1 / 23

LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA. PNLD 2012. PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO. Uma escola que também aprende. A capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola. “COMUNIDADE APRENDENTE” O currículo com espaço de cultura.

jasmine
Download Presentation

LÍNGUA PORTUGUESA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LÍNGUA PORTUGUESA PNLD 2012

  2. PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO Uma escola que também aprende. A capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola. “COMUNIDADE APRENDENTE” O currículo com espaço de cultura. Expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino. “Quando o projeto pedagógico da escola tem entre suas prioridades essa cidadania cultural, o currículo é a referência para ampliar localizar e contextualizar os conhecimentos que a humanidade acumulou ao longo do tempo.”

  3. Prioridade para a competência da leitura e da escrita. Base:o desenvolvimento do pensamento antecipatório, combinatório e probabilístico que permite estabelecer hipótese. Competência de leitura e escrita para a aprendizagem dos conteúdos curriculares de todas as áreas e disciplinas, a responsabilidade por sua aprendizagem e avaliação cabe a todos os professores. Tal radicalismo na centralidade da competência leitora e escritora leva colocá-la como objetivo de todas as séries e todas as disciplinas.

  4. Articulação com o mundo do trabalho. Compreensão do significado das ciências, das letras e das artes: “Todos devem passar pela alfabetização científica, humanista, linguística, artística e técnica, para que sua cidadania, além de ser um direito, tenha qualidade.” (concepção sociointeracionista) • Relação entre teoria e prática em cada disciplina do currículo. • As relações entre educação e tecnologia. • A prioridade para o contexto do trabalho.

  5. Organização dos conteúdos básicos para o Ensino Médio. Os conteúdos disciplinares foram organizados em quatro grandes campos de estudo: • Linguagem e sociedade: o objetivo central é a análise externa da língua e da literatura – na dimensão social o foco sempre será o indivíduo. • Leitura e expressão escrita: objetivo é o estudo das característica dos gêneros textuais. • Funcionamento da língua: análise interna da língua e da literatura. • Produção e compreensão oral: estudo de aspectos relacionados à produção oral.

  6. “Os diferentes campos de estudo devem ser trabalhados, quase sempre, interligados, com vistas a aprofundar o eixo organizador do bimestre.”

  7. Sobre a metodologia de ensino-aprendizagem dos conteúdos básicos: Aspectos centrais da metodologia desenvolvida na área de Língua Portuguesa do Ensino Médio: • Conhecimento Reflexivo: conteúdo lingüístico – literário – cotidiano cultural = o objetivo é que esse conteúdo se torne objeto constante de reflexão. • A não divisão do estudo da língua portuguesa: (Literatura, Gramática e Redação). O estudo literário, na escola, abre-se ao diálogo com outras disciplinas. O estudo da língua Portuguesa sempre parte de um determinado contexto sociocultural. (ex. um gênero textual)

  8. O processo de escrita: escrever é uma prática social e assim deve ser sempre considerada (escrever para..., escrever por quê?, Quando, Para quem...). • Conhecimento compartimentado em Gramática, Literatura e Redação não promove desenvolvimento da produção lingüística e textual.

  9. Escolhendo um livro didático de Língua Portuguesa Que livro didático de português (LDP) devo adotar para o ensino médio (EM), em minha escola?

  10. Princípios e objetivos gerais para a disciplina de L.P. no E.M. • Aprofundar o processo de apropriação de capacidade de leitura e escrita. • Mudar as práticas de letramento:resultado da ação de ensinar a ler e escrever.

  11. Preocupações centrais • o processo de apropriação da linguagem escrita (em compreensão e produção) pelo aluno, assim como das formas públicas da linguagem oral — o mais complexo e variado possível;

  12. Preocupações Centrais b) o desenvolvimento da proficiência na norma-padrão, especialmente em sua modalidade escrita, mas também nas situações orais públicas em que seu uso é socialmente requerido.

