280 likes | 447 Views
DIREITO COMUNITÁRIO : perspectivas comparadas. Profa. Paula Wojcikiewicz Almeida. Direito do presente e do futuro ;. Importância do Direito Comunitário. Por que??. EUROPA: Demanda crescente nos escritórios de advocacia europeus (casos envolvendo direito comunitário);
E N D
DIREITO COMUNITÁRIO:perspectivas comparadas • Profa. Paula Wojcikiewicz Almeida
Direito do presente e do futuro; Importância do Direito Comunitário Por que??
EUROPA: Demanda crescente nos escritórios de advocacia europeus (casos envolvendo direito comunitário); Especializações, mestrados e doutorados voltados para o direito comunitário; Maior parte da legislação européia é de origem comunitária; Exemplo: meio ambiente – 85% da legislação francesa é comunitária. Crescimento e importância da Europa comunitária e da zona do euro. Resposta:
BRASIL: Escritórios de advocacia com vocação internacional; Concursos: carreira diplomática; Magistratura e demais concursos. Resposta:
DIREITO COMUNITÁRIO Direito da França Direito da Alemanha Direito da Itália Direito da Holanda Direito da Bélgica Direito de Luxemburgo Etc.
ordem jurídica própria das Comunidades Européias, fundada em tratados internacionais, emanada da vontade de certos Estados e fruto de um processo político de integração econômica; É o direito das Comunidades européias = conjunto de características próprio da ordem jurídica européia: Direito primário: tratados fundadores Direito derivado: adotado pelas instituições comunitárias: Conselho; Comissão; Parlamento; BCE Fontes jurisprudenciais Fontes externas O que é o Direito Comunitário?
Direito comunitário Supranacional e intergovernamental: instâncias de decisão independentes do poder estatal; Regra da maioria na tomada de decisões; Prevalência sobre os direitos internos. Direito da integração Apenas intergovernamental; Não existem instâncias de decisão independentes; Regra do consenso na tomada de decisões; Não existe prevalência sobre os direitos internos. O direito comunitário é igual ao direito da integração do Mercosul?
DIREITO DO MERCOSUL DIREITO BRASILEIRO DIREITO ARGENTINO DIREITO URUGUAIO DIREITO PARAGUAIO DIREITO VENEZUELANO
Grécia: multa de 20.000 euros por dia de atraso pelodescumprimento Espanha: multa de 12.483.000 euros por ano ou 34.200 euros por dia de descumprimento França: 20.000.000 euros de sanção pecuniária fixa + 57.761.250 euros de medida progressiva a cada seis meses de descumprimento Vale a pena descumprir o direito comunitário? E se um Estado membro descumprir o direito comunitário?
Objetivo: estudar o direito do Mercosul, com o paradigma do direito comunitário; Método: estudo de casos; Recursos. Qual é a melhor forma de aprender o Direito da Integração do Mercosul?
Introdução Duas grandes partes: Estudo de caso 1; Estudo de caso 2. Objetivo do curso: responder à seguinte pergunta: O direito do Mercosul é um direito comunitário? Programa da disciplina
Qual é a situação que reinava na Europa que fez com que a necessidade de uma união fosse sentida? Em que bases essa união foi feita inicialmente? É possível identificar uma mudança na paisagem mostrada no filme antes e depois da assinatura do tratado? Quais são os personagens retratados no filme? O surgimento do ideal de integração na Europa
O que significa acordo de Schengen? Como se operou a expansão da Europa comunitária com o passar dos anos? Quais são as fronteiras da Europa? O surgimento do ideal de integração na Europa
“Je suis français, espagnol, anglais, danois. Je suis comme l’Europe, je suis tout ça. D’autres questions?” Auberge Espagnol
“L’Europe n’a pas été faite, nous avons eu la guerre.” “L’Europe ne se fera pas d’un coup, ni dans une construction d’ensemble: elle se fera par des réalisations concrètes créant d’abord une solidarité de fait.” Declaração de Robert Schuman de 9 de maio de 1950.
19/12/1946: Discurso de Winston Churchill sobre a criação de uma Europa unida; 9/05/1950: Declaração de Schuman, fundando a Europa unida e fornecendo as bases para a construção européia; 18/04/1951: Assinatura do Tratado CECA, criando a Comunidade Européia do carvão e do aço (CECA); 1952/1954: Assinatura do Tratado CED, criando a Comunidade Européia de Defesa (CED). Fracasso da CED. Abandono causado pela recusa da Assembléia Nacional Francesa a ratificar o tratado. 25/03/1957: Assinatura, em Roma, dos Tratados instituindo a Comunidade Econômica Européia (CEE) e a Comunidade Européia de Energia Atômica (CEEA ou Euratom). 02/1986: Assinatura do Ato Único Europeu, prevendo a realização de um mercado único em 1° de janeiro de 1993. 07/02/1992: Assinatura do Tratado sobre a União Européia, em Maastricht; 20/10/1997: Tratado de Amsterdã; 26/02/2001: Tratado de Nice. Cronologia da construção européia
Criação da bandeira da UE 1955 (CECA); 6 EM; Origem: representação do Conselho da Europa; 1985: símbolo oficial; 12: Símbolo de perfeição, plenitude e unidade (=nº anos/horas) Círculo: símbolo de unidade.
A bandeira do Mercosul • Simboliza o Cruzeiro do Sul e o horizonte do qual ele emerge; • Principal elemento de orientação do Hemisfério Sul; • Simboliza o rumo otimista da integração regional.
Remonta às lutas de independência na AL; Necessidade de afirmar a autonomia com relação à metrópole e com relação aos demais Estados da AL; Soberania nacional: profundamente arraigada nos Estados da AL X Necessidade de união para enfrentar adversários O surgimento do ideal de integração na AL
1960: ALALC (Associação latino americana de livre comércio); 1969: PACTO ANDINO (Acordo de Cartagena) transformado em Comunidade Andina; 1980: ALADI (Tratado de Montevidéu) Cronologia da integração regional na AL:
Crise econômica levou à formação do Mercosul (1980); 1985: declaração de Iguaçu (Argentina e Brasil); 1988: Tratado de integração e cooperação Argentina-Brasil; 1990: Acordo de Complementação econômica Argentino-Brasileiro; 1991: Tratado de Assunção, para a constituição de um mercado comum entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. 1994: Protocolo Adicional ao Tratado de Assunção sobre a Estrutura Institucional do Mercosul. O surgimento do Mercosul
O surgimento do ideal de integração no na União Européia e no Mercosul remontam às mesmas origens? Por quê? Até que ponto as origens influenciam o presente e o futuro?