300 likes | 390 Views
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014. Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios. 3 º Encontro - 09/05/2014 - Linguagem. LISTAS. Autorização de imagem. Lista de presença do encontro. Cadastro efetuado no SIMEC; aguardar contato sempre por e-mail. Cronograma:
E N D
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 3º Encontro - 09/05/2014 - Linguagem
LISTAS Autorização de imagem. Lista de presença do encontro. Cadastro efetuado no SIMEC; aguardar contato sempre por e-mail. Cronograma: Abril: 11, 25, 28 Maio: 09, 14, 16, 23, 24 (formação pela SMED), 30 de maio. 40hs presenciais de linguagem (março, abril, maio). Formação de matemática em junho.
LISTAS Temáticas dos encontros: Abril: 11 – discussão dos dois textos 25 – práticas de alfabetização (SEA) 28– Concepção de alfabetização no bloco pedagógico Maio: 09 – Rotina e planejamento na alfabetização 14 – Psicogênese da língua escrita 16 – Consciência fonológica e heterogeneidade 23 – Avaliação 24 – Currículo (formação pela SMED) 30 – Direitos de aprendizagem
LISTAS Atividades EAD: diagnóstico da turma (quadro perfil – unidade 1) planilha de rotina do trabalho pedagógico (uma semana – unidade 2) leituras indicadas revisão dos planos de estudos e trabalhos nas escolas registro de acompanhamento da aprendizagem dos alunos planejamento organização do espaço escolar Caderno metacognição.
LEITURA, DISCUSSÃO E ATIVIDADE • Organização em grupos de cinco componentes. • Leitura e discussão do texto: Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade – alguns princípios norteadores. (pág. 45 a 49; 124 e 130). • Sistematizar o texto e apresentar ao grande grupo com cartaz (esquema, palavras chave, mapa conceitual...). Uso livre de materiais diversos.
LEITURA DELEITE O acendedor de lampiões
PLANEJAMENTO • Rotina • Atividadesdiagnósticas • Atividadespermanentes • Sequênciasdidáticas • Eixos: leitura, escrita (análiselinguística), oralidade e funcionalidadedaescrita • Direitos de aprendizagem dos componentescurricularesnasdiversasáreas do saber.
PLANEJAMENTO 1. ROTINA O estabelecimento de rotina em sala de aula oportuniza o aperfeiçoamento do tempo didático. A rotina favorece a interação dos alunos, sobretudo com os objetos do conhecimento.
PLANEJAMENTO • 2. ATIVIDADES DIAGÓSTICAS Para estabelecimento de uma rotina semanal das atividades que serão desenvolvidas em classe, necessita-se ter uma visão geral da turma, por meio da avaliação diagnóstica.
PLANEJAMENTO • 3.ATIVIDADES PERMANENTES Atividades que se reiteram de forma sistemática e previsível uma vez por semana ou por quinzena, durante vários meses ou ao longo de todo o ano escolar, oferecem a oportunidade de interagir intensamente com gêneros textuais diversos a cada ano da escolaridade e são particularmente apropriadas para comunicar certos aspectos do comportamento leitor. As atividades permanentes também são adequadas para o trabalho didático realizado regularmente, como ler para os alunos, organizar rodas de conversa e reservar uma aula da semana para a produção de pinturas e desenhos no ateliê.
PLANEJAMENTO • 4. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS • São uma séries de atividades envolvendo um mesmo conteúdo, com ordem crescente de dificuldade, compostas por atividades integradas (uma atividade depende da outra e é relacionada a outra que já foi ou será realizada), organizadas sequencialmente, que tendem a culminar com a aprendizagem de um conceito, um fenômeno, procedimento, habilidade ou conjunto de conceitos/habilidades de um campo de saber. É a modalidade organizativa mais presente no planejamento.
