1 / 10

PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte)

PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará. SEAUD/PI – Sugestões:

Download Presentation

PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará

  2. SEAUD/PI – Sugestões: – Para verificar o aceso dos usuários, análise de indicadores, prioridades do Ministério da Saúde, fortalecimento do SNA e Controle Social, fazer auditoria de gestão e/ou inspeções. Para tanto, deve ser desenvolvido roteiro específico, contemplando as prioridades definidas pelo departamento, bem como montar equipes específicas para fazer essas auditorias, com o objetivo de padronizar o diagnóstico; – Para avaliar o volume de recursos repassados fundo a fundo, sugerimos definir o universo a ser trabalhado (procedimentos mais caros, como por exemplo: Hemodiálise, Transplantes, etc). Para tanto, sugerimos elaborar roteiros específicos a serem aplicados, bem como montar equipes específicas para fazer essas auditorias; – Para eliminar o passivo existente, sugerimos definir prioridades, tomando por base, por exemplo, o demandante (Justiça, MP, PF, Conselho de Saúde, etc). Formar equipes com os técnicos não envolvidos nas ações citadas nos itens anteriores; – Fazer auditorias de acompanhamento, tendo como critério de seleção auditorias que apontadas não conformidades de natureza grave;

  3. SEAUD/CE • Quanto às atividades: • - Continuação da linha de ação planejada em 2008, pautada em três eixos: • auditoria na gestão, auditoria na atenção básica e cooperação técnica para fortalecimento do SNA; • Articulação com os gestores e controle social do estado e municípios, através de atividades coletivas, visando à sensibilização e instrumentalização no que se refere à política nacional de auditoria; • Retomar a discussão para a integração com o componente estadual e otimização dos processos de trabalho; • - Atender as demandas externas, estabelecendo critérios de prioridades e análise de ações antecedentes evitando retrabalho;

  4. CONTRIBUIÇÃO PARA O FORTALECIMENTO: SNA - Continuidade das ações de cooperação técnica para o fortalecimento dos SNA municipais: visitas de cooperação técnica, oficinas, seminários e participação na elaboração e execução dos cursos de auditoria ministrados pela Escola de Saúde Pública; - Acompanhamento das ações executadas anteriormente.

  5. CONSELHOS DE SAÚDE: -Potencializar a comunicação e a articulação entre o SEAUD e os Conselhos de Saúde, com fóruns integrados e a instrumentalização de conselheiros para a compreensão da política nacional de auditoria.

  6. SEAUD/PB Foi Sugerida a Inspeção, como ferramenta mais adequada para o exercício das atividades do exercício 2009, em virtude de sua abrangência, da experiência exitosa em 2006, dos resultados obtidos e da disponibilidade reduzida da nossa força de trabalho. Diante da nossa realidade, foram elencadas as sugestões: utilizar modelos de roteiros já existentes, com a inclusão de outros, para contemplar a implantação e monitoramento dos Pactos pela Saúde, o Mais Saúde e ainda, o já existente roteiro para analisar o cumprimento da EC/29/00; Utilizar os componentes do SNA estadual e municipal como integrantes das atividades a serem programadas; Os municípios objeto das inspeções deverão ser prioritariamente aqueles: os que já existem demandas externas remanescentes; Que foram auditados pelo DENASUS e possuem recomendações;

  7. CONTRIBUIÇÃO PARA O FORTALECIMENTO: SNA Estruturação da carreira nos componentes federal, estadual e municipal; Promoção de concurso público para a carreira; Apoio jurídico para acompanhar nas audiências perante a justiça; Reabertura de processo seletivo interno para recompor o quadro; Divulgação do SNA. CONSELHOS DE SAÚDE – Controle Social Verificar a possibilidade de formalizar um canal de comunicação entre o SNA e os Conselhos de Saúde; Da mesma forma que é feita a comunicação com o Secretário de Saúde, avisar antecipadamente ao Conselho de Saúde da ocorrência de atividades de auditoria a ser realizada no município; Estender ao Conselho de Saúde Avisar antecipadamente aos conselhos competentes quando da ocorrência da auditoria.

  8. SEAUD/RN Foi sugerido a realização de inspeções utilizando modelos de roteiros já existentes, com a inclusão de outros, para contemplar a implantação e monitoramento dos Pactos pela Saúde, o Mais Saúde e ainda, o já existente roteiro para analisar o cumprimento da EC/29/00; Utilizar os componentes do SNA Estadual e Municipais como integrantes das atividades a serem programadas;

  9. CONTRIBUIÇÃO PARA O FORTALECIMENTO: SNA 1 – Estruturação da carreira nos componentes federal, estadual e municipal; 2 – Promoção de concurso público para a carreira; 3 – Apoio jurídico para acompanhar nas audiências perante a justiça; 4 – Reabertura de processo seletivo interno para recompor o quadro; 5 – Divulgação do SNA. CONSELHOS DE SAÚDE Verificar a possibilidade de constar no CNES a composição dos Conselhos; Verificar a possibilidade de formalizar um canal de comunicação entre o SNA e os Conselhos; Avisar antecipadamente aos conselhos competentes quando da ocorrência da auditoria.

  10. SEAUD/MARANHÃO Realizar Auditoria de Gestão e atender as demandas já programadas Fortalecimento do SNA - Estruturação da Carreira - Auditorias compartilhadas com os componentes Estadual e Municipal do SNA; - Promoção de concurso público para a carreira; - Reabertura de processo seletivo interno para recompor o quadro; - Divulgação do SNA. Fortalecimento dos Conselhos Melhoria dos canais de comunicação entre os Conselhos de Saúde e o SEAUD.

More Related