670 likes | 803 Views
Professora: Luiza de Marilac 9º ano - Santos Anjos JF. ÁSIA POLÍTICA. O continente asiático possui 47 países; É o continente mais populoso do mundo; Destacam-se os dois países mais povoados do mundo: China e Índia. Mapa político da Ásia. ÁSIA FÍSICA.
E N D
Professora: Luiza de Marilac 9º ano - Santos Anjos JF
ÁSIA POLÍTICA • O continente asiático possui 47 países; • É o continente mais populoso do mundo; • Destacam-se os dois países mais povoados do mundo: China e Índia Mapa político da Ásia
ÁSIA FÍSICA • O continente asiático é o maior continente do mundo; • É um continente muito montanhoso e apresenta o ponto mais alto da Terra: o monte Evereste; • Possui, igualmente extensas planícies e áreas desérticas.
ESPAÇOS GEOGRÁFICOS MUNDIAIS Mapa hipsométrico do continente asiático
Relevo da Ásia Montes Urais – separam a Ásia da Europa; Montes Zagros – Irã; Cordilheira de Tian-Shan – China.
A Ásia apresenta várias formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões. A cordilheira do Himalaia estende-se por 2400 km de comprimento e por 400 km de largura; Separa o norte e o sul da Ásia.
O continente asiático apresenta os maiores contrastes dentre todos os continentes físicos e humanos. • As principais religiões tiveram sua origem na Ásia – Judaísmo, Islamismo, Cristianismo, Bramanismo, Taoísmo, Confucionismo. • Grandes vazios demográficos com o Planalto do Tibet contrastando com verdadeiros formigueiros humanos como os vales fluviais do Ganges, Indo e Mekong. • Os pontos extremos do relevo são o Pico do Everest (8850m) e a Depressão do Mar Morto, com 370m abaixo do nível do mar. • Neve eterna nos picos montanhosos contrastando com desertos escaldantes. • Países com nível econômico elevado contrastando com países em situação econômica caótica.
Norte da Ásia- SetentrionalRússia (parte asiática) • Com a maior área territorial das Ásia; • Clima Polar e Subpolar; • Vegetação de Tundra e Taiga (Conífera) Solo tchernozion: Rico em nutrientes Região rica de petróleo e gás!!!
NORTE DA ÁSIA clima polar e frio inverno rigoroso
Ásia Setentrional - Planície Siberiana Situada na Rússia; Domínio de planícies e baixos planaltos; É cortada por vários rios. Região pouco povoada devido as baixas temperaturas; Fonte de grandes recursos minerais: petróleo, carvão mineral, gás natural e metais diversos.
Sudeste Asiático • Região mais úmida da Ásia; • Clima tropical; • Vegetação de Floresta equatorial • NPIs- Novos Países industrializados; Chamados de Tigres Asiáticos
Hong Kong (cidade chinesa), é um dos Tigres Asiáticos. Cingapura - Núbia coréia do sul
ÁSIA CENTRAL • TODOS OS PAÍSES FAZIAM PARTE DA EX- URSS; • ARMÊNIA, GEORGIA , AZERBAIJÃO (ESTADOS CAUCASOIDES), CASAQUISTÃO, QUIRQUISTÃO, TADJIQUISTÃO, TURCOMENISTÃO, UZBEQUISTÃO; • ÁREA DE TRANSIÇÃO ENTRE O MUNDO EUROPEU, ÁRABE E CHINÊS, PRODUZINDO UMA GRANDE DIVERSIDADE ÉTNICA; • RELEVO PREDOMINANTEMENTE MONTANHOSO CONTRASTANDO COM ÁREAS PLANAS (SEMI-ÁRIDAS E ÁRIDAS) NA PORÇÃO CENTRAL DA ÁSIA CAUCÁSICA; • VEGETAÇÃO DE ESTEPES; • INSTABILIDADE POLÍTICA E CONFLIITOS ÉTNICOS; • REGIMES AUTORITÁRIOS E DITATORIAIS NO TADJIQUISTÃO E UZBEQUISTÃO; • QUASE TODOS FAZEM PARTE DA CEI.