PLANEJAMENTO 5. DIREITOS DE APRENDIZAGEM No quadro dos Direitos de Aprendizagem é indicado que o professor precisa garantir o ensino da maior parte dos conhecimentos relativos aos componentes curriculares nas diversas áreas do saber, principalmente nos eixos da linguagem (SEA). Espera-se que a maioria das habilidades seja introduzida, aprofundada e consolidada no bloco pedagógico do Ensino Fundamental. No entanto, nas turmas posteriores o professor pode encontrar alunos que ainda não consolidaram tais habilidades e por isso é preciso continuar batalhando por este aluno para que ele consiga consolidar a alfabetização ( TGD; DI).
O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO DIARIAMENTE SEMANALMENTE MENSALMENTE
O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO DIARIAMENTE Exploração do vocabulário dos textos e escrita coletiva e individual de palavras-chave Estratégias de exploração do escrito: orientar-se na estrutura textual e nos sentidos do texto lido pela turma Leitura: individual, coletiva e pela professora Oralidade: instigar a turma a expor/dialogar/comparar/sintetizar/resumir/formular questões sobre assuntos abordados em aula Reflexão metalinguística: sistematização (coletiva e individual) Escrita/produção textual: escolher modalidade para explorar escrita de palavras, frases e textos diversos Escrever coletivamente em diferentes fontes textuais maiúsculas e minúsculas de imprensa e maiúsculas e minúsculas cursivas Trabalho sistemático com o nome próprio de cada criança da turma (primeiros meses do ano)
O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO SEMANALMENTE Práticas de oralidade que envolvam a organização da fala Variar as propostas de produção textual + propor estratégias de revisão de texto Leitura por fruição/prazer Jogos em que participem juntas crianças com hipóteses próximas de escrita Variar os materiais de leitura explorados em atividades didáticas Modalidades variadas de ditado Ida à biblioteca Trabalhar um universo vocabular durante a semana, explorando bem a escrita das palavras que compõem tal universo, como o de uma história e/ou música Variar as atividades de reflexão metalinguísticas para desenvolver as diferentes habilidades (fonológica, semântica, sintática e pragmática)
O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO MENSALMENTE Intercâmbio de mensagem entre turmas ou escolas Dramatização de histórias Explorar a estrutura de novos gêneros textuais e compor um fichário para ser consultado pela turma Murais temáticos sobre um tema estudado, que podem ser ampliados à medida que a turma for aumentando seu leque de palavras sobre um assunto Atendimento à turma em pequenos grupos, divididos em níveis de conceitualização de leitura e da escrita Atividade com música: reescrita de textos de memória
EQUILIBRANDO O PLANEJAMENTO SEMANAL NA ALFABETIZAÇÃO: • VOCÊ TEM INVESTIDO EM ENSINAR O QUÊ? Quantifique e/ou cite nos espaços designados: LEITURA:( ) Pela professora ( ) Coletiva ( ) Individual GÊNEROS TEXTUAIS ESCRITOS: ( ) conto, fábula, lenda ( ) poesia/poema ( ) formulários ( ) texto informativo ( ) carta ( ) letra de música ( ) jornal ( ) calendário ( ) palavra-cruzada ( ) revista ( ) história em quadrinhos ( ) listas ( ) propaganda impressa ( ) receita culinária ( ) rótulos ( ) cartaz/folder ( ) instrução de jogos ( ) convites ( ) outros:________________________________________________________ GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS: ( ) conversa ( ) telefonema ( ) piada ( ) conto/reconto ( ) relato ( ) propaganda em rádio/TV ( ) debate ( ) notícia em rádio/TV ( ) outros:_________________
EQUILIBRANDO O PLANEJAMENTO SEMANAL NA ALFABETIZAÇÃO: • VOCÊ TEM INVESTIDO EM ENSINAR O QUÊ? Quantifique e/ou cite nos espaços designados: PRODUÇÃO DE TEXTO: ( ) Coletiva ( ) Individual As estratégias para estímulo à produção de texto variam durante a semana? • ( )sim ( )não Propôs estratégias de revisão de texto? ( )sim ( )não REFLEXÃO METALINGUÍSTICA: ( ) Consciência Fonológica.................( ) consciência silábica ( ) Consciência Semântica ( ) consciência de rimas e aliterações ( ) Consciência Sintática ( ) consciência fonêmica ( ) Consciência Pragmática
EQUILIBRANDO O PLANEJAMENTO SEMANAL NA ALFABETIZAÇÃO: • VOCÊ TEM INVESTIDO EM ENSINAR O QUÊ? Quantifique e/ou cite nos espaços designados: MODALIDADES DE DITADO OU AUTODITADO: Atividades explorando os nomes da turma/lista de chamada (início do ano): ( )sim ( )não Planejou, no mínimo, uma atividade semanal para organização da fala em uma situação específica? ( )sim ( )não • Modalidades de dramatização de histórias: ( )sim ( )não AVALIAÇÃO FINAL: • Na próxima semana pretendo investir mais em:___________________________
LIVRO DA VIDA O que mantém sua chama acesa na educação? O acendedor de lampiões
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO Que bom... O acendedor de lampiões Que tal... Que pena...