  13. c) a prática de análise e reflexão sobre a língua, na medida em que se fizer necessária ao desenvolvimento da proficiência oral e escrita, em compreensão e produção de textos.

  14. Isso significa que as atividades de leitura, produção de texto e exercício da oralidade, em situações reais de uso, devem ser, também neste grau, prioritárias no ensino-aprendizagem da área. Por decorrência, devem estar adequadamente refletidas nas propostas curriculares, que devem atribuir a esses conteúdos a necessária relevância, inclusive no que diz respeito à distribuição da carga horária e ao trabalho em sala de aula.

  15. Trabalho com o textotipo de abordagem textos da tradição literária brasileira e de Língua Portuguesa = formação do leitor de literatura; Intensa e sistemática dos gêneros em circulação (técnico – científica, a política, a do jornalismo de opinião, textos opinativos, argumentativos, expositivos e injuntivos). Ex. de gêneros: manual de eletroeletrônica, receitas, bula, regras de jogo , notícia, poema, crônica, fábula, folheto, fôlder, conto, romance,artigo de opinião, anúncio publicitário, entrevista,reportagem, HQ, Resenha crítica, etc.

  16. Ensino da norma-padrão Abordar os fatores socioculturais e políticos. Considerar a língua padrão no contexto da variação linguística, sem censurar as demais variedades;

  17. Língua é o conjunto de sinais e expressões usadas por um povo, munido de regras próprias (sua gramática).(inglesa, portuguesa, japonesa) Linguagem sistema de signos que serve para comunicação. Função da linguagem: emotiva, informativa, apelativa, poética, etc

  18. Reflexão sobre a língua e a linguagem. Espera-se que o ensino de língua portuguesa, nesse nível, seja capaz de: Considerar as relações entre a linguagem verbal e não verbal; Sistematizar o uso da língua e da linguagem para o desenvolvimento da proficiência oral; Privilegiar abordagens discursivo –enunciativas da língua, não se atendo, ao nível da frase.

  19. Na hora da análise • Verificar: • Pontos fortes; • Pontos fracos; • Destaque; • Programação de ensino (bimestre, semestre, ao longo do ano letivo, por mês, trimestre, flexível, etc.); • Manual do professor.

  20. Nome das coleções. • Língua portuguesa – Linguagem e interação- Editora ática- Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. • Linguagem em movimento - Editora FTD Carlos Cortez Minchillo, Izeti Fragata Torralvo • Novas Palavras ´Nova Edição - Editora FTD Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antônio • Português – Contexto, Interlocução e Sentido- Editora Moderna Marcela Pontara, Maria Bernadete M. Abaurre

  21. Português- Literatura, Gramática, Produção de Texto. Editora Moderna Douglas Tufano, Leila Lauar Sarmento • Português Linguagens - Editora Saraiva Thereza Cochar Magalhães, William Roberta Cereja. • Projeto Eco – Língua Portuguesa – Editora Positivo Roberta Hernandes Alves, Vima Lima de Rossi Martin. • Ser Protagonista Português – Editora SM Ricardo Gonçalves • Tantas Linguagens – Língua Portuguesa: Literatura,

  22. Tantas Linguagens – Língua Portuguesa: Literatura, Produção de Textos e Gramática em uso – Editora Scipione Maria Inês Batista Campos, NíviaAssumpação • Viva Português – Editora Elizabeth Campos,Paula Marques Cardoso, Silvia Letícia de Andrade; • PORTUGUÊS: LÍNGUA E CULTURA- Base Editorial Carlos Alberto Faraco.

  23. Acreditar é querer, e lutar e correr, sem se cansar ou sofrer, Acreditar é esperar e não desanimar, é cair sem se machucar. Acreditar é levantar e seguir em frente, é sonhar com o futuro e dizer “sim” para o presente. Acreditar é sorrir, É espalhar E dividir. Nós acreditamos.

More Related