230 likes | 956 Views
LÍNGUA PORTUGUESA. PNLD 2012. PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO. Uma escola que também aprende. A capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola. “COMUNIDADE APRENDENTE” O currículo com espaço de cultura.
E N D
LÍNGUA PORTUGUESA PNLD 2012
PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO Uma escola que também aprende. A capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola. “COMUNIDADE APRENDENTE” O currículo com espaço de cultura. Expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino. “Quando o projeto pedagógico da escola tem entre suas prioridades essa cidadania cultural, o currículo é a referência para ampliar localizar e contextualizar os conhecimentos que a humanidade acumulou ao longo do tempo.”
Prioridade para a competência da leitura e da escrita. Base:o desenvolvimento do pensamento antecipatório, combinatório e probabilístico que permite estabelecer hipótese. Competência de leitura e escrita para a aprendizagem dos conteúdos curriculares de todas as áreas e disciplinas, a responsabilidade por sua aprendizagem e avaliação cabe a todos os professores. Tal radicalismo na centralidade da competência leitora e escritora leva colocá-la como objetivo de todas as séries e todas as disciplinas.
Articulação com o mundo do trabalho. Compreensão do significado das ciências, das letras e das artes: “Todos devem passar pela alfabetização científica, humanista, linguística, artística e técnica, para que sua cidadania, além de ser um direito, tenha qualidade.” (concepção sociointeracionista) • Relação entre teoria e prática em cada disciplina do currículo. • As relações entre educação e tecnologia. • A prioridade para o contexto do trabalho.
Organização dos conteúdos básicos para o Ensino Médio. Os conteúdos disciplinares foram organizados em quatro grandes campos de estudo: • Linguagem e sociedade: o objetivo central é a análise externa da língua e da literatura – na dimensão social o foco sempre será o indivíduo. • Leitura e expressão escrita: objetivo é o estudo das característica dos gêneros textuais. • Funcionamento da língua: análise interna da língua e da literatura. • Produção e compreensão oral: estudo de aspectos relacionados à produção oral.
“Os diferentes campos de estudo devem ser trabalhados, quase sempre, interligados, com vistas a aprofundar o eixo organizador do bimestre.”
Sobre a metodologia de ensino-aprendizagem dos conteúdos básicos: Aspectos centrais da metodologia desenvolvida na área de Língua Portuguesa do Ensino Médio: • Conhecimento Reflexivo: conteúdo lingüístico – literário – cotidiano cultural = o objetivo é que esse conteúdo se torne objeto constante de reflexão. • A não divisão do estudo da língua portuguesa: (Literatura, Gramática e Redação). O estudo literário, na escola, abre-se ao diálogo com outras disciplinas. O estudo da língua Portuguesa sempre parte de um determinado contexto sociocultural. (ex. um gênero textual)
O processo de escrita: escrever é uma prática social e assim deve ser sempre considerada (escrever para..., escrever por quê?, Quando, Para quem...). • Conhecimento compartimentado em Gramática, Literatura e Redação não promove desenvolvimento da produção lingüística e textual.
Escolhendo um livro didático de Língua Portuguesa Que livro didático de português (LDP) devo adotar para o ensino médio (EM), em minha escola?
Princípios e objetivos gerais para a disciplina de L.P. no E.M. • Aprofundar o processo de apropriação de capacidade de leitura e escrita. • Mudar as práticas de letramento:resultado da ação de ensinar a ler e escrever.
Preocupações centrais • o processo de apropriação da linguagem escrita (em compreensão e produção) pelo aluno, assim como das formas públicas da linguagem oral — o mais complexo e variado possível;
Preocupações Centrais b) o desenvolvimento da proficiência na norma-padrão, especialmente em sua modalidade escrita, mas também nas situações orais públicas em que seu uso é socialmente requerido.
c) a prática de análise e reflexão sobre a língua, na medida em que se fizer necessária ao desenvolvimento da proficiência oral e escrita, em compreensão e produção de textos.
Isso significa que as atividades de leitura, produção de texto e exercício da oralidade, em situações reais de uso, devem ser, também neste grau, prioritárias no ensino-aprendizagem da área. Por decorrência, devem estar adequadamente refletidas nas propostas curriculares, que devem atribuir a esses conteúdos a necessária relevância, inclusive no que diz respeito à distribuição da carga horária e ao trabalho em sala de aula.
Trabalho com o textotipo de abordagem textos da tradição literária brasileira e de Língua Portuguesa = formação do leitor de literatura; Intensa e sistemática dos gêneros em circulação (técnico – científica, a política, a do jornalismo de opinião, textos opinativos, argumentativos, expositivos e injuntivos). Ex. de gêneros: manual de eletroeletrônica, receitas, bula, regras de jogo , notícia, poema, crônica, fábula, folheto, fôlder, conto, romance,artigo de opinião, anúncio publicitário, entrevista,reportagem, HQ, Resenha crítica, etc.
Ensino da norma-padrão Abordar os fatores socioculturais e políticos. Considerar a língua padrão no contexto da variação linguística, sem censurar as demais variedades;
Língua é o conjunto de sinais e expressões usadas por um povo, munido de regras próprias (sua gramática).(inglesa, portuguesa, japonesa) Linguagem sistema de signos que serve para comunicação. Função da linguagem: emotiva, informativa, apelativa, poética, etc
Reflexão sobre a língua e a linguagem. Espera-se que o ensino de língua portuguesa, nesse nível, seja capaz de: Considerar as relações entre a linguagem verbal e não verbal; Sistematizar o uso da língua e da linguagem para o desenvolvimento da proficiência oral; Privilegiar abordagens discursivo –enunciativas da língua, não se atendo, ao nível da frase.
Na hora da análise • Verificar: • Pontos fortes; • Pontos fracos; • Destaque; • Programação de ensino (bimestre, semestre, ao longo do ano letivo, por mês, trimestre, flexível, etc.); • Manual do professor.
Nome das coleções. • Língua portuguesa – Linguagem e interação- Editora ática- Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. • Linguagem em movimento - Editora FTD Carlos Cortez Minchillo, Izeti Fragata Torralvo • Novas Palavras ´Nova Edição - Editora FTD Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antônio • Português – Contexto, Interlocução e Sentido- Editora Moderna Marcela Pontara, Maria Bernadete M. Abaurre
Português- Literatura, Gramática, Produção de Texto. Editora Moderna Douglas Tufano, Leila Lauar Sarmento • Português Linguagens - Editora Saraiva Thereza Cochar Magalhães, William Roberta Cereja. • Projeto Eco – Língua Portuguesa – Editora Positivo Roberta Hernandes Alves, Vima Lima de Rossi Martin. • Ser Protagonista Português – Editora SM Ricardo Gonçalves • Tantas Linguagens – Língua Portuguesa: Literatura,
Tantas Linguagens – Língua Portuguesa: Literatura, Produção de Textos e Gramática em uso – Editora Scipione Maria Inês Batista Campos, NíviaAssumpação • Viva Português – Editora Elizabeth Campos,Paula Marques Cardoso, Silvia Letícia de Andrade; • PORTUGUÊS: LÍNGUA E CULTURA- Base Editorial Carlos Alberto Faraco.
Acreditar é querer, e lutar e correr, sem se cansar ou sofrer, Acreditar é esperar e não desanimar, é cair sem se machucar. Acreditar é levantar e seguir em frente, é sonhar com o futuro e dizer “sim” para o presente. Acreditar é sorrir, É espalhar E dividir. Nós acreditamos.