LEMBRETES • Consciência fonológica: conjunto de habilidades que permite à criança compreender e manipular unidades sonoras da língua, conseguindo segmentar unidades maiores em unidades menores. Tem três níveis que devem ser adquiridos pelas crianças: • 1. Consciência silábica: habilidade de reconhecimento e manipulação da constituição das palavras por sílabas. Ex. de atividade: memória de sílabas para formar palavras; pintar quadradinhos de acordo com o número de sílabas; separar sílabas em caixinhas; dizer outras palavras com a sílaba inicial... • 2. Consciência de rimas e aliterações: habilidade de reconhecimento e produção de semelhança sonora ao final de palavras (rima) e reconhecimento e produção de fonemas semelhantes repetidos no início das palavras ao longo de uma frase ou verso (aliterações – ex: “O rato roeu a roupa do rei de Roma”; Livro “ABC e outros bichos”, de Mario Bag).
LEMBRETES • 3. Consciência fonêmica: habilidade de reconhecimento e manipulação dos fonemas – menores unidades sonoras da língua, maior complexidade para a criança. Escrita e leitura de palavras; envolve inicialmente relações fonéticas simples (b,d,t,v,,f...) passando as relações complexas onde um mesmo fonema tem várias grafias (c, g, x, s...). Ex: varal de letras, loteria de palavras, cruzadinhas, completa letras faltante na sílaba, jogo da forca, bingo de palavras, letra intrometida - pato→prato, etc. • • Consciência semântica: habilidade que permite a reflexão acerca dos significados das palavras. Inclui selecionar vocabulário adequado a cada situação de comunicação e a cada gênero textual. E também estabelecer relações entre as palavras a partir de radicais comuns (ex: pedra, pedrinha, pedreira, pedreiro...). Ex: escrita de frases, produção de histórias a partir da caixa maluca; recontos; palavra intrusa numa frase... • • Consciência Sintática: habilidade cognitiva de manipulação da estrutura das frases. Tal habilidade é responsável pela escrita não aglutinada (separação de palavras nas frases), organização coerente das frases e a leitura. Ex: montar coletivamente uma música, parlenda, trava-língua; palavra intrusa na frase. • • Consciência pragmática: leitura contextual, uso coerente da língua levando em consideração o suporte e o gênero textual. Trata dos aspectos culturais que dão sentido à escrita em um contexto.
LEMBRETES • Gênero textual: engloba todas as características básicas que possuem um determinado grupo. Categoria distintiva de composição literária. Natureza do assunto conforme os fins a que se propõem e os meios que empregam para tal. Vinculam-se com a vida cultural e social ordenando e estabilizando as atividades comunicativas do dia-a-dia. Podem ser gêneros orais e escritos ligados a cultura impressa ou midiática. Ex: poesia, trava-língua, conto, fábula, texto científico, receita culinária, romance, crônica, email, blog, letras de música, parlendas, lendas, etc. • Suporte textual:material físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto. Ex: jornal, livro, revista, rótulo, agenda, notebook, camiseta, outdoor, panfleto, tela do celular, sacolas, etc.
UNIDADE 3Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Mapa conceitual