130 likes | 229 Views
Ensino Fundamental. Mariléa Santos de Souza Rede MV1. INTRODUÇÃO. É fundamental que o aprendiz perceba, que Ciências não é memorização nem mágica, mas uma forma disciplinada de conduzir o conhecimento humano.
E N D
Ensino Fundamental Mariléa Santos de Souza Rede MV1
INTRODUÇÃO • É fundamental que o aprendiz perceba, que Ciências não é memorização nem mágica, mas uma forma disciplinada de conduzir o conhecimento humano. A articulação das Ciências abre uma possibilidade maior de participação para os alunos nas aulas, como em atividades extra-classe e principalmente nas tarefas docotidiano.
É fundamental que em um processo de Ensino o professor seja sensível às concepções e interpretações dos aprendizes e que as valorize. A contextualização em Ensino de Ciências proporciona condições para que o estudante seja capaz de identificar problemas, elaborar hipóteses explicando-os, planejar e executar ações para investigá-los, analisar e interpretar os dados propondo soluções.
OBJETIVOS Sensibilizar o(a) educador(a) fazer reflexões se conscientizando que a dialógica entre o(a) professor(a) e o(a) aluno(a) é fundamental, pois envolve a construção de novos significados, abordando mais de um ponto de vista, mais de um horizonte conceitual, mais de uma única “fala”, abordando todo discurso de autoridade.
Um outro objetivo é mostrar que o Ensino das Ciências: Biologia, Física e Química, não podem caminhar fragmentadamente, pois deve ser articulado, relacionando-os com o cotidiano de cada um de nós.
METODOLOGIA A Física é considerada a mais fundamental e abrangente das Ciências, pois exerceu um profundo efeito em todo o desenvolvimento científico, permitindo influenciar principalmente a Biologia e a Química. A Relação das Ciências
As Ciências Interagindo no Cotidiano dos(as) nossos(as) Alunos(as): Foram realizadas oficinas na própria sala de aula, com o objetivo de desenvolver atividades do dia-a-dia do(a) aluno(a) para demonstrar que as Ciências estão interligadas.
SEGUNDO BACHELARD O homem solta a sua imaginação. E, imaginar é a atividade maior do ser humano. Deixa-se ir para onde se quer; não há limites, não há nada que o impeça de sonhar, de ser mais do que realmente é. O irreal domina.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Gráfico 1
CONCLUSÃO Os(as) alunos(as) não contam exclusivamente com o contexto escolar para a construção de conhecimento sobre Ciências, considerados escolares. A mídia, a família, a igreja, os amigos, são também fontes de influência educativa que incidem sobre o processo de construção de significado desses conteúdos.
Essas influências sociais normal-mente se somam ao processo de aprendizagem escolar, contribuindo para consolidá-lo, por isso, é importante que a Escola considere-as e as integre ao trabalho.
“Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar.” Thiago de Mello marilea.souza@oi.com.br