...

  22. Mais de 100 mil meninas são vítimas de exploração sexual no Brasil, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho, OIT.

  23. A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima existirem 100 milhões de crianças vivendo nas ruas do mundo subdesenvolvido ou em desenvolvimento, das quais 10 milhões no Brasil. Muitas destas crianças mantêm algum tipo de laço familiar, porém despendem a maior parte do tempo nas ruas, - pedindo esmola, vendendo coisas de pouco valor, engraxando sapatos, lavando vidros de carros -, a fim de complementar o ganho familiar. Não raro, se envolvem em pequenos furtos. Outras vivem de fato nas ruas, em grupos, dormindo em prédios abandonados, debaixo de pontes e viadutos, e em parques públicos. Nos dois grupos, os meninos são maioria. As meninas têm por destino a prostituição. Recife, Brasil A maioria dessas crianças abusam das drogas, que as ajudam a negar, a fugir da realidade, a matar a fome, e a se aquecer.

  24. Cabul, Afeganistão Três anos depois da queda do regime Talebã, - num país dilacerado pela guerra e onde as oportunidades de trabalho, alimentação e necessidades básicas são escassas -, crianças disputam migalhas de carvão que caem dos sacos transportados por caminhões da Cruz Vermelha, de modo a garantir seu próprio sustento e de suas famílias.

  25. Karkhla, Paquistão Crianças com idade entre 4 e 6 anos, em sua maior parte provenientes de famílias afegãs refugiadas da guerra civil que acomete seu país natal, trabalham em fábricas de tijolos. O seu desgastante trabalho consiste em virar os tijolos para que sequem mais rapidamente ao sol. O seu peso de criança permite que realizem seu penoso trabalho sem amassar os tijolos em que se apóiam.

  26. Tegucigalpa, Honduras Abutres e crianças disputam as sobras que encontram num aterro sanitário da capital hondurenha. Juan Flores e outras crianças reviram o lixo a fim de encontrar qualquer coisa que possa ser comido ou vendido.

  27. Siliguri, Índia Ruksana Khatun, de nove anos de idade, quebra pedras na periferia da cidade. Pequenas mãos calejadas em troca de um salário irrisório. Segundo a Organização Internacional de Trabalho, OIT, mais de 220 milhões de crianças trabalham no mundo, mais da metade delas em funções perigosas e em condições e horários precários, com jornadas de trabalho de até 17 horas.

  28. San Vicente, Colombia Na entrada de um bordel, adolescente aguarda o próximo cliente. Dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, revelam que milhões de crianças são vítimas da exploração sexual em todo o mundo. A cada ano, um milhão e duzentas mil crianças são vítimas de tráfico e venda. Triste mundo que assim trata as suas crianças.

  29. Talvez seja hora dos políticos e governantes incluírem ‘compaixão social’ nas suas pautas e agendas de trabalho.

  30. Tão perversas quanto persistentes, as desigualdades sociais e a pobreza atingem particularmente a população infanto-juvenil no país. Estudos têm mostrado que as condições de vida das crianças é mais severa em lugares onde a infra-estrutura escolar é de baixa qualidade. Faz-se necessário, portanto, criar condições que estimulem um aumento na freqüência escolar, com a conseqüente ampliação dos seus horizontes e o desenvolvimento das suas potencialidades. As políticas destinadas a acabar com o trabalho infantil também devem procurar eliminar a necessidade da família pela renda da criança.

  31. Segundo dados do Escritório das Nações Unidas de Combate às Drogas e ao Crime, UNODC, o uso de drogas ilícitas no mundo vem crescendo, apesar dos esforços mundiais de controle. Os EUA permanecem como os principais consumidores de maconha e cocaína no mundo. Califórnia, Estados Unidos Não muito distante da Disneylândia, a Terra da Fantasia, crianças, filhos de pais viciados em drogas, catam latas a fim de complementar o orçamento familiar, e ajudam, como podem, nos afazeres domésticos.

  32. Qual o mundo que pretendemos deixar para as futuras gerações? Um mundo mais justo, certamente...

  33. O aumento no consumo das drogas sintéticas - como a anfetamina e estimulantes similares ao ecstasy - é considerado preocupante pela facilidade com que elas são produzidas, já que, ao contrário das drogas tradicionais, não são necessárias grandes áreas de plantações, sendo produzidas com produtos químicos facilmente obtidos, em laboratórios muitas vezes improvisados, tornando o combate mais difícil. Segundo o UNODC, a questão das drogas sintéticas exige uma redefinição das abordagens adotadas, devendo-se mudar o paradigma em torno da questão do combate às drogas, com a prevenção ganhando uma importância muito maior do que a repressão.

  34. Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver. antigo ditado oriental

  35. O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença. Érico Veríssimo

  36. Maiakovski Poeta russo morto após a revolução de Lenin… escreveu, ainda no início  do século XX :

  37. Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.

  38. Depois de Maiakovski…

  39. Primeiro levaram os negros Mas não me importei com issoEu não era negro Em seguida levaram alguns operáriosMas não me importei com issoEu também não era operário Depois prenderam os miseráveisMas não me importei com issoPorque eu não sou miserável Depois agarraram uns desempregadosMas como tenho meu emprego Também não me importei Agora estão me levandoMas já é tarde.Como eu não me importei com ninguémNinguém se importa comigo. Bertold Brecht (1898-1956)

  40. Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram;já não havia mais ninguém para reclamar... Martin Niemöller, 1933 - símbolo da resistência aos nazistas.

  41. Primeiro eles roubaram nos sinais, mas não fui eu a vítima, Depois incendiaram os ônibus, mas eu não estava neles; Depois fecharam ruas, onde não moro; Fecharam então o portão da favela, que não habito; Em seguida arrastaram até a morte uma criança, que não era meu filho... Cláudio Humberto, em 09 FEV 2007

More Related