280 likes | 849 Views
Substâncias e misturas. puras. Substâncias : conjunto de moléculas quimicamente iguais. Átomo : representados por símbolos. Ex: H , S, O. Moléculas : formadas por átomos. Ex: H 2 O; O 2; H 2 SO 4. Simples : formadas por um único elemento químico. Ex.: O 2 , N 2 , O 3 .
E N D
puras Substâncias: conjunto de moléculas quimicamente iguais Átomo: representados por símbolos. Ex: H , S, O Moléculas: formadas por átomos. Ex: H2O; O2; H2SO4 Simples: formadas por um único elemento químico. Ex.: O2 , N2 , O3 . Compostas: formadas por mais de um elemento químico. Ex.: H2O , H2SO4 . Misturas:conjunto de substâncias diferentes. Ex.: água mineral, água potável, ar atmosférico.
Vaporização: Evaporação ou ebulição Estados Físicos e mudanças de estado
Substâncias Puras e Misturas: • Diferenciamos uma mistura de uma substância pura normalmente através de suas constantes físicas, tais como: ponto de ebulição (PE), ponto de fusão (PF), densidade (d)e solubilidade (solub).As substâncias puras mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, diferentemente das misturas. Exemplo: • Água pura: - PE = 100ºC; PF = 0ºC; d = 1g/cm3. • Água e sal de cozinha (NaCl): não apresentam constantes. • Álcool Puro: PE = 78,5ºC; PF = -177ºC; d = 0,79g/cm3. • Álcool e Água: não apresentam constantes.
Quando aquecemos uma substância pura, podemos perceber um fato importante: a temperatura se manterá constante durante qualquer mudança de estado físico. Assim, a ebulição da água pura, ao nível do mar, sempre ocorrerá a 100oC, e essa temperatura se manterá constante durante o processo, não importando a massa de água Substância Pura
Diagrama simplificado de aquecimento de uma solução. Por exemplo: solução aquosa de NaCl. A Fusão e a Ebulição não são constantes; a fusão ocorre abaixo do ponto normal e a ebulição ocorre acima do ponto normal e não permanecem constantes. P.E. P.F.
Sistemas Homogêneos e Heterogêneos. Os cientistas costumam dizer que sistemas homogêneos são constituídos por uma única fase, enquanto os heterogêneos apresentam várias fases. Fase: é um sistema com as mesmas propriedades físico-químicas em todos os seus pontos.
Separação de misturas Prof.: Gerson Análise Imediata
Mistura Heterogênea 1) Líquido sólido: usamos a FILTRAÇÃO SIMPLES. Ex.: água e areia; água e limalha de ferro (ferro em pó), etc Poderíamos usar como método alternativo a SIFONAÇÃO
Mistura heterogênea líquido/líquido Melhor método: DECANTAÇÃO usando um funil de decantação, funil de separação ou funil de bromo.
Mistura Heterogênea sólido/sólido: Areia no filtro água 1ºExemplo: Sal e areia Evaporação Sal Filtração sal + água (filtrado) 2º Exemplo: Separação magnética Enxofre e limalha de ferro
Mistura Homogênea sólido/Líquido Ex.: água e sal; água e açúcar. Melhor técnica: DESTILAÇÃO SIMPLES. A destilação trabalha com os pontos de ebulição. A ordem de obtenção das substâncias segue a ordem do menor para o maior ponto de ebulição. Nesse caso o termômetro é dispensável, pois o ponto de ebulição da água (100°C) é muito distante do sal de cozinha(P.E.=1465°C)
Mistura Homogênea líquido/líquido Ex.: água e álcool; água e acetona, etc. Melhor técnica: DESTILAÇÃO FRACIONADA. Nessa destilação é necessário o termômetro pois as substâncias apresentam pontos de ebulição muito próximos.
As frações do petróleo são obtidas por uma destilação fracionada em uma coluna de fracionamento.