Ásia Central • Outra característica importante da Ásia Central é a grande produção de petróleo, o que a torna interessante para grandes potências econômicas como os EUA, Rússia, China e União Européia. • Predomina na região o clima árido e é uma região que não possui saída para mares abertos e oceanos, o que dificulta o comércio internacional. Há, no entanto o Mar Cáspio e o Mar de Aral (ambos mares fechados). Este último sofre com sérios problemas ambientais e está desaparecendo. Caso do mar Aral!!!
Oriente Médio Região situada entre o Oriente e Ocidente tendo como referência o Mar Mediterrâneo, o Oriente Médio inclui os países costeiros do Mediterrâneo Oriental (da Turquia ao Egito), a Jordânia, Iraque, Península Arábica, Irã e geralmente o Afeganistão. • Regiões de deserto e semideserto; O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Oriente Médio - Planície da Mesopotâmia A palavra mesopotâmia significa “entre rios”; Cortada pelos rios Tigre e Eufrates (Iraque); Berço de grandes civilizações, como a assíria e babilônica; Planaltos circundados por montanhas; Mar Morto maior depressão -404 metros, entre Israel e Jordânia.
ORIENTE MÉDIO • Região estratégica entre Europa África e Ásia. • Muitos conflitos armados motivados muitas vezes pela religião. • Rica em recursos minerais, principalmente petróleo e gás mineral. • Países ricos, população pobre. • Relevo bastante diversificado: planaltos , planícies (Mesopotâmia) e montanhas (Monte Ararat). • Hidrografia: apresenta poucos rios, os dois principais são: Tigre e Eufrates.
A religião predominante no Oriente Médio é o islamismo. Existe a adoração a Alá e a população segue os ensinamentos do profeta Maomé, registrados . Para os muçulmanos, Meca, na Arábia Saudita, é uma cidade sagrada. Há vários grupos menores de mulçumanos.
Conflitos:Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial. A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para esse fato, A própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; entre outros. O conflito religioso é entre os sunitas e os xiitas, divisões do islamismo. Os sunitas são mais apegados ao texto fiel do Alcorão e os Xiitas são radicais expansionistas.
O Muro de Israel – também chamado de Muro da Cisjordânia - é um projeto do governo israelense que começou a ser executado no ano de 2002 e que ganhou repercussão internacional por causa da polêmica e pelas críticas que vem recebendo, inclusive de dentro da própria Israel. Sua intenção é dividir o território do país com o da Cisjordânia, pertencente à Palestina. O motivo para a construção do muro, segundo os seus idealizadores, é servir como meio de defesa contra os ataques terroristas palestinos. O conflito entre palestinos e israelenses é historicamente longo, além de ser motivado pela disputa territorial da região da palestina pelas duas nações. Entretanto, o muro vem sendo bastante criticado, chegando até mesmo a ser apelidado de “novo muro da vergonha”. Muro de Segurança em Israel – Responsável direto pela redução em 99,5% dos ataques suicidas em Israel
O acampamento de refugiados palestinos de Shuafat pode ser visto do outro lado do muro que o separa do assentamento israelense de Pisgat Zeev. Foto: Jillian Kestler-D’Amours/IPS Os palestinos solicitarão à Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que a cidade de Belém e a Basílica da Natividade que ali se encontra sejam proclamadas Patrimônio da Humanidade, se finalmente frutificar sua proposta de reconhecimento ante Nações Unidas e Palestina termine sendo admitida como membro de pleno direito.
A Faixa de Gaza tem cerca de 45 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura. Gaza está situada no território de Israel e possui mais de 1,5 milhões de pessoas, sendo que mais da metade dessas pessoas migrou para Gaza para fugir das guerras em Israel. O Hamas (Grupo Radical Islâmico), em 2006, assumiu o poder em Gaza e aí começam as guerras novamente entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina.Tentar explicar esse conflito é praticamente impossível, pois existem várias versões, vários acordos, várias acusações e, principalmente, poucos governantes e líderes com intenções realmente boas para resolver os problemas de atentados, guerras, fome, miséria e mortes na Faixa de Gaza.
Faixa de Gaza: • Faixa de Gaza é um território localizado na Palestina, entre Israel e o Egito, ao longo do Mar Mediterrâneo. O território é conhecido por estar em constante conflito, uma vez que é reivindicado pela Autoridade Nacional Palestina, como sua propriedade. • A Faixa de Gaza é um dos territórios mais povoados do planeta, e não possui nenhum recurso natural, e possui uma modesta indústria têxtil, alimentar e de cerâmica, que foi muito afetada com os bombardeamentos israelenses de 2008 , 2009 e 2014. Apresenta pouca infraestrutura e a falta de água é constante.
