1 / 13

Ensino Fundamental

Ensino Fundamental. Mariléa Santos de Souza Rede MV1. INTRODUÇÃO. É fundamental que o aprendiz perceba, que Ciências não é memorização nem mágica, mas uma forma disciplinada de conduzir o conhecimento humano.

Download Presentation

Ensino Fundamental

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ensino Fundamental Mariléa Santos de Souza Rede MV1

  2. INTRODUÇÃO • É fundamental que o aprendiz perceba, que Ciências não é memorização nem mágica, mas uma forma disciplinada de conduzir o conhecimento humano. A articulação das Ciências abre uma possibilidade maior de participação para os alunos nas aulas, como em atividades extra-classe e principalmente nas tarefas docotidiano.

  3. É fundamental que em um processo de Ensino o professor seja sensível às concepções e interpretações dos aprendizes e que as valorize. A contextualização em Ensino de Ciências proporciona condições para que o estudante seja capaz de identificar problemas, elaborar hipóteses explicando-os, planejar e executar ações para investigá-los, analisar e interpretar os dados propondo soluções.

  4. OBJETIVOS Sensibilizar o(a) educador(a) fazer reflexões se conscientizando que a dialógica entre o(a) professor(a) e o(a) aluno(a) é fundamental, pois envolve a construção de novos significados, abordando mais de um ponto de vista, mais de um horizonte conceitual, mais de uma única “fala”, abordando todo discurso de autoridade.

  5. Um outro objetivo é mostrar que o Ensino das Ciências: Biologia, Física e Química, não podem caminhar fragmentadamente, pois deve ser articulado, relacionando-os com o cotidiano de cada um de nós.

  6. METODOLOGIA A Física é considerada a mais fundamental e abrangente das Ciências, pois exerceu um profundo efeito em todo o desenvolvimento científico, permitindo influenciar principalmente a Biologia e a Química. A Relação das Ciências

  7. As Ciências Interagindo no Cotidiano dos(as) nossos(as) Alunos(as): Foram realizadas oficinas na própria sala de aula, com o objetivo de desenvolver atividades do dia-a-dia do(a) aluno(a) para demonstrar que as Ciências estão interligadas.

  8. SEGUNDO BACHELARD O homem solta a sua imaginação. E, imaginar é a atividade maior do ser humano. Deixa-se ir para onde se quer; não há limites, não há nada que o impeça de sonhar, de ser mais do que realmente é. O irreal domina.

  9. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Gráfico 1

  10. Gráfico 2

  11. CONCLUSÃO Os(as) alunos(as) não contam exclusivamente com o contexto escolar para a construção de conhecimento sobre Ciências, considerados escolares. A mídia, a família, a igreja, os amigos, são também fontes de influência educativa que incidem sobre o processo de construção de significado desses conteúdos.

  12. Essas influências sociais normal-mente se somam ao processo de aprendizagem escolar, contribuindo para consolidá-lo, por isso, é importante que a Escola considere-as e as integre ao trabalho.

  13. “Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar.” Thiago de Mello marilea.souza@oi.com.br

More Related