1 / 20

Planejamento Experimental

Planejamento Experimental. TADI Renato Vicente 25/05/06. Exercício 1. Estamos estudando o impacto do estágio na obtenção de bons empregos. Dentre os recém formados e com empregos considerados bons, foi sorteada uma amostra e observado o número de anos de estágio anteriores à formatura.

Download Presentation

Planejamento Experimental

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Planejamento Experimental TADI Renato Vicente 25/05/06

  2. Exercício 1 • Estamos estudando o impacto do estágio na obtenção de bons empregos. Dentre os recém formados e com empregos considerados bons, foi sorteada uma amostra e observado o número de anos de estágio anteriores à formatura. • Calcule a media e a variância; • Para efeito de análise, decidiu-se desprezar os valores que se distanciassem da média amostral por mais de dois desvios padrão (outliers), isto é, só serão considerados os valores no intervalo MÉDIA – 2 DESVIOS PADRÃO até MÉDIA + 2 DESVIOS PADRÃO. Recalcule (a) e comente os resultados.

  3. Exercício 2 • O Centro Acadêmico de uma faculdade pretende iniciar uma campanha junto à direção da escola com vistas a melhoria das salas de informática. Para tal, fez uma enquete com todos os alunos e perguntou sobre o número de computadores que cada um tinha em sua residência. • Calcule a média e a variância. • O centro acadêmico argumenta que o ideal é ter uma média de 1 computador por aluno, juntando os 20 da sala de informática da faculdade com os que os alunos têm em casa. Quantos computadores precisariam ser acrescentados À sala para atender o Centro Acadêmico ?

  4. Exercício 3 • As notas finais de uma prova do curso de TADI foram: 7,5,4,5,6,3,8,4,5,4,6,4,5,6,4,6,6,3,8,4,5,4,5,5, e 6 . • Organize os dados, calcule a média a mediana e a moda. • Separa os dados em dois grupos, os aprovados (>=5) e os reprovados. Compare o desvio padrão dos dois grupos.

  5. Estatística: Reação em Cadeia 1906: Karl Pearson se impressona com o trabalho de Galton. Dá os primeiros cursos em estatística no mundo na University College London. 1859: Charles Darwin publica A Origem das Espécies 1869: Francis Galton, primo de Darwin, lê A Origem das Espécies e decide se dedicar à análise quantitativa da herança genética. Publica A Herança Natural

  6. Estatística: Reação em Cadeia 1906: William Gosset trabalha para a cervejaria Guinness e assiste aos cursos de Pearson. Publica um artigo sob o pseudonimo Student. 1913:Ronald Fisher troca correspondências com Gosset e publica em seu primeiro artigo um desenvolvimento do trabalho. 1919:Ronald Fisher vai trabalhar na Estação de Pesquisa Agrícola de Rothamnsted, onde desenvolve a nov aárea do Planejamento Experimental.

  7. Exemplo de Planejamento Experimental por Fisher: Um problema em psicofísica. Uma vidente alega que, ao provar uma xícara de café com leite, é capaz de dizer o que foi colocado primeiro se café ou leite. Como avaliar essa afirmação ?

  8. Exemplo de Planejamento Experimental por Fisher: Um problema em psicofísica. 5 leite depois café 6 leite depois café 7 leite depois café 8 leite depois café 1 café depois leite 2 café depois leite 3 café depois leite 4 café depois leite

  9. Exemplo de Planejamento Experimental por Fisher: Um problema em psicofísica. 5 leite depois café 6 leite depois café 7 leite depois café 8 leite depois café 1 café depois leite 2 café depois leite 3 café depois leite 4 café depois leite

  10. Aleatorização 1 2 3 4 5 6 7 8

  11. Aleatorização 7 leite depois café 8 leite depois café 5 leite depois café 6 leite depois café 3 café depois leite 2 café depois leite 4 café depois leite 1 café depois leite

  12. Hipótese Nula Não é possível distinguir a ordem do preparo. Consequência: Se acertar terá sido sorte, obra do acaso.

  13. De quantas maneiras podemos classificar as 8 xícaras abaixo em dois grupos ? Para a primeira temos 8 possibilidades. Para a segunda temos 7 possibilidades. Para a terceira temos 6 possibilidades. Para a quarta temos 5 possibilidades. A ordem não importa, então temos 16 caminhos para escolha dos mesmos quatro. No final temos 8x7x6x5/16 =70 maneiras.

  14. Qual é a probabilidade de fazermos justamente a escolha certa ? 7 leite depois café 8 leite depois café 5 leite depois café 6 leite depois café 3 café depois leite 2 café depois leite 4 café depois leite 1 café depois leite 1 em 70=1.4%

  15. Nível de significância: Quanto de sorte estamos dispostos a aceitar? O nível de significância é a linha arbitrária que traçamos para decidir o que é mera sorte e o que é evidência. Se houver evidência (algo muito improvável aconteceu) rejeitaremos a Hipótese Nula. Fisher costumava adotar 5% . Ao fazermos um teste experimental temos que, no entanto, sempre divulgar o nível de significância assumido.

  16. Como avaliar os resultados do experimento ? No nível de significância de 5% só rejeitamos a Hipótese Nula se todas as xícaras forem classificadas corretamente

  17. O teste não está muito rigoroso ? A vidente afirma que às vezes erra mas na maioria das vezes acerta... E se aumentarmos o número de xícaras para 12 (6 de cada tipo)? Agora são: 924 diferentes classificações. 1 maneira de classificar 6 corretamente . 36 maneiras de classificar 5 corretamente. A probabilidade de acertar 5 ou mais é 37/924 = 4% !

  18. Aumentando o número de amostras Agora são: 924 diferentes classificações. 1 maneira de classificar 6 corretamente . 36 maneiras de classificar 5 corretamente. A probabilidade de acertar 5 ou mais é 37/924 = 4% ! Consequência: Rejeitamos a Hipótese Nula, no nível de significância de 5%, se a vidente acertar pelo menos 5 xícaras.

  19. Dá para fazer melhor com as mesmas 8 xícaras? Jogamos um moeda para decidir a forma de preparo de cada xícara.

  20. De quantas formas podemos preparar aleatoriamente 8 xícaras ? Café -> Leite Leite -> Café 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 256 Assim a chance de acertar a classificação de todas as 8 xícaras é de 1 em 256, de acertar 7 é de 8 em 256. Assim rejeitaríamos a Hipótese Nula caso a vidente acertasse no mínimo 7 das xícaras !

More Related