Israel mantém o controlo das fronteiras e está atualmente a construir um muro de separação, com 700 quilômetros de extensão, que, na prática, anexa porções significativas da Cisjordânia ocidental ao seu território. A construção do muro, iniciada em 2004, isolou 160 mil famílias palestinas.
Mar Morto Com uma superfície de 1050 km², correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia e a Israel. O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas
Ásia Meridional A Ásia Meridional, ou Subcontinente Indiano caracteriza-se por abrigar povos indianos e indo-chineses. Os países que a compõem são: Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Butão e Bangladesh
A região apresenta três grandes unidades de relevo: a Cordilheira do Himalaia, o Planalto do Decã e a Planície Indo-Gangética. A Cordilheira do Himalaia é uma cadeia de altas montanhas, de formação geológica recente, situada na fronteira da China com a Índia, o Nepal e Butão. Registra mais de 2.000 quilômetros de extensão e picos muito elevados, incluindo o Everest.
Ásia Meridional • É uma das regiões com as maiores desigualdades sociais da Ásia e com países bastante pobres. Além disso, é uma região bastante violenta, inclusive, com o envolvimento da Índia e Paquistão que possuem armas nucleares. Esses dois países disputam o controle total da Caxemira, uma região desértica que durante a Guerra Fria tinha uma posição estratégica, pois fica próxima a China (rival dos EUA). Vale lembrar que tanto a Índia quanto o Paquistão foram colônias britânicas (da Grã-Bretanha) até 1947, quando conseguiram suas independências.
DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS Entre os países que compõem a região, o mais importante economicamente é a Índia. A população indiana ultrapassa 1,1 bilhão de habitantes, mas cerca de 500 milhões vivem na pobreza ou na miséria, com menos de 2 dólares por dia. Enquanto isso, em importantes centros urbanos, como Délhi e Calcutá, e pólos de alta tecnologia, como Bangalore, a renda per capita anual é de cerca de 13 mil dólares. Isso significa que o desenvolvimento econômico indiano beneficia somente uma pequena parte da população ligada aos centros produtivos e de desenvolvimento tecnológico controlados por parcerias com empresas transnacionais dos Estados Unidos, da Inglaterra, do Japão etc. "
ÍndiaA principal característica da sociedade indiana é sua divisão em castas. Este sistema possui aproximadamente 4.000 anos e classifica as pessoas de acordo com a etnia e ocupação profissional. A mobilidade entre as quase 3.000 castas existentes é praticamente nula, sendo que uma pessoa dificilmente consegue mudar de uma casta para outra. O sistema de castas é dividido de acordo com a estrutura do corpo do deus Brahma.Atualmente, a Índia faz parte do BRIC. O BRIC é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, que são países que se destacam no mundo pelo rápido crescimento de suas economias em desenvolvimento. A África do Sul foi convidada a se juntar ao grupo, formando o BRICS.
Principal religião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições é tnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3.000 a.C na antiga cultura Védica. O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia. Crenças Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; crer nas divindades; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores. O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.
Milhões de hindus se banham no rio Ganges durante festival religioso Domingo é o principal dia de banhos durante o Kumbh Mela na Índia; segundo o hinduísmo, mergulhar na confluência de três rios indianos promove a limpeza dos pecados. Os dias em que os banhos devem ser realizados são decididos através do alinhamento das estrelas, e devotos do hinduísmo acreditam que um mergulho no rio sagrado em um desses dias os liberta do pecado e do ciclo da morte e renascimento. iG São Paulo | 10/02/2013
monções • Verão: • O continente se aquece mais rapidamente que o oceano; • Forma-se um centro de baixa pressão atmosférica sobre o continente atraindo os ventos do oceano (onde a menor temperatura gera zonas de alta pressão); • As fortes chuvas ajudam na rizicultura (arroz). • Inverno: • Situação inversa: os ventos sopram do continente para o oceano, caracterizando uma estação seca.
Agricultura de jardinagem - Ásia de Monções Plantio em vales fluviais inundados Terraceamento (plantio em curvas de